• Nenhum resultado encontrado

Escolhas Possíveis sobre Locus da Pesquisa

2 A AVENTURA METODOLÓGICA: O UNIVERSO DA PESQUISA, OS

2.2. Escolhas Possíveis sobre Locus da Pesquisa

Ressalto que os resultados decorrentes das análises desta investigação referem-se aos contextos sulinos brasileiros. Diferenças devem surgir se alguma investigação semelhante for feita em incubadoras localizadas em outras regiões do país (ou mesmo estrangeiras), notadamente, aquelas existentes no principal eixo empresarial brasileiro: São Paulo-Rio de Janeiro; ou, ainda, as localizadas no Nordeste e Norte do país. Inclusive, diferenças emergiriam decorrentes de transversalidades com eixos referentes a raça, etnia, classes e camadas sociais, religião, sexo e, ainda, em relação às especificidades institucionais e organizacionais, como profissão e função. Isto porque também quanto a gênero os “padrões culturais e estereótipos apresentam marcadas diferenças regionais dentro do Brasil. Em algumas regiões, as tradições são mais arraigadas que em outras e a

75 A informante Gina Paladino foi quem me recomendou ao diretor da incubadora. Ambos me

modificação das pautas culturais são mais lentas”76. Assim é que “algumas regiões brasileiras se mostram orientadas a produzir mudanças nesta situação de desigualdade, enquanto outras ainda nem iniciaram o debate sobre estas questões.” As atividades de pesquisa expressam, inclusive, essas desigualdades regionais. A região que mais produz conhecimento a partir de projetos de pesquisa, é a sudeste (cerca de 60%) e superior a 80% ao se classificar grupos com maior qualificação77. No país, São Paulo é o estado com o maior número de grupos de pesquisa.

A título de exemplo de diversidades, informo sobre diferenças encontradas na própria região dos loci objetos desta pesquisa. Trata-se da Midi-Tecnológico78, localizada

no bairro Trindade. Ela foi concebida e implantada pelo SEBRAE-SC, em agosto de 1998. Já graduou dezesseis empresas.79 Aí encontrei a seguinte situação: das quatorze empresas incubadas em sua atual fase, há 83 homens e 7 mulheres. Estas atuam nas áreas da Secretaria, Administração e Finanças, além de Design e Comércio Exterior. Chamo a atenção que, nessa incubadora, nenhuma mulher atuando na área Técnica em Computação ou Informática e nenhuma com o perfil de empreendedora (Diário de Campo, janeiro de 2005).

Um outro exemplo dessa diversidade, dessa vez, fora do Brasil, é a “INGENIO – Incubadora de Empresas LATU/ORT” localizada em Montevidéu, no Uruguai80. Sintetizando as informações colhidas em campo, a Ingenio foi criada em 2001 a partir de uma iniciativa conjunta do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU) e da Universidade ORT Uruguai, com apoio financeiro do Banco Interarmericano de Desenvolvimento (BID) e o programa InfoDev (Banco Mundial). Tem 580m2 com salas para reuniões e oficinas de administração, rede de informática e equipamentos de oficina.

76 Cátedra Regional Unesco. Mujer, Ciência y Tecnologia em América Latina. “Equidad de género

em âmbitos de ciencia y tecnología em América Latina. Artículo sobre Brasil. Fev 2004. Disponível em: <

www.flacso.org.br > Acesso em 2005.

77 CNPq. Plataforma Lattes. Indicadores de C&T. Censo 2002. Assessoria de Imprensa, 2002, p. 4. 78 Visita realizada em janeiro de 2005. As informações foram fornecidas pela Gerente da

incubadora, Jamile Sabatini Marques, a quem agradeço a gentil atenção e os dados a mim prestados.

