• Nenhum resultado encontrado

Figura 44 - Mapeamento do anverso.

Elementos metálicos. Cavidades. Lacunas ao nível da policromia. Elementos metálicos em ferro

Lacunas ao nível do suporte Linhas de mapeamento.

36 Figura 45 - Mapeamento do reverso.

Elementos metálicos em bronze Elemento decorativo (vidro?) Lacunas ao nível da policromia

Elementos metálicos em ferro Lacunas ao nível do suporte

37

2.5.2 Suporte

Encontrava-se relativamente estável, com áreas pontuais de maior fragilidade.

As áreas que se definiram como mais sensíveis foram a base, mais propriamente a face inferior que apresenta fissuras (Figura 47) e o ombro direito, cuja madeira se encontrava esponjosa e ligeiramente lixiviada (Figura 48). Julga-se que estas patologias (fissuras e lixiviação) terão sido resultado da presença acentuadas de humidade. A primeira poderá ter sido provocada pela perda rápida da água de impregnação, visto que “A sua saída provoca a aproximação das fibras e das micelas, provocando a retração da madeira (…)” (Cruz: 2008, p. 8). Não apresenta sinais de podridão e também não se poderá excluir a hipótese das fissuras terem sido resultado de uma possível queda.

A lixiviação pode ser associada a uma exposição a água no estado líquido, que levou à degradação dos seus principais constituintes (lenhina e celulose), o que se revela na perda de massa no espaço correspondente aos anéis de primavera (mais brandos).

Destacam-se ainda as grandes lacunas que limitam a leitura da obra, tendo sido provavelmente causadas pela queda da peça o que conduziu à quebra do antebraço esquerdo, do objeto segurado pela mão direita e respetivos dedos médio, anelar e mindinho, assim como o quarto direito frontal da coroa.

Associado à quebra do antebraço esquerdo encontram-se galerias de inseto xilófago na área exterior do cotovelo (Figura 49). A infestação xilófaga poderá também ter sido uma das causas da fratura do braço, mas sempre associada ao choque mecânico, dado o perfil irregular da superfície de fratura anteriormente descrita.

O suporte revela ainda a presença de diversos elementos metálicos oxidados usados como elementos de ligação, os quais apresentam produtos de oxidação de tom ocre vermelho e negro (indicadores de liga ferrosa do elemento metálico) e que, na frente da obra, se situam no braço direito, cotovelo esquerdo e na parcela de roda à esquerda da cabeça masculina.

Figura 46 – Vista da face inferior da base onde são visíveis quatro fissuras à esquerda da imagem e o que aparenta ser uma fratura

à direita da imagem.

Figura 47 - Vista do reverso do ombro direito

onde é visível o destacamento das camadas policromas.

Figura 48 – Vista do braço esquerdo e livro onde é visível a lacuna volumétrica deixada pela perda do livro assim como o resultado da

38

2.5.3 Camada de preparação

A camada de preparação existente encontra-se estável nas áreas em que se mantém aderente ao suporte. Registam-se, no entanto, grandes áreas de lacuna de douramento e pintura a têmpera associadas ao uso de adesivos aquosos (Figura 50 e 51). Além destas lacunas, há a salientar a presença pontual de bolsas, as quais, todas de pequenas dimensões, se apresentam aleatoriamente dispersas por toda a superfície. O destacamento destas pequenas áreas resume- se à camada preparatória em relação à madeira, dado que as camadas subsequentes se mantêm coesas sobre a preparação.

A perda de aderência poderá estar associada à variação acentuada de humidade que causou o destacamento por sensibilização do aglutinante, assim como à sujeição a escorrência de água liquida. A exposição aos agentes de degradação (humidade relativa, temperatura, acumulação de sujidade e poluentes, assim como a ação microbiológica) altera a natureza do aglutinante, promovendo a desagregação de toda a sequência de camadas devido à perda das suas capacidades adesivas e coesivas, soltando-se assim do suporte.

Nos relevos do corpete e áreas de entalhe fino, a perda da camada cromática pode estar associada também à manipulação incorreta da peça, por se tratarem de elementos salientes e, por isso, mais sujeitos a desgaste por abrasão. Outro fator de degradação nestes elementos poderá estar relacionado com a anisotropia da madeira que, ao ser entalhada possui uma menor superfície estrutural, o que poderá representar uma maior suscetibilidade a movimentos por parte do lenho, com consequências em todas as camadas suprajacentes.

Figura 49 – Vista das lacunas da camada cromática no lado esquerdo da metade inferior da imagem.

Figura 50 – Vista das lacunas da camada cromática no lado direito da metade inferior da imagem.

39

2.5.4 Bolo

Os vestígios de bolo são residuais e apresentam uma camada de sujidade aderida, pelo que se conclui que este segue o padrão de degradação descrito na camada de preparação. Pela sua natureza higroscópica, o bolo tem uma maior tendência para absorver a humidade ambiente e com ela a sujidade que se deposita na sua superfície. Entende-se ser esta a razão para a sua difícil perceção, para além de se tratar de uma camada de fina espessura.

2.5.5 Folha metálica

Nas áreas em que está presente, a folha de ouro encontra-se estável no que diz respeito à sua aderência às camadas subjacentes. Apresenta sujidade de natureza variada e fortemente aderida, mantendo porém áreas (particularmente as que estão viradas para baixo) com o brilho que é espectável quando se trata de ouro brunido. Este é inexistente em todas as áreas que sofreram destacamento das múltiplas camadas preparatórias, sendo que poderemos assinalar ainda destacamentos pontuais junto às margens de algumas destas lacunas, resultando isto na exposição das camadas preparatórias aos agentes de degradação e às consequências anteriormente descritas. (Figura 52 e 53)

Figura 51 – Vista de pormenor do anverso do manto onde é visível o ouro brunido.

Figura 52 – Vista do anverso do manto é são visíveis múltiplas áreas com ouro brunido.

2.5.6 Camadas cromáticas

Pode-se caracterizar o estado de conservação das camadas cromáticas das carnações como estáveis, excetuando casos pontuais em que o destacamento e lacuna se deveram a problemas específicos (prováveis choques mecânicos ou associados a anomalias dos suporte ou das camadas subjacentes) e circunscritos a pequenas áreas, surgindo na bochecha direita da imagem (duas lacunas de 2 a 3 mm de diâmetro) e na ponta do nariz (sensivelmente 1 mm de diâmetro). Salienta-se uma rede de estalados de desenho ortogonal por toda a face da imagem, apresentando-se mais profunda na testa e face direita. Estes estarão associados a movimentos bruscos do suporte visto corresponderem aos anéis de crescimento da madeira. Estas redes poder-se-ão ter formado consequentemente devido à espessura fina da camada de preparação na face, a qual não se revelou suficientemente espessa para atenuar as movimentações referidas. De referir igualmente a presença de sujidade de natureza indefinida e fortemente aderida à superfície.

40

Nas carnações da mão direita não se observam as redes de estalados acima referidas, mas o destacamento nos dedos indicador e polegar é extenso, correspondendo a grande área de lacuna nas superfícies correspondentes às falanges média e distal. Algumas destas lacunas estendem-se até à mão, embora se restrinjam à área de fronteira com os dedos. Pode-se conjeturar que estas terão sido causadas pela queda que a peça terá sofrido, na sequência da qual se terão perdido os dedos em falta. A restante carnação da mão encontra-se bem aderida.

Como se lê em López de Letona (2006, p. 88) a estabilidade geral das carnações deve- se ao aglutinante oleoso e ao seu processo de polimerização.

“La encarnación a pulimento sin embargo requiere de un mayor tecnicismo y unos pasos de ejecución más complejos, se trata de una técnica que aporta un alto grado de estabilidad en su conservación, (…) La encarnación a pulimento sólo puede efectuarse con pintura al óleo, la encontramos a partir de la primera mitad del siglo XVI, y aparece y desaparece fruto de las tendencias artísticas que se dan en cada momento.”

(López de Letona: 2006)

Quanto à pintura a têmpera, as áreas estáveis, bem como aquelas em que se registam destacamentos, coincidem com o que foi descrito para a folha de ouro, ou seja, as principias áreas de ausência concentram-se junto às margens de lacuna das camadas preparatórias.

“Las sustancias nutritivas más importantes son los aglutinantes. Los primeros en ser atacados son la cola de glutina y el temple de caseína, seguidos del temple de huevo, el temple de emulsión, el azeite y finalmente el damar, la almáciga, la colofonia y las resinas sintéticas.”

(Nicolaus: 1999, p. 204-207)

Face a isto, entende-se que um ataque microbiológico poderá ter constituído um dos fatores que promoveram a degradação da camada cromática e com isto, facilitaram o seu posterior destacamento.

A sua degradação relaciona-se sobretudo com o desenvolvimento de microrganismos que atacam as substâncias nutritivas presentes nos aglutinantes proteicos, sendo os óleos menos sensíveis a este fator de degradação.

Há a registar, além disso, um acentuado desgaste por abrasão das superfícies mais salientes provavelmente resultante de má manipulação, além de fatores externos como flutuações de humidade relativa e temperatura, as quais resultam na gradual fragilização das camadas cromáticas e facilitação do seu posterior destacamento, ou de agentes poluentes que além da sua deposição sobre a camada cromática e consequente diminuição da fruição da obra, podem igualmente resultar em relações químicas que promovam a degradação da estrutura química da camada cromática.

O aspeto lixiviado da superfície das carnações, bem como a extensa área de lacuna no estofado, poderá ainda ter sido decorrente de limpezas desadequadas.

41

2.5.7 Intervenções posteriores ao original

As reintegrações na face da imagem feminina apresentam algum destacamento e fragilidade. Este estado de conservação justifica-se pela desadequação da técnica empregue para a reintegração, dado que é percetível à vista desarmada a sua excessiva retração e enrugamento, assim como uma modificação tonal em relação à policromia envolvente. Esta modificação tonal tanto pode ser resultado de uma degradação do material como resultar da incapacidade técnica do executante, isto porque a reintegração efetuada não teve o intuito de ser diferenciada, constituindo-se pelo contrário por uma camada única de um só tom, sugerindo uma tentativa de reintegração mimética.

As restantes reintegrações na área do manto de Santa Catarina, base da peça e manto do imperador são ainda mais evidentes para o observador, encontrando-se no entanto com maior estabilidade que as anteriores.

A presença de elementos ferrosos oxidados no reverso da peça limita-se ao camarão e escápula de olhal nas costas da composição. Detetaram-se ainda produtos de oxidação de tom verde (indicador de liga de cobre) à superfície das tachas provavelmente usadas para a fixação de elementos de tecido decorativos. Estes estão presentes no limite de uma das dobras do tecido que provêm do ombro e que se estendem obliquamente no reverso até à base da peça.

Nas cavidades anteriormente referidas, supõem-se o uso de cavilhas em madeira, as quais formam um grupo de 4 perfurações. Não presenciamos a existência de nenhum elemento metálico, fragmentos de um ou mesmo qualquer produto de corrosão no interior de nenhuma das cavidades. Porém e embora seja de difícil perceção, supõem-se a presença de fragmentos de madeira em várias das cavidades mapeadas.

42

2.6 TRATAMENTO EFECTUADO