• Nenhum resultado encontrado

Capitulo 2. Da trajetória de um sujeito (jogador e pesquisador) à história da dramaturgia nos video

2.8 Estratégias dramatúrgicas aliadas às estratégias de mercado

Em 1989 surgiu o Mega Drive dando início à geração 16-bit (WOLF, 2008; UOL..., 2010), . O Mega Drive havia sido lançado pela SEGA no Japão em 1989 e distribuído no Brasil pela Tec Toy a partir de 1990 (TEC TOY, 2010), acompanhava a primeira versão do console, um cartucho com a conversão do arcade Altered Beast.(1989) Segundo aUol Jogos (2010), tratava-se de uma estratégia de marketing da Sega para valorizar o potencial do novo aparelho para conversão de arcades, que àquela época apresentavam melhor desempenho que os aparelhos domésticos.

Em Altered Beast (1989), ao iniciar-se o jogo, Zeus dizia “Rise from your grave!” 19 enquanto a frase completa aparecia por escrito “Command you to rise from your grave and rescue my daghter”20. Essa ordem se referia ao objetivo principal do jogo, resgatar Athena das mãos de Neff, que a havia sequestrado. Ao final de cada fase o jogador encontrava-se com Neff para um combate e antes de transformar-se em um monstro, o antagonista sempre dizia a frase “Welcome to your doom”21, seguida de uma tenebrosa gargalhada. Embora frases curtas como essas em jogos já fossem possíveis desde a segunda geração de consoles, a partir do lançamento do periférico conhecido como Voice Module do Odyssey2, só na quarta geração de consoles esse recurso se tornaria mais comum por uma conjunção de diversos fatores como maior capacidade de armazenamento de dados nos cartuchos, maior capacidade de processamento e de síntese de áudio. Outra dimensão de compreensão entrava em jogo através das entonações dos diálogos.

O principal investimento da Sega, entretanto, foi em um personagem, Sonic. A Sega lançou, o primeiro jogo da série, Sonic the hedgehog, em 1991 para Mega Drive. No natal de 1992 foi lançado Sonic the hedgehog 2 que chegou a abalar a hegemonia da Nintendo nos Estados Unidos e Japão. A partir de então, Sonic, o ouriço azul e muito veloz que a Sega adotou como mascote, passou a concorrer diretamente com o personagem Mario, da Nintendo. Aranha (2004, p. 46) chama atenção para o fato da disputa entre as duas empresas do video game focar mais as características dos seus personagens do que os aspectos tecnológicos envolvidos na produção dos jogos.

O gameplay dos jogos da série é extremamente determinado pela característica principal de Sonic, a alta velocidade. O objetivo de Sonic é derrotar o Dr. Robotinick, um cientista louco que está sequestrando e transformando os animais em robôs a fim de usá-los para dominar o mundo. Em sua jornada, Sonic tem até dez minutos para atravessar cada fase e será bonificado em pontos na proporção inversa do tempo que gastar na fase. Contudo, o jogador pode encontrar outras recompensas se explorar a fase mais cuidadosamente. Há passagens secretas que podem esconder itens valiosos como escudos, sapatos mágicos e vidas extras. É possível ganhar pontos também destruindo os robôs criados por Robotinick espalhados, ao longo da fase ou coletando os diversos

19

Levante do seu túmulo! [Tradução minha]

20 Eu ordeno que você levante do seu túmulo e resgate minha filha. [Tradução minha] 21 Bem vindo à sua perdição! [Tradução minha]

anéis disponíveis no cenário. A estratégia de oferecer recompensas para comportamentos contraditórios se apresenta como um recurso eficaz para gerar conflitos de vontade.

Figura 18: à esquerda Sonic the Hedgehog 2 para Mega Drive; à direita Sonic the Hedgehog 2 para Master System

A série de jogos Sonic fornece amostras da convivência entre consoles de gerações distintas na década de noventa. Embora o primