• Nenhum resultado encontrado

Mapa 56: Norte de Minas: Plano Diretor de Saúde 2004

3. A CIDADE E A REGIÃO: Montes Claros e o Norte de Minas

3.3 O espaço do ensino superior

Em Minas Gerais, segundo dados de 2003, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), existiam 265 instituições de

ensino superior, sendo 15 federais, quatro estaduais e 242 privadas. Nessa data, estavam matriculados aproximadamente 371.752 alunos em cursos de graduação, sendo 84.502, em instituições públicas e 287.250, em privadas. A maior concentração de cursos ocorria na região metropolitana de Belo Horizonte.

No interior, Montes Claros constitui um pólo regional no que se refere ao ensino superior. Entretanto, esse setor possui uma expansão ainda recente. Ao fazer um diagnóstico da região Norte de Minas, em 1975, a Fundação João Pinheiro (1975, p. 205) concluiu que

[...] o ensino superior da região concentra-se em Montes Claros, centro polarizador de toda a área. Encontra-se ali em organização a Universidade do Norte de Minas, com as seguintes escolas a nível de Faculdade: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1964); Faculdade de Direito (1965); Faculdade de Medicina (1969) e a Faculdade de Economia (1972)39.

Transformada em Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), uma entidade privada, essa instituição ministrava, em 1982, os cursos de Filosofia, História, Pedagogia, Letras, Geografia, Ciências Sociais, Medicina, Direito, Economia, Ciências Contábeis e Administração. Na década de 1990, a FUNM foi transformada em Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que se organiza na forma de centros. Com o título “Moc é pólo universitário do sertão de MG”, o Jornal Hoje em Dia informava que

[...] seis estabelecimentos de ensino superior já têm Montes Claros como sede, sendo o mais importante deles a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com 40 cursos, seguido de perto pelo Núcleo de Ciências Agrárias da UFMG, com o curso de Agronomia. As duas instituições são públicas. (JORNAL HOJE EM DIA, 09/03/2004)

No ensino privado, a cidade sedia várias instituições de ensino superior. As Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) é uma das pioneiras entre as faculdades de ensino privado de Montes Claros, tendo iniciado suas atividades em 1998, com o curso de Comunicação Social – Jornalismo. No início dos anos 2000, outras instituições foram criadas na cidade e também na região. A tabela a seguir

39 É relevante observar que algumas prefeituras davam bolsas de estudos para estudantes de

medicina, mediante o compromisso de, após o término do curso, exercerem a profissão nos respectivos municípios.

Claros, ficando evidente a superioridade da Unimontes, tanto no ensino da graduação quanto da pós-graduação.

Tabela 12: Montes Claros - universidades e faculdades existentes em 2006

Universidades/

Faculdades Número de cursos de graduação Número de cursos de Pós-graduação lato sensu Número de cursos de Pós-graduação stricto sensu

UNIMONTES 58 23 5 UFMG - Campi 2 1 1 FUNORTE 21 19 - Sto Agostinho 13 18 - Ibituruna 14 - - Pitágoras 12 2 - FEMC 5 - - UNIPAC 4 - - TOTAL 129 63 6

Fonte: Pesquisa direta Org. PEREIRA, A. M., 2006

No relatório de Gestão Unimontes do ano 2005 (p. 17), consta que

[...] a UNIMONTES é a única Universidade Pública40 inserida em vasta região do Estado. Está localizada numa área de 120.000 Km, o que corresponde a quase 30% do total do Estado, alcançando mais de 336 municípios do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, abrangendo uma clientela que, em potencial, ultrapassa a dois milhões de habitantes.

A tabela 13 apresenta-nos o total de alunos matriculados na Unimontes. Podemos observar, nessa tabela, que a graduação agrega um maior número de alunos. Consideramos relevante ressaltar que ainda é muito recente a criação de cursos de pós-graduação Stricto sensu, por isso o reduzido número de alunos neles matriculados.

40 Como a UFMG possui apenas dois cursos no seu Campus em Montes Claros, ela não atua em

Tabela 13 : Número de alunos matriculados na Unimontes em 2005

CURSOS NÚMERO DE ALUNOS

Graduação (regulares) 7.157

Normal Superior 1.953

Projeto Veredas 1.221

Cursos Seqüenciais 153

Modulares 1.180

Pós-Graduação "Lato sensu" e "Stricto sensu" 525

Cursos de nível médio e fundamental 477

Total de alunos da Unimontes 12.666

Fonte: Relatório de Gestão UNIMONTES/2005

A Unimontes possui como slogan, a idéia de uma “universidade de integração regional”, baseando-se tanto no fato de procurar desenvolver pesquisas voltadas para a melhoria da realidade regional quanto pelos programas de extensão universitária que desenvolve também dentro dessa perspectiva. Além disso, há uma preocupação em levar os cursos de graduação, principalmente aqueles ligados às licenciaturas, para as áreas mais carentes de profissionais do ensino básico, principalmente nas cidades mais distantes da sede41. Com esse objetivo, a Universidade possui, além dos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária e Noroeste, vários núcleos onde oferece cursos modulares de graduação e pós-graduação.

A esse respeito, a revista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (2001) - traz uma referência à Unimontes, considerando que a

[...] cidade de Montes Claros, localizada no polígono da seca, no Norte de Minas, é tradicionalmente conhecida como a terra do pequi e da carne de sol. Atualmente, é também referência em ensino superior, saúde e educação e efetivamente atende, nessas áreas, à população de quase a metade do território mineiro, por meio da interiorização do ensino superior público no Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, bolsões de pobreza em Minas Gerais. A transformação da região pode ser creditada em grande parte à atuação da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros -, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que vem desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. A Universidade é um exemplo concreto do ensino e pesquisa em prol da comunidade.

Diante do exposto, não há como contestar a importância da Unimontes para a região norte-mineira, principalmente quando constatamos que cerca de 92% dos egressos dessa instituição exercem suas profissões na região.

As figuras abaixo relacionadas mostram aspectos da sede, alguns campi da Unimontes, e alguns núcleos onde são oferecidos cursos modulares, na área das licenciaturas, com aulas nos finais de semana e/ou férias, ou recessos escolares.

Figura 14: Montes Claros: Campus da Unimontes Fonte: Unimontes, 2006

Figura 15: Montes Claros: Campus da Unimontes

Fonte: Unimontes, 2006

Figura 16: Campi de Januária

Figura 18: Campi de Salinas

Fonte: Unimontes, 2006 Figura 19: Núcleo de Varzelândia Fonte: Unimontes, 2006

O mapa 45 mostra a sede da Unimontes, a localização de campi e cidades nas quais estão sendo desenvolvidos cursos modulares.

Claros, onde oferece os cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia, Técnico em Agropecuária e Pós-graduação lato sensu em recursos hídricos e ambientais. O curso de mestrado em Ciências Agrárias, com área de concentração em Agroecologia, teve início no primeiro semestre de 2006 no Núcleo de Ciências Agrárias - NCA/UFMG. Ele surgiu da necessidade de buscar-se modelos agrícolas que privilegiassem a auto-suficiência, sustentabilidade e a convivência com recursos naturais e com a seca, a partir do conhecimento profundo da natureza dos agroecossistemas e dos princípios que regulam seu funcionamento.

As faculdades particulares em funcionamento na cidade de Montes Claros procuram oferecer cursos que não existam na Unimontes ou na UFMG, para evitar o problema das transferências e a concorrência com as universidades públicas. Alguns cursos, como Direito, Serviço Social, Educação Física, Letras, História e Geografia, ainda oferecidos por essas instituições, têm tido, gradualmente, a demanda reduzida. A opção dessas instituições, para contornar essa problemática, tem sido a criação de novos cursos, como Fisioterapia, Turismo e Hotelaria, Farmácia, dentre outros42. A expansão dos setores de saúde e ensino superior em Montes Claros implica uma série de mudanças econômicas e sociais com reflexos diretos na organização de outras atividades a eles associados, como as atividades imobiliárias, restaurantes, o comércio, o lazer, dentre outras. Também os fluxos intra-urbanos e inter-regionais passaram por transformações visíveis, nos últimos anos, em função das alterações econômicas em curso. Um dos setores que tem incorporado novas tecnologias, com bastante rapidez, é o setor bancário. Portanto, trataremos de mostrar como está estruturada a rede bancária e o comércio na cidade de Montes Claros.