79 Tem apoio administrativo-financeiro da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia

(ACATE), além de parcerias com Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Instituto Euvaldo Lodi (IEL-SC), Serviço Nacional da Indústria (SENAI-SC), SIESC, FINEP, Fundo para Ciência e Tecnologia (FUNCITEC), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

80 Visita realizada no final de novembro de 2005, quando estive no Uruguai para apresentar um

Está localizada em um parque tecnológico. Há na Ingenio, dez empresas na modalidade de “incubação física”81 e vinte na modalidade de “incubação remota”82. Na área administrativa, há 03 mulheres e 02 homens trabalhando. Na área técnica, há 15 mulheres e 85 homens trabalhando. Ainda, há diversos laboratórios, onde atuam 63 mulheres e 82 homens na área administrativa e 93 mulheres e 142 homens, na área Técnica83. No laboratório direcionado para tratamento do Couro só há homens trabalhando. A justificativa do responsável pelo local recaiu sobre a necessidade de se ter força física para cortar as solas e “as mulheres não dariam para este tipo de trabalho”. No Laboratório de Química, há um número maior de mulheres (Diário de Campo, dezembro de 2005). Enfim, diferenças, mas também semelhanças, quanto a loci de pesquisa seriam necessariamente assinaladas, decorrentes dos diversificados contextos socio-econômico-culturais específicos, temporal e historicamente situados.

Ressalto que, não obstante tenha noção dessas especificidades locais, regionais, nacionais e internacionais, e as respectivas conjunturas sócioculturais, econômicas e históricas, considero que este estudo ainda assim é representativo dos recentes contextos da tecnociência. Sei também que é desafiadora a caracterização de situações contemporâneas, visto que a história das composições que estão sendo feitas ainda está em curso. Mesmo assim, elementos, análises, reflexões e resultados vão se somando, tanto deste quanto de outros estudos que possam surgir, contribuindo para a construção de entendimentos dos cenários atuais.

Em síntese, o percurso metodológico foi composto e integrado por um conjunto de indivíduos, documentos, e diversos dados, nominados aqui como fontes de pesquisa, a exemplo de situações e fatos coletados durante a minha trajetória em busca de respostas para questionamentos iniciados mesmo antes de meu ingresso no curso de doutorado, em 2003. Tais questionamentos foram passíveis de (re)construções advindas de estudos e reflexões teóricas surgidas no transcorrer das disciplinas, de eventos – seminários e

81 Incubação física refere-se às empresas que desenvolvem seu projeto empresarial e que estejam

localizadas fisicamente nas instalações da incubadora.

82 Pelo conceito de incubação remota, as empresas têm seus escritórios fora das instalações da

Ingenio.

83 Dados enviados por e-mail (Fri, 25 Nov 2005 15:02:34 -0200), pelo dr. Gérman Martinez, Diretor

da incubadora, após minha visita aos locais mencionados. Agradeço ao dr. Martinez ter-me acompanhado pelo “tour” na incubadora e nos demais laboratórios da Ingenio e pelo envio de dados adicionais aos obtidos durante a entrevista.

congressos – e de discussões dentro e fora dos contextos acadêmicos, de forma também não sistemática e mesmo esporádica e inesperada.

Enfatizo que a interação social é uma constante no processo de construção do conhecimento, nesse eterno (de)vir de alteridades (inter)relacionadas ao objeto de estudo, algumas exercendo influência maior, como foi o caso de Paladino. Tornquist (2004, p. 34) diz que “(...) o conhecimento só se objetiva em pessoas de carne e osso: situadas em diferentes posições sociológicas estas devem ser convidadas da pesquisa e não incômodas hóspedes a serem escondidas constrangedoramente em um quarto sombrio.” O realinhamento de temática e de loci de pesquisa implicou em realinhamento também teórico, visto que percebi um descompasso entre o marco teórico excessivamente centrado em contextos tecnocientífico-acadêmicos. Já a pesquisa empírica estava a exigir, igualmente, uma revisão da literatura sobre instituições e empresas, voltadas especialmente ao empreendedorismo e à inovação, tanto um quanto a outra, simbolizados pelas incubadoras de empresas nascentes de base tecnológica e de parques tecnológicos.