• Nenhum resultado encontrado

4.1 Identificação do Local de Estágio

O presente estágio foi desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015/2016 na Casa da Boavista – Residência Sénior, situada no concelho de Amarante e distrito do Porto.

4.2 Período de Duração e Carga horária

O estágio na CBRS completou-se em 25 semanas letivas, com uma carga horária, em média, de 22 horas semanais. O estágio curricular definiu-se pelos seguintes horários: primeiramente segundas-feiras e quintas-feiras das 9h00 às 18h00 e terças-feiras das 9h00 às 13h00; posteriormente às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 9h00 às 13h00 e às terças-feiras e quintas-feiras das 9h00 às 18h00.

4.3 Objetivos do Estágio Curricular

4.3.1 Objetivo Geral

Segundo o Regulamento de Estágio do 2º Ciclo em Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso, o presente estágio curricular visa oferecer aos alunos a realização da sua síntese curricular e iniciação profissional através do contacto com contextos de exercício da profissão favorecendo assim a sua passagem à prática autónoma e à integração no meio profissional.

4.3.2 Objetivos Específicos

Para atingir o objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos:  Intervenção com os idosos, nomeadamente individual e em grupo;

 Planificação e aplicação de um programa de exercício combinado;  Participação e colaboração nas rotinas institucionais.

31

4.4 Planificação do Programa de Exercício Físico Combinado

O principal objetivo deste estudo é avaliar a influência de um programa de exercício físico combinado na função cognitiva de idosos institucionalizados. O programa de exercício físico combinado é composto pelas componentes de capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora, com uma frequência semanal de 3 dias, ao longo de 12 semanas.

Procedimentos:

 Aplicação dos instrumentos de avaliação (MMSE e questionário sociodemográfico e clínico);

 Implementação do programa de exercício combinado;  Re-aplicação dos instrumentos (MMSE);

 Análise dos dados recolhidos e tratamento estatístico através do software SPSS.

4.5 Cronograma

A cronologia das tarefas desenvolvidas no decorrer do estágio pode ser verificada na Tabela 1.

Tabela 1-Cronograma de tarefas

Tarefa Out. 2015 Nov. 2015 Dez. 2015 Jan. 2016 Fev. 2016 Mar. 2016 Abr. 2016 Desenvolvimento do estágio Aplicação dos instrumentos Programa de exercício Reaplicação dos instrumentos Conclusões

32

4.5 Processo de Integração e Atividades Desenvolvidas

Para a concretização deste projeto de investigação, primeiramente pesquisei algumas instituições ligadas à terceira idade no concelho de Amarante e Celorico de Basto.

Após este levantamento de instituições estabeleci alguns contactos informais, contudo a CBRS despertou-me bastante interesse pelo projeto inovador e pela proximidade da minha residência. Contactei esta instituição, expus os propósitos do estágio de mestrado e a diretora técnica aceitou que desenvolvesse o estudo e estágio de mestrado.

O primeiro contacto formal com a CBRS ocorreu no dia 13 de Outubro de 2015. O processo de integração foi-se desenvolvendo ao longo dos primeiros meses, à medida que fui conhecendo melhor a instituição e me fui integrando nas dinâmicas e rotinas já existentes.

Neste primeiro dia de estágio, realizei uma dinâmica de grupo com o propósito de conhecer melhor cada idoso e explicar o meu futuro papel na CBRS. No entanto, alguns idosos encontravam-se nos quartos e, desta forma, desloquei-me aos mesmos e apresentei- me e conversei com os restantes idosos.

As minhas primeiras impressões foram bastante positivas, os idosos revelaram-se bastante comunicativos e interativos, apesar de algumas limitações que possuem como a reduzida mobilidade ou a existência de alguns quadros demenciais.

Durante as primeiras semanas, nas horas de almoço e menos movimentadas, foram analisados os processos individuais dos residentes. Desta forma, retirei as informações que poderiam tornar-se uma mais-valia para o desenvolvimento do estágio e do estudo. Registei as datas de nascimento, naturalidade, antiga profissão, possíveis doenças, grau de dependência, entre outras informações relevantes e disponíveis nos respetivos processos.

De modo a conhecer melhor os idosos e estabelecer um contacto mais próximo com os mesmos, fui dinamizando algumas atividades ao longo do estágio, nomeadamente estimulação cognitiva, motora, sensorial ou auditiva, realização de trabalhos manuais e participei nas atividades desenvolvidas pela instituição como as aulas de ginástica. Estas aulas de ginástica foram fundamentais para o meu enriquecimento profissional, pois, a minha formação base é em Educação Social e, apesar das aulas do primeiro ano do Mestrado em Gerontologia: Atividade Física e Saúde no Idoso terem sido bastante enriquecedoras e complementares à minha formação, estas sessões permitiram compreender melhor a estrutura de uma sessão dirigida a esta população e intervir de uma forma prática nas mesmas. Além disso, o contacto com estas sessões permitiram-me estruturar de uma forma

33

mais elaborada e com conhecimento as sessões que integraram o programa de exercício combinado.

É de realçar que minha integração na instituição foi um processo ininterrupto e ativo que decorreu até ao último dia do estágio, a 31 de Março de 2016. Ao longo deste período pude partilhar o quotidiano da instituição, participar em diversas comemorações festivas como aniversários de residentes e funcionárias, magusto, festa de Natal, desfile de Carnaval, Páscoa, entre outros momentos bastante importantes para a CBRS. As pessoas revelaram- se essenciais neste percurso, tantos os idosos, funcionárias ou a diretora técnica.

Para além das atividades já descritas, ao longo deste período de estágio, ocorreram encontros intergeracionais com alunos com necessidades educativas especiais, realizando- se trabalhos manuais e plantações de árvores com o intuito de comemorar o dia da Árvore e o início da Primavera, comemoração do dia da Mulher com a leitura de vários poemas, comemoração do dia do Pai, visualização de filmes propostos pelos residentes e das fotografias das diversas atividades, caminhadas no espaço exterior da CBRS, entre outras atividades.

O desenvolvimento deste estágio revelou-se muito enriquecedor para a minha formação, criei uma relação empática com os idosos e desenvolvi as minhas competências enquanto profissional mas também enquanto ser humano.

34

Capítulo V

5. Influência de um programa de exercício físico combinado na

Documentos relacionados