• Nenhum resultado encontrado

O ESTADO DA ARTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NO ESPAÇO GRUPAL

CAPÍTULO I ABORDAGEM METODOLÓGICA 27 1.1 OBJETIVOS

ABORDAGEM METODOLÓGICA

2.1 O ESTADO DA ARTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NO ESPAÇO GRUPAL

De acordo com Mazzotti (2006), a produção do estado de conhecimento é muito importante e se caracteriza por uma atividade coletiva realizada pela comunidade científica, pois cada nova investigação se insere complementando ou contestando contribuições anteriormente dadas ao estudo do tema. Romanowski e Ens (2006, p. 38) também corroboram com esta discussão ao afirmar que os estudos de tipo Estado da Arte “possibilita contribuir com a organização e análise na definição de um campo, uma área, além de indicar possíveis contribuições da pesquisa para com as rupturas sociais”. Compreendemos assim, que a construção do Estado da Arte é um processo contínuo e importante, pois considera os estudos já realizados como contribuições para uma nova produção. Ainda segundo as autoras,

Estados da arte podem significar uma contribuição importante na constituição do campo teórico de uma área de conhecimento, pois procuram identificar os aportes significativos da construção da teoria e prática pedagógica, apontar as restrições sobre o campo em que se move a pesquisa, as suas lacunas de disseminação, identificar experiências inovadoras investigadas que apontem alternativas de solução para os problemas da prática e reconhecer as contribuições da pesquisa na constituição de propostas na área focalizada (ROMANOWSKI; ENS, 2006, p. 39).

Nesse sentido, embasados em Romanowski e Ens (2006), realizamos o desenvolvimento do Estado da Arte a partir da temática a que esta pesquisa tenciona, fazendo um levantamento de produções em determinados campos que servisse a que nos propomos. Assim, destacamos a seguir os procedimentos utilizados:

- Definição dos descritores15 para direcionar as buscas a serem realizadas; - Localização dos bancos de pesquisas que pudessem proporcionar acesso a coleções de periódicos, assim como aos textos completos dos artigos (neste caso, artigos da ANPED, ANPED SUL, ENDIPE e dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) das Universidades escolhidas e na base de dados Web of Science do Portal de periódicos da CAPES);

- Estabelecimento de critérios para a seleção do material que compõe o corpus do estado da arte;

- Levantamento de teses e dissertações catalogadas e artigos publicados em revistas;

- Coleta do material de pesquisa disponibilizados eletronicamente (sites, bibliotecas e CDs);

- Leitura das publicações com elaboração de síntese preliminar, considerando o tema, os objetivos, as problemáticas, metodologias, conclusões e a relação entre o pesquisador e a área;

- Organização do relatório do estudo compondo a sistematização das sínteses, identificando as tendências dos temas abordados e as relações indicadas nos artigos, teses e dissertações;

- Análise e elaboração das conclusões preliminares.

Ao adotarmos esses procedimentos, pudemos fazer um balanço efetivo da nossa pesquisa como contribuição na constituição do campo teórico, possibilitando delimitar a envergadura do nosso estudo comprovando a originalidade da temática e os possíveis encaminhamentos para a execução da proposta, conforme veremos a seguir.

15

Os descritores, nesse tipo de estudo, são palavras-chave que servem para indicar a essência da pesquisa ao final dos resumos (ROMANOWSKI; ENS, 2006, p. 47).

2.1.1 O desenvolvimento do trabalho

Este estudo apresenta uma análise realizada em oito repositórios, sendo esses, três grandes eventos, com reconhecimento nacional, da área da educação; teses e dissertações referentes a quatro universidades do Rio Grande do Sul; e banco de dados Web of Science. Desta forma, com exceção do banco de dados Web of Science (2010 a 2015), delimitamos a busca pelos trabalhos publicados no período de 2008 a 2013, uma vez que esse estudo teve início no ano de 2013.

A busca dos trabalhos levou em conta como base os seguintes descritores: 1) Docência superior; 2) Educação Superior; 3) Grupo de Pesquisa; 4) Grupo de Análise Narrativa; 5) Análise Narrativa Grupal; 6) Formação de Pesquisadores.

Os repositórios envolvidos foram quatro universidades brasileiras que fazem parte da RIES (Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior), tendo em vista que a RIES tem se constituído como uma rede ímpar no que se refere à Educação Superior em nosso país. São elas: Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS e Universidade Federal de Pelotas/UFPel.

As demais fontes pesquisadas foram os eventos (também brasileiros) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), o Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional (ANPED SUL) e as produções apresentadas nos eventos do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). A escolha por esses eventos se deu pela importância dos mesmos no campo da educação, pois são nesses eventos que são apresentadas e discutidas as pesquisas mais recentes na área.

Como a ANPED SUL não é anual, e ocorre em anos intercalados, consideramos dentro do período investigado, os anos de 2008, 2010 e 2012. Os Grupos de Trabalhos (GTs) pesquisados foram o GT8 (Formação de Professores) e GT11 (Política de Formação de professores). Vale destacar que os trabalhos revisitados no ENDIPE são referentes aos anos de 2008, 2010 e 2012, mesmos anos que ocorreram a ANPED SUL.

Primeiramente, a busca nos eventos foi realizada pela leitura dos títulos, resumos e posteriormente, trabalhos completos, em vista de que os mesmos estão disponibilizados eletronicamente (sites e CDs), e porque a forma como esses

materiais são organizados, não se consegue fazer a pesquisa pelos descritores. Contudo, os descritores serviram de parâmetro para a busca nesses eventos.

Após, realizamos uma busca de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) com a intenção de encontrarmos trabalhos ligados às Universidades escolhidas. A busca foi realizada com base nas mesmas palavras-chave utilizadas para a pesquisa nos eventos mencionados acima. Após a classificação das dissertações e teses pelos títulos, o segundo passo foi realizarmos a leitura dos resumos para vislumbrarmos se o trabalho realmente correspondia com a temática pretendida. À medida que a pesquisa avançava, encontrávamos algumas dificuldades como, por exemplo, resumos que não condiziam com o título apresentado, resumos com poucas informações, tornando necessário o aprofundamento na leitura de todos os trabalhos, demandando tempo. Desse modo, mesmo considerando a possibilidade de uma margem de falhas nos resultados das buscas, pois a pesquisa depende da confiabilidade do sistema de filtros dos repositórios digitais, foi possível percebermos a quase inexistência de trabalhos referentes à temática dessa pesquisa.

Por último, no sentido de explorarmos ainda mais as investigações acerca das produções que poderiam estar sendo feitas sobre a temática da constituição grupal como formação de pesquisadores e, finalizarmos a pesquisa, fizemos uma pesquisa no Portal de Periódicos CAPES/MEC, na base de dados Web of Science, em que direcionamos nossas buscas apenas para o descritor “Researchers’ Formation” (Formação de pesquisadores) com o intuito de coletar material comum ao tema em outros países.

No Web of Science, estipulamos o tempo nos últimos 05 anos, ou seja, de 2010 a 2015. Encontramos 2.337 trabalhos. Então, refinamos a pesquisa como Tipo de Documento: Article; Área de pesquisa: Education Educational Research; e Idioma: English. Após o refinamento, emergiram 48 artigos publicados em revista e, como resultado dessa triagem, foram classificados, como pesquisa relacionada ao tema, 07 artigos. Contudo, com vieses, temáticas e interesses diferentes dos nossos, ou seja, nenhum deles apresentava como tema central a questão da constituição grupal como formação de pesquisadores. Importante enfatizarmos aqui, após a leitura do título e resumo, a dificuldade encontrada para obter o texto completo, uma vez que a universidade pela qual se faz a busca deve pagar por esse serviço, ou seja, assinar a revista para que se tenha acesso ao texto na íntegra.

Neste caso, tivemos que recorrer, por meio de contatos pessoais, a uma universidade estrangeira16 para conseguirmos o material e finalmente, encerrarmos esta etapa de buscas.

2.1.1.1 Panorama geral dos repositórios investigados

Durante o processo de levantamento de dados, foram encontrados 2764 trabalhos referentes aos três eventos investigados, mas categorizados 327, pois se referiam especificamente ao descritor Educação Superior. Ressaltando que esses dados referem-se apenas aos eventos, uma vez que pela quantidade excessiva de trabalhos e pela forma de organização do repositório BDTD, não há como informarmos a quantidade exata de teses e dissertações referentes às universidades e ao período pesquisado. Contudo, em relação ao descritor Educação Superior, foram encontradas 286 produções.

Para melhor vislumbrarmos o levantamento de dados realizado, os quadros a seguir explicitam a relação geral em cada um dos repositórios pesquisados, demonstrando a quantidade de trabalhos publicados anualmente:

Quadro 1 - Descritor Docência Superior 2008-2013

DOCÊNCIA SUPERIOR