• Nenhum resultado encontrado

Escolha de uma teoria

No documento LIVRO SAE 2 COMPLETO PDF (páginas 56-61)

Para escolher uma teoria de enfermagem para fundamentar a sua prática, o enfermeiro precisa conhecer a realidade do setor em que trabalha, o perfil dos enfermeiros que trabalham nessa unid- ade, bem como a clientela atendida, uma vez que essa caracteriza- ção deverá estar em acordo com os conceitos da teoria selecionada. Por exemplo, um enfermeiro que atua em um Programa de Saúde da Família (PSF) deve sistematizar a assistência de enfermagem utilizando como marco conceitual uma teoria que conceitue pessoa como o indivíduo, a família e/ou a comunidade; que conceitue am- biente de modo que englobe a comunidade em que essa pessoa vive; que conceitue saúde de acordo com as diretrizes do Programa de Saúde da Família; e que conceitue o enfermeiro como um agente de promoção da saúde.

Sendo assim, espera-se que os enfermeiros estudem as teorias de enfermagem avaliando os conceitos estabelecidos por quem os desenvolveu e a congruência deles com seu cotidiano de trabalho.

Torna-se necessário, portanto, compreender se o conceito de pessoa é condizente com a clientela do serviço em questão, se o conceito que representa saúde para a teórica atenderá a demanda dos pacientes, se o ambiente em que atua o profissional enfermeiro é condizente com o ambiente exposto na teoria e se as característic- as e a filosofia da instituição em que a teoria será aplicada estão em harmonia com os pressupostos do modelo teórico.

Além disso, é fundamental saber se os enfermeiros que vão tra- balhar com a teoria selecionada estão dispostos e capacitados a realizar as atividades preconizadas por essa teoria.

Após fazer essas considerações, e diante da articulação dos con- ceitos de saúde, pessoa, ambiente e enfermagem, o profissional poderá selecionar a teoria de enfermagem que melhor fundamentará o seu processo de cuidar.

Cabe ressaltar, porém, que não basta selecionar uma teoria de enfermagem para fundamentar a implantação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE). É necessário que o enfermeiro estude a fundo a teoria selecionada e adote um comportamento condizente com o que é preconizado pelo arcabouço teórico que foi eleito como a fundamentação científica para a prestação da as- sistência de enfermagem.

Por

que

escolher

uma

teoria?

A teoria funciona como um alicerce estrutural para a im- plantação da SAE, uma vez que, para sistematizar a assistência de enfermagem, é necessário um marco conceitual que fundamente a organização que o serviço almeja alcançar. Segundo Ferreira (1975), sistematizar é tornar coerente com determinada linha de pensamento, e entre as linhas de pensamento que podem ser utiliz- adas na enfermagem propomos o uso das teorias de enfermagem, uma vez que foram escritas a partir de vivências da prática profis- sional, retratando as ações realizadas pelos enfermeiros e determin- ando como esses profissionais devem agir.

As vantagens e a propriedade de se estabelecer a SAE na prática são incontestáveis. A teoria auxilia nessa sistematização, pois facil- ita e direciona a organização das observações realizadas na prática e a condução das ações, visando ao alcance dos resultados esper- ados para os pacientes. Sem elas, a prática torna-se caótica e desin- tegradora (LEOPARDI, 1999.

Os estudos sobre SAE no Brasil só se destacaram no final dos anos 1980, quando o Decreto-lei 94406/87, que regulamenta o ex- ercício profissional da enfermagem no país, definiu como atividade privativa do enfermeiro, entre outras, a elaboração da prescrição de enfermagem (BRASIL, 1986).

Entretanto, Nóbrega e Silva (2009) questionam como o enfer- meiro realiza uma consulta sem seguir um método científico? Como prescrever sem antes coletar dados e diagnosticar problemas ou ne- cessidades específicas do paciente?

Para que possa prescrever os cuidados de enfermagem, o enfer- meiro precisa nortear suas ações pelos diagnósticos das necessid- ades de saúde, das condições de bem-estar e das condições que pos- sam vir a comprometer a vida do paciente: os chamados diagnósti- cos de enfermagem (DE). A coleta de dados que conduzirá a esses DE deverá ser direcionada por uma teoria de enfermagem. Caso contrário, a tendência é que o enfermeiro continue respaldando suas ações no modelo biomédico (ainda vigente), o qual direciona as ações para o tratamento da doença – âmbito do profissional médico.

O enfermeiro deve ter suas ações direcionadas para as deman- das biológicas, sociais, espirituais e psíquicas do ser humano, dia- gnosticando as necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família ou pela comunidade e cuidando para que tais necessidades sejam supridas e a independência deles seja restaurada.

Atualmente, a implantação das teorias de enfermagem na prát- ica tem sido uma constante, sobretudo após a divulgação da Resol- ução 272/2002 do COFEN, atualmente revogada pela Resolução 358/2009, que determina que a implantação da SAE seja uma in- cumbência privativa do enfermeiro e ressalta a importância e a obrigatoriedade da sua implantação. Tal fato provocou enorme in- teresse e a necessidade premente de conhecimento entre profission- ais e estudantes de enfermagem.

Na Resolução é apresentado o método científico que deve ser utilizado para a sistematização da assistência de enfermagem, de- nominado processo de enfermagem (PE).

O PE é um método que favorece a prestação do cuidado de modo organizado. Uma teoria de enfermagem é implementada na prática por meio desse método científico, que compreende etapas que devem ser previamente estabelecidas, tais como coleta de da- dos, diagnósticos, planejamento, implementação de cuidados de en- fermagem e avaliação dos resultados obtidos.

Questões para fixação do

conteúdo

1. Que motivos levaram os enfermeiros a se inquietarem com a necessidade de se desenvolver um corpo de conhecimento es- pecífico para a enfermagem?

2. Descreva a evolução histórica das teorias de enfermagem. 3. Qual foi a primeira enfermeira brasileira a abordar teoria de

enfermagem no campo profissional?

4. Qual o conceito apresentado por Afaf I. Meleis em 2007 para as teorias de enfermagem?

5. Quais são os componentes das teorias de enfermagem? 6. Quais são os conceitos definidos como metaparadigmas da en-

fermagem? Explique cada um deles.

7. Descreva uma estratégia que pode ser utilizada para a seleção de uma teoria de enfermagem para subsidiar a SAE.

O

Processo

de

No documento LIVRO SAE 2 COMPLETO PDF (páginas 56-61)