• Nenhum resultado encontrado

3. MÉTODO

3.2 Coleta de Dados

3.2.4 Estratégia de Coleta de Dados em Itatiaia/ Penedo

O levantamento de informações sobre os meios de hospedagem para planejamento da coleta de campo em Itatiaia - RJ - iniciou-se pelo sítio da Prefeitura Municipal de Itatiaia - http://itatiaia.rj.gov.br/servico/177/hoteis-e-pousadas (acessado em novembro de 2015). Observa-se, a partir dos dados do referido sítio, que os meios de hospedagem encontram-se divididos em três aglomerados territoriais distintos: (i) Centro de Itatiaia e acesso ao Parque Nacional de Itatiaia; (ii) Penedo (principal região turística e maior agrupamento de meios de hospedagem do município); e (iii) Região de Visconde de Mauá. Essa informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Turismo de Itatiaia. Considerando que as distâncias entre as aglomerações são substantivas e que a Região de Visconde de Mauá é uma área conurbada entre os Municípios de Itatiaia - RJ, Resende - RJ e Bocaina de Minas - MG, optou-se por restringir a aplicação da pesquisa ao aglomerado de Penedo, por ser a região em que a atividade turística encontra-se mais desenvolvida (maior quantidade de serviços associados à economia do turismo) e por possuir a maior quantidade de meios de hospedagem.

As informações disponíveis foram cruzadas com as do sítio Trip Advisor (acesso em novembro de 2015) para evitar duplicidade e para exclusão de estabelecimentos que não compuseram o objeto de análise da pesquisa. A partir do cruzamento das informações coletadas, chegou-se a uma lista de 93 meios de hospedagem a serem pesquisados em Penedo. Novamente nem todos estabelecimentos foram identificados com informações completas (endereço, endereço de correio eletrônico e telefone).

A partir da identificação dos meios de hospedagem e de seus endereços eletrônicos foi enviado e-mail com informações sobre a pesquisa. Como realizado nos destinos anteriores, optou-se por disponibilizar já no primeiro contato um link para resposta ao questionário, caso o empreendimento assim optasse. Esse primeiro contato resultou em uma única resposta direta do questionário, sendo que nenhum agendamento, no entanto, foi

solicitado. Antes da ida a campo foram identificadas aglomerações de empreendimentos a serem pesquisados de forma a orientar as rotas a serem seguidas pelo pesquisador em campo.

A aplicação do instrumento em campo ocorreu entre os dias 08 e 14 de dezembro de 2015. Os respondentes apresentaram uma boa receptividade à pesquisa. Observa-se que poucas foram as ocorrências de negativas de resposta, devendo-se principalmente pelo estabelecimento encontrar-se fechado ou sem uma pessoa responsável para resposta à pesquisa. Novamente nota-se a baixa taxa de resposta a partir de questionários enviados eletronicamente ou em retornos ao estabelecimento. Como resultado da coleta de campo, foram obtidos 52 questionários. Considerando a quantidade de meios de hospedagem inicialmente identificada, essa quantidade representa 55,91% do universo inicialmente mapeado em Penedo. Novamente, o quantitativo de questionários obtidos atendeu à necessidade de questionários demandada pela amostra estratificada da pesquisa. Ressalte-se que as bases de dados utilizadas traziam estimativas para o município de Itatiaia como um todo, de forma que esse percentual pode ser considerado como uma estimativa conservadora para o distrito de Penedo.

Figura 3.4 – Localização Preliminar dos Meios de Hospedagem em Penedo – RJ

3.2.5 Características da Amostra

A Tabela 3.3 apresenta o perfil dos respondentes quanto ao cargo ocupado nas empresas pesquisadas. Pode-se observar que mais de 90% dos respondentes ou ocupavam cargos de gerência (alta ou média) ou eram proprietários nos estabelecimentos pesquisados. A exceção foi o destino de Itatiaia em que 13,36% dos respondentes atuavam há mais de dois anos no estabelecimento, porém não em funções gerenciais.

Tabela 3.3 - Informações sobre os Respondentes

Destino Alta Gerência/ Proprietário Média Gerência Operacional Respostas Total

Bonito 73,17% 19,51% 7,31% 41

Gramado 70,47% 26,66% 2,85% 105

Itatiaia 53,84% 32,69% 13,36% 52

Tiradentes 63,49% 33,33% 3,17% 63

Total Geral 65,90% 28,35% 5,74% 261 Fonte: dados da pesquisa.

A Tabela 3.4 traz informações gerais sobre os empreendimentos pesquisados por destino, bem como da amostra como um todo. Inicialmente foram abordados os dados sobre as características dos empreendimentos. Conforme pode ser observado a partir da Tabela 4.1, os empreendimentos de Gramado possuem em média uma maior quantidade de quartos, maior quantidade de empregados e maior valor médio da diária. Tiradentes é o destino com os meios de hospedagem com ano de início médio mais recente e tem a segunda maior diária média entre os estabelecimentos pesquisados. Adicionalmente, observa-se que Tiradentes dispõe dos menores empreendimentos em termos de quantidade de quartos e de empregados, informação que corrobora a perspectiva de que os serviços de hospedagem do destino não raramente são empresas de pequeno porte ou familiares.

O destino de Itatiaia, embora tenha os estabelecimentos mais antigos e esteja localizada entre os principais centros urbanos emissores de turistas do país (São Paulo e Rio de Janeiro), é o destino com a segunda menor diária média. Por fim, Bonito, embora seja um destino de natureza reconhecido nacionalmente e seja o segundo destino em termos de tamanho médio dos empreendimentos (tanto em quantidade de UH´s quanto em quantidade de empregados), possui a segunda menor diária média.

Tabela 3.4 - Características dos Empreendimentos por Destinos

Destinos Valores Médios

Ano de Inicio Qtd. UH´s Qtd. Empregados Valor Diária

Bonito – MS 2002,9 24,7 11,02 222,83 Gramado – RS 2001,2 36,9 16,56 377,00 Itatiaia – RJ 1997,8 20,1 7,92 253,19 Tiradentes – MG 2003,7 15,8 6,87 311,75 Amostra 2001,4 26,5 11,63 312,36 Fonte: dados da pesquisa.

Outra característica que chama a atenção nos empreendimentos pesquisados é a baixa ocorrência de empresas que façam parte de uma rede ou a uma bandeira de hotéis, restrita a cerca de 10% da amostra pesquisada. Proserpio (2007), ao analisar os impactos do avanço das redes hoteleiras internacionais no mercado brasileiro, identifica a atuação dessas empresas em grandes centros urbanos e regiões metropolitanas, sendo apenas residual sua atuação nos demais destinos, o que explica a ausência das grandes redes hoteleiras nos destinos estudados. Cumpre ainda destacar que as os respondentes que informaram que a empresa participa de uma rede, não raramente se referiam a outros empreendimentos de hospedagem no mesmo destino ou na mesma região, o que permite inferir uma estratégia de ampliação de mercado, seja pela presença mais atuante em um determinado segmento, seja pela oferta de serviços a segmentos de demanda diferentes. A Tabela 3.5 traz informações sobre o quantitativo dos Meios de Hospedagem em rede nos diferentes destinos pesquisados.

Tabela 3.5 – Percentual de Meios de Hospedagem Pertencente a Redes de Hotéis Destino Pertencentes à uma Rede Meios de Hospedagem Hospedagem Pesquisados Total Meios de

Bonito 4 41

Gramado 20 105

Itatiaia 0 52

Tiradentes 2 63

Amostra 26 261