• Nenhum resultado encontrado

6.4 MODO DE OPERAÇÃO DAS TUTORIAS ONLINE

6.4.2 Estratégias de Mediação Didática e as Categorias de Recursos

mediações didáticas, resolvemos, também, fazer o cruzamento dos dados de tais estratégias com as categorias de recursos escolhidos pelos tutores durante estas mediações nas tutorias

online. Entendemos que, além da situação matemática, é relevante identificar quais recursos

os tutores utilizaram durante a operação destes tipos de estratégias para mediar as situações matemáticas propostas pelos estudantes.

Na Tabela 9 podemos verificar a distribuição das estratégias por categoria de recursos utilizados. Vale salientar que, das 10 categorias criadas com base nas observações e leituras flutuantes realizadas nas 18 sessões de chat para indicar as escolhas de recursos por mediação, apenas oito foram identificadas em um dos sete tipos de estratégias de mediação didática desenvolvidos pelos tutores. É importante informar que o chat não aparece nas categorias de recursos utilizados por entendermos que ele é o recurso gerador das tutorias online, sem ele não há tutoria, logo decidimos descrever apenas os recursos que identificamos, além dele.

Tabela 9 – Estratégias de Tutoria por Escolha de Recursos com Total de Mediações Didáticas

Estratégia de Tutoria

Categoria - Recursos Utilizados

Total F A AF AFrR AFR AR FFR FS Cálculo Síncrono 1 1 3 5 Resolução 5 3 8 Comparação e Reprodução 2 3 5 1 11 Dicas de Resolução 5 3 2 1 11 Expositiva 2 5 1 8 Definição 1 1 2 4 Revisão 1 1 Não se aplica 1 1 Total Geral 16 16 10 1 1 3 1 1 49

Legenda: F(recurso fonte), A(recurso avaliativo), Fr(Fórum), R(rascunho), S(software). Fonte: elaborada pela autora.

Para desempenhar a Tutoria de Cálculo Síncrono, verificamos que os tutores preferiam usar três das categorias de recursos apresentadas na Tabela 9: uma mediação com AFrR (o estudante apresenta uma questão do recurso de avaliação (A) e o tutor faz a mediação por meio do fórum (Fr) e do rascunho (R)); outra mediação com AFR (o estudante apresenta uma questão do recurso de avaliação (A) e o tutor faz a mediação por meio de um recurso fonte (F) e do rascunho (R)); e o último caso, três mediações com AR (o estudante apresenta uma questão do recurso de avaliação (A) e o tutor faz a mediação por meio do rascunho (R)). Convém perceber que todas as questões apresentadas pelos estudantes nestas mediações são do questionário avaliativo, logo os tutores não poderiam resolvê-las ou mesmo indicar suas respostas, apenas orientar o cálculo.

Na Tutoria de Resolução (Tabela 9), identificamos oito mediações, das quais em cinco os estudantes propõem uma questão de um recurso-fonte (F) e os tutores não fazem uso de outro recurso, além deste e do chat, para mediar a situação. Esta estratégia de mediação também fez uso da categoria A de recursos. Neste caso, o estudante apresenta questões do recurso avaliativo (A) e os tutores não optam por outro recurso além deste e do chat para mediar. É relevante considerar que, no primeiro caso, provavelmente a estratégia de Tutoria de Resolução destina-se à resolução da questão apresentada pelo estudante, ao contrário do segundo caso, tendo em vista ser uma questão do recurso avaliativo, logo, a questão que o tutor busca resolver é, geralmente, semelhante, muito embora com valores numéricos distintos.

A Tutoria de Comparação e Reprodução (Tabela 9) faz uso de quatro categorias de recursos utilizados, totalizando 11 mediações nas quais a estratégia de mediação foi desenvolvida a partir das seguintes categorias de recursos: duas com F, três com A, cinco com AF e uma com FFR. No primeiro e segundo casos, o tutor aproveita os recursos de onde os estudantes retiram as questões que apresentam no chat para mediá-las por meio da comparação e reprodução de procedimentos.

Entretanto, no terceiro caso, verificamos que o estudante apresenta a situação de um recurso avaliativo e o tutor faz uso de um recurso-fonte para mediar a questão apresentada. Isto ocorre com cinco das onze mediações em que tal estratégia de mediação é utilizada. Neste caso, geralmente o tutor busca no recurso-fonte uma questão semelhante, resolvida ou não, para explicar a estratégia de resolução que servirá para o estudante comparar e resolver aquela sobre a qual tem dúvida.

No último caso, a estratégia de Tutoria de Comparação e Resolução ocorre a partir de uma questão de um recurso-fonte apresentada pelo estudante a qual o tutor resolve mediar através de outro recurso-fonte e do rascunho. Neste caso, o tutor busca outra questão semelhante e, em seu espaço físico, busca resolver a questão num rascunho e no chat vai informando ao estudante o procedimento adotado.

Quanto à Tutoria de Dicas de Resolução (Tabela 9) percebemos que os tutores escolheram quatro categorias de recursos para desenvolver as estratégias de mediação, num total de 11 conversas: cinco com F, três com A, duas com AF e uma com FS. No primeiro, segundo e terceiro casos, as escolhas de recurso dentro das mediações funcionam de forma semelhante à Tutoria de Comparação e Resolução, entretanto, nestes casos, o diferencial fica por conta da estratégia, que é fornecer as dicas de como resolver as situações apresentadas pelos estudantes ou mesmo pelo tutor. Nesta estratégia, verificamos, em apenas uma das mediações, que o tutor, para dar as dicas de resolução, contou com a indicação de um

software (S) a partir da situação, de um recurso-fonte (F), apresentado pelo estudante (Tabela

9).

Na Tutoria expositiva, as categorias de recursos utilizadas foram: F em duas mediações, A em cinco, e AF em apenas uma. Nos dois primeiros casos, o tutor mantém o recurso-fonte (F) e o recurso de avaliação (A), respectivamente, de onde provêm as situações matemáticas, a fim de mediá-las. No terceiro caso, a prática de explicar e exemplificar, comum neste tipo de estratégia, é aplicada a uma situação de um recurso avaliativo (A) por meio de outra que provém de um recurso- fonte (F) apresentada pelo tutor.

Na Tutoria de Definição, em uma única mediação, o tutor busca definir e esclarecer as dúvidas dos estudantes utilizando o mesmo recurso-fonte de onde o estudante retira a questão para apresentar na sessão de chat. A discussão é mantida em torno da mesma questão. Semelhantemente a esta, na Tutoria de Revisão, em apenas uma mediação, o tutor busca revisar, esclarecendo as dúvidas dos estudantes utilizando o mesmo recurso de onde o estudante retira a questão, neste caso, o recurso é de avaliação (A). A discussão é mantida em torno da mesma questão, mas não há resolução destas.

Por fim, a única mediação em que não podemos identificar um modelo de estratégia de resolução apresentava uma situação matemática do recurso de avaliação, o questionário.

6.5 AS ORQUESTRAÇÕES INSTRUMENTAIS DA TUTORIA ONLINE