• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV – APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS

4.2 DIMENSÃO 2: DOCÊNCIA EM ARTE

4.2.2 Categoria: Cotidiano Curricular

4.2.2.1 Subcategoria: Papel do coordenador

Esta é uma das Subcategorias: Papel do Coordenador. Cabe ao coordenador pedagógico, além da contribuição para o exercício docente, ser aquele que promove a integração, para que a gestão escolar seja uma realidade democrática, orientando alunos, pais e professores na lida do cotidiano curricular.

É dele o papel do articulador que colabora para que a transformação aconteça, programando ações que viabilizem o alcance dos objetivos, prestando atenção no outro para participar dos saberes e das dificuldades que esse outro enfrenta na sua atividade, favorecendo a criação de subsídios para o sucesso da atuação coletiva (ALMEIDA, 2003).

A Prof 1 da escola Pb 1, ao ser questionada sobre haver coordenador na área de Arte respondeu afirmativamente. Assim o fez, também, a Prof 2 da mesma escola, confirmando que a escola Pb 1 conta com coordenador específico para auxiliar a docência em Arte. A mesma pergunta feita à Prof 3 da escola Pb 1 recebeu como resposta um lacônico “Sim”.

Na visão do Prof 1 da Pb 2, a escola não tem coordenador específico para auxiliar a docência em Arte, mas conta principalmente com o apoio do diretor:

[...] o diretor proporciona os recursos. É interessado! Foi classificado um dos melhores gestores do DF. Ganhou um prêmio de intercâmbio nos E.U.A.

Ver foto a seguir:

Ilustração 14:Placa de premiação

No que se refere às escolas particulares, a Prof 1 da escola Pr 1 respondeu:

Não tem coordenador específico de área, mas a coordenadora apóia muito. O apoio do coordenador é fundamental. Muitas vezes não sabemos se estamos fazendo correto ou não e o apoio da gestão é importante.

A Prof 1 da escola Pr 2 respondeu:

[...] tem [...] é uma excelente coordenadora, tem uma ligação muito próxima [...] é professora e é coordenadora da área. Então assim, orienta, ela orienta muito! Como ela já tá aqui [há] onze, acho que é 11 ou 12 anos, ela já ta há muito tempo, então ela conhece o sistema da escola, dos próprios alunos, da família que é bastante participativa então, ela orienta quanto a determinados textos, determinadas expressões que são utilizadas [...].

Em relação à esta pergunta os professores das escolas Waldorf, respondeu acrescentando que os professores também atuam como coordenadores. O Prof 1 da Wf 1, respondeu:

[...] um grupo de área. [...] as Línguas, as de Ciências, as de Teatro, de Movimento, de Música, etc. Todas elas então trabalham [...] reúnem semanalmente: [...] Vamos fazer um estudo? O que, que estamos precisando? [...] Então, nós criamos [...] a contribuição de um grau. Então, a área de Artes atende o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Então, nós devemos explicações a eles. E esse Ensino Médio tem uma coordenação por sua parte, e essa coordenação, tem um coordenador que é a cabeça, que é o centro [detém] as informações. E essas coordenações dos graus do Ensino Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio [...] colaboram com um grande núcleo, chama-se núcleo de direção. [...] Esse núcleo de direção é a direção da escola. [...] tem parceiros do lado financeiro, que é a Associação Mantenedora e do lado dos pais, que é o Conselho do/e Pais. Mas todos eles participam dos outros movimentos. Então, a escola é uma comunidade administrada por todos, e se tem o anseio de que com isto, a gente não vem aqui só dar aula, que a gente forma parte da construção, da administração, e da consciência de um ser escola, né? Não é fácil. Porque então, todos somos caciques e índios, ao mesmo tempo. [...] Se estamos passando por uma dificuldade financeira, também é problema meu, não é só do chefe; e se estamos passando por um problema com os pais, eu também sou co-responsável disso; e se estamos nos administrando conflitivamente, nós vamos ter que questionar a nós mesmos: Qual é a minha? Como contribuirei? Que idéias levarei para o todo? Para poder fazer com que isso que nos preocupa, seja resolvido de outro modo melhor (Prof1 da Wf 1).

Quanto a Prof 1 da escola Wf 2, a resposta foi que existem tutores: “Não tem. Cada professor novo tem um tutor para orientar.” Acrescentando posteriormente à entrevista que sua tutora é a Prof 2. No entanto, a pergunta não se restringia à referência aos novos professores e, sim, à totalidade dele.

A Prof 2 da escola Wf 2 afirmou: “Nós somos os coordenadores.”

E a resposta foi reiterada pela Prof 3 da mesma escola: Não, nós mesmas coordenamos a área.”

Portanto, a Pedagogia Waldorf, conforme citado anteriormente, alguns professores assumem também a função de coordenador. Na Wf1, são escolhidos professores de cada matéria, e de nível de ensino para compor o núcleo de

coordenações. Em relação à Wf2, os professores formam um núcleo de coordenação pedagógica e os professores novatos recebem a orientação de professores antigos à quem chamam de tutores.

4.2.2.2 – Subcategoria: Promoção de eventos

A exemplo do que se perguntou a cada um dos coordenadores das seis escolas pesquisadas, foi feita a pergunta aos professores e, neste subitem é dado a conhecer o depoimento de cada um deles.

A escola pública Pb 2, de acordo com o Prof 1, encena apresentações teatrais de seu premiado grupo de teatro e promove o Recital da Paz. O professor acrescentou que os alunos ouvem música durante o ingresso deles às aulas e que ainda contam com um Coral e com um grupo de flauta e de outros instrumentos.

A resposta do Prof 1 da escola Pb 1 foi que a escola promove Oficina de Vivência Musical. E, com essa promoção, dá aos alunos a oportunidade de conhecerem a música em todos os seus aspectos. A escola incentivou e deu apoio material para que alunos participassem de dois Festivais: o Festival do SESC, em que ficaram entre os 12 finalistas e gravaram CD; e o Festival do COEP, com a conquista do 1º lugar.

A Prof 2 da escola Pb 1 destacou que a escola promove Musical; Festival; e que os alunos já gravaram dois Cd‟s.

Sobre a mesma escola, a Prof 3 respondeu: “Oficina de flauta, de teclado, de violão.” Ou seja, referiu-se aos instrumentos que utiliza com os alunos em suas aulas, em vez de explicitar eventos que a escola promove.

Na escola particular, a Prof 1 da Pr 1 respondeu que promovem Exposição. Sem especificar dados quanto ao tipo de expressão que desenvolvem e expõem, nem quanto à periodicidade e abrangência dessa Exposição.

[...] eu acabei de chegar, [...] não sei, eventos artísticos no momento eu não tô ligada. Aqui como é uma escola religiosa tem a Campanha da Fraternidade aí eu tô desenvolvendo um trabalho com os meninos que o tema é a campanha da Fraternidade. Entende? Então eu me insiro nesse sentido, [...] os meninos falam muito de um evento que ocorre de dois em dois anos aqui no [...] chamado BIAMAR que é uma bienal [...] todos os professores se envolvem ao projeto interdisciplinar, multidisciplinar na verdade. Há um movimento, e os meninos ao longo de todo uma ano eles elaboram várias apresentações artísticas. Então, é mais o que eu sei, não participei ainda de nenhum.

O Prof 1 da Wf 1, ao responder, explicou que, de modo geral, durante todo o ano letivo há eventos:

[...] a escola, na verdade, é um foco cultural então, nós fazemos pequenas coisas internas que chamamos de festa semestral. Então é a idéia que as classes se reúnam nos anos, as séries se reúnam e apresentem uns aos outros, o que de melhor eles conseguiram fazer. Então uma aula de línguas, dramatizada, eles vão apresentar para todos os outros alunos. Um poema, uma dança, um canto, uma orquestra, então, nós apresentamos mutuamente o que de bom fizemos. O Bazar Natalino, por exemplo, é outro evento onde se mostra tudo que se produziu o ano inteiro. Chega a uma extensão gigantesca, [...] para se conseguir fundos. Esses fundos [...] a gente usa isso para [...] palestras nossas, ajudar uma classe a fazer alguma coisa específica. [...] damos um destino social aos fundos que se arrecadam com as vendas das barracas de bazar ou da festa de São João. Aí fazemos uma festa em junho. [...] na verdade, a escola vive culturalmente, a escola é um foco cultural. Porque a gente cresce culturalmente.

A Prof 1 da Wf 2 respondeu que ocorrem festas semestrais, com apresentações de peças de teatro, de musicais, e de artes plásticas, com o destaque dado ao cenário e a objetos da peça que estiver sendo encenada. Promove-se, ainda, apresentações de Euritmia.

Sobre a mesma escola, a Prof 2 respondeu, laconicamente: Exposições. E a Prof 3, também da escola Wf 2 acrescentou: “Exposição permanente dos trabalhos dos alunos. Bazar pedagógico, uma vez por ano.”

Documentos relacionados