• Nenhum resultado encontrado

3 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

3.10 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado, na formação profissional, é um momento em que o acadêmico pode perceber claramente a articulação entre teoria e prática, que permeia os demais componentes curriculares do curso.

O curso de Pedagogia do IFPR defende a necessidade de imersão do acadêmico na realidade educativa desde os primeiros meses da graduação. Além de

possibilitar a inserção no espaço de atuação profissional, o estágio permite o diagnóstico e a análise da realidade educativa, seja formal ou informal.

Por ser um eixo articulador entre teoria e prática, o Estágio Supervisionado deve ser entendido como um dos elementos centrais no processo formativo do pedagogo, permitindo a compreensão e a análise das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais inerentes à prática educativa.

Nesse sentido, o Estágio Supervisionado é entendido como um momento formativo, sendo que a postura do estagiário deve ser investigativa e problematizadora. O campo de estágio, enquanto possibilidade de atuação, deve ser refletido e analisado, buscando a compreensão dos desafios, dilemas e potencialidades da ação docente.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura (Resolução 02/2015 – CNE/CP) estabelecem no artigo 13, § 1º que os cursos de Licenciatura deverão proporcionar: “II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição.”

Além da Resolução CNE/CP nº 02/2015, o estágio supervisionado também encontra amparo legal na Resolução PROENS/IFPR nº 02/2013 que aprova e regulamenta os estágios no âmbito do IFPR. Desta forma, o Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia do IFPR encontra-se assim distribuído:

Quadro 03 – Representação do percurso dos estágios dos licenciandos em Pedagogia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas.

Períod

o Componente curricular HoráriaCarga Créditos

I Prática Pedagógica Social Inicial/ Estágio Supervisionado 33 2 II Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil 67 4 III Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino

Fundamental: 1º Ano 67 4

IV Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino

Fundamental: 2º e 3º Anos 67 4

V Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 4º e 5º Anos

67 4

VI Estágio Curricular Supervisionado nas Disciplinas Pedagógicas

do Ensino Médio 33 2

VII Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional 67 4 TOTAL 401 horas

O Estágio Supervisionado prevê momentos de diagnóstico, de discussão e aprofundamento teórico e de intervenção na realidade educacional. Assim, a carga horária dos estágios fica dividida da seguinte forma:

Quadro 04 – Representação do percurso de atividades a serem desenvolvidas nos estágios pelos licenciandos em Pedagogia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas.

Períod

o Componente curricular Atividade HoráriaCarga

I Prática Pedagógica Social Inicial/ Estágio

Supervisionado OrientaçõesDiagnóstico da Realidade 12h/a20h/a

Seminários 8h/a

II Estágio Curricular Supervisionado na Educação

Infantil OrientaçõesDiagnóstico da Realidade 24h/a28h/a Intervenção na Realidade 20h/a

Seminários 8h/a

III Estágio Curricular Supervisionado nos Anos

Iniciais do Ensino Fundamental: 1º Ano OrientaçõesDiagnóstico da Realidade 24h/a28h/a Intervenção na Realidade 20h/a

Seminários 8h/a

IV Estágio Curricular Supervisionado nos Anos

Iniciais do Ensino Fundamental: 2º e 3º Anos OrientaçõesDiagnóstico da Realidade 24h/a28h/a Intervenção na Realidade 20h/a

Seminários 8h/a

V Estágio Curricular Supervisionado nos Anos

Iniciais do Ensino Fundamental: 4º e 5º Anos OrientaçõesDiagnóstico da Realidade 12h/a8h/a Intervenção na Realidade 16h/a

Seminários 4h/a

VI Estágio Curricular Supervisionado nas

Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio OrientaçõesDiagnóstico da Realidade 20h/a8h/a Intervenção na Realidade 8h/a

Seminários 4h/a

VII Estágio Curricular Supervisionado em Gestão

Educacional OrientaçõesDiagnóstico da Realidade 24h/a28h/a Intervenção na Realidade 20h/a

Seminários 8h/a

TOTAL 480 h/a = 401 horas

3.10.1 Estágios Remunerados

Conforme a Lei nº 11.788 de 25 de Setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Para o IFPR, o estágio é uma das formas significativas para o estudante desenvolver uma atividade que proporciona a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos no Instituto e que permite a aquisição de novos conhecimentos por meio da vivência de situações próximas da realidade profissional. Ainda, possibilita uma formação humana diferenciada pelo contato direto com a comunidade, com o ambiente de trabalho, no que se refere à constituição de valores e ao estabelecimento de posturas e atitudes saudáveis, salutares e num modelo de educação exemplar.

Os estágios remunerados no Curso de Pedagogia podem ser realizados a partir do primeiro período, desde que as atividades sejam compatíveis ao nível de formação inicial do graduando em Pedagogia. Podem ocorrer através dos Agentes de Integração conveniados com o IFPR ou através da própria empresa/entidade concedente, seguindo as normas previstas no Regulamento dos Estágios do Instituto Federal do Paraná e na Lei de Estágios ( Lei nº 11.788).

Atualmente o IFPR mantém convênio com vários Agentes de Integração, entre eles: Central de Integração Empresa-Escola do Paraná - CIEE-PR, Central de Estágios do Paraná, Instituto Euvaldo Lodi do Paraná - IEL-PR, Centro de Integração de Estudantes-Estágios - CIN, Centro Nacional de Estágios para Estudantes - CEINEE, Fundação Conesul de Desenvolvimento, Instituto PROE, entre outros.