• Nenhum resultado encontrado

Concluímos, portanto, que devemos excluir quatro Reservas de Lucros do cálculo do limite das Reservas de Lucros, a saber:

Reserva para Contingências

Reserva de Incentivos Fiscais

Reserva de Lucros a Realizar

Reserva de Lucros Específica

Em resumo, basicamente temos que a soma das seguintes reservas não poderá ultrapassar o valor do Capital Social:

• Reserva Legal

• Reserva Estatutária

• Reserva Orçamentária (Reserva de Lucros para Expansão)

• Reserva Especial para Dividendos Obrigatório Não Distribuído

Aliás, lembre-se de que a Reserva de Retenção de Lucros também é chamada de Reserva Orçamentária.

Com isso, memorize que a soma das seguintes reservas LEÕES não pode ultrapassar o valor do Capital Social:

Com isso terminamos de estudar o Patrimônio Líquido! Mas antes vamos analisar mais algumas questões!

(SELECON – Contador – Pref. Boa Vista/RR – 2019) A Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76) especifica em um dos seus artigos que o montante dos saldos acumulados de algumas das reservas de

Res. Legal + Res. Estatutárias + Res. de Retenção de Lucros + Reserva Especial ≤ Capital Social

lucros não poderá ultrapassar o capital social. De acordo com esse dispositivo legal, as reservas que irão compor esse limite estabelecido são:

A) Reserva Legal, Reserva para Contingências e Reserva de Lucros a Realizar B) Reserva para Investimentos, Reserva de Lucros a Realizar e Reservas Estatutárias C) Reserva Legal, Reservas Estatutárias, Reserva Orçamentária e Reserva Especial

D) Reserva para Contingências, Reservas Estatutárias, Reserva de Lucros Específicos e Reserva Legal RESOLUÇÃO:

De acordo com o art. 199 da Lei n° 6.404/76 a entidade deve observar o limite de saldo das Reservas de Lucros, que não podem ultrapassar o valor do Capital Social.

No cálculo deste limite devemos considerar as seguintes Reservas de Lucros:

Reserva Legal Reserva Estatutária

Reserva Orçamentária (Reserva de Lucros para Expansão) Reserva Especial para Dividendos Obrigatório Não Distribuído Com isso, correta a alternativa D.

GABARITO: D

(CESGRANRIO – Auditor – PETROBRAS – 2018) De acordo com a Lei das sociedades por ações, os saldos das reservas de lucros, constituídas com a destinação de parte dos lucros dos exercícios, têm um limite máximo. Atingido esse limite, a assembleia da companhia deliberará sobre a aplicação do excesso que for apurado na integralização de capital, no aumento de capital ou na sua distribuição na forma de dividendos.

Nesse contexto, feitos os registros contábeis da distribuição do lucro, em reais, o contador apurou a seguinte composição do patrimônio líquido:

Capital social 2.000.000,00 Reserva legal 390.000,00 Reserva para contingências 330.000,00 Reserva de Retenção de Lucros 1.750.000,00 Reserva Estatutária 300.000,00 Reserva de Lucros a Realizar 600.000,00

Considerando-se apenas informações recebidas e as determinações da Lei das sociedades por ações sobre o limite máximo permitido, para o montante de lucros retidos nas contas das reservas de lucros, o valor que excede esse limite, em reais, é de

a) 0 (zero) b) 380.000,00 c) 440.000,00

d) 650.000,00 e) 770.000,00 RESOLUÇÃO:

O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais, de lucros a realizar e reserva de lucros específica, não poderá ultrapassar o capital social. Atingindo esse limite, a assembleia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do capital social ou na distribuição de dividendos.

𝑅𝑒𝑠. 𝐿𝑒𝑔𝑎𝑙 + 𝑅𝑒𝑠. 𝐸𝑠𝑡𝑎𝑡𝑢𝑡á𝑟𝑖𝑎 + 𝑅𝑒𝑠. 𝑑𝑒 𝑅𝑒𝑡𝑒𝑛çã𝑜 𝑑𝑒 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑜𝑠 + 𝑅𝑒𝑠. 𝐸𝑠𝑝𝑒𝑐𝑖𝑎𝑙 ≤ 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙 𝑆𝑜𝑐𝑖𝑎𝑙 390.000 + 300.000 + 1.750.000 + 0 ≤ 2.000.000

𝟐. 𝟒𝟒𝟎. 𝟎𝟎𝟎 ≤ 𝟐. 𝟎𝟎𝟎. 𝟎𝟎𝟎

Perceba, portanto, que o limite das reservas citadas extrapola o Capital Social em R$ 440.000, devendo tal valor ser destinado para integralização ou aumento do capital social ou para distribuição de dividendos.

Com isso, correta a alternativa C.

GABARITO: C

(IESES – Contador – GASBRASILIANO – 2017) Com relação a destinação do resultado indique as afirmações corretas:

I. A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

II. O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, não poderá ultrapassar o capital social. Atingindo esse limite, a assembleia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do capital social ou na distribuição de dividendos.

III. A assembleia geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, deliberar reter parcela do lucro líquido do exercício prevista em orçamento de capital por ela previamente aprovado.

a) Apenas as afirmações II e III estão corretas.

b) Apenas as afirmações I e III estão corretas.

c) Todas as afirmações estão corretas.

d) Apenas a afirmação III está correta.

RESOLUÇÃO:

Vamos analisar as afirmativas apresentadas.

I. Correta. Segundo o art. 193§ 2°, da Lei n° 6.404/76 a reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

II. Correta. Segundo o Art. 199 da Lei n° 6.404/76 o saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais, de lucros a realizar e reserva de lucros específica, não poderá ultrapassar o capital social.

Atingindo esse limite, a assembleia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do capital social ou na distribuição de dividendos.

III. Correta. Trata-se da Reserva de Retenção de Lucros (ou Orçamentária).

GABARITO: C

(VUNESP – Contador – TJ/SP – 2019) Sobre as contas do Patrimônio Líquido, é correto afirmar que a) alienação de partes beneficiárias é uma transação classificada como reserva de lucros.

b) a conta capital a integralizar é uma conta redutora do capital social.

c) os dividendos declarados e pagos no período são evidenciados nas reservas de capital.

d) as reservas de capital recebem os saldos referentes à variação do valor justo de instrumentos financeiros.

e) as reservas de lucros recebem o ágio da emissão das ações com valor nominal.

RESOLUÇÃO:

Vamos analisar as alternativas apresentadas.

a) Incorreta. O produto da alienação de partes beneficiárias é uma transação classificada como Reserva de Capital.

b) Correta. A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada.

c) Incorreta. Os dividendos declarados e pagos no período não têm nenhuma relação com as reservas de capital.

d) Incorreta. A conta Ajustes de Avaliação Patrimonial recebem os saldos referentes à variação do valor justo de instrumentos financeiros

e) Incorreta. As Reservas de Capital recebem o ágio da emissão das ações com valor nominal GABARITO: B

Eu disse que iremos aproveitar a aula de hoje para fazer alguns exercícios do Balanço Patrimonial, mas antes gostaria de falar um pouco sobre dividendos!

Este é um assunto que pode ser cobrado em sua prova! Vamos lá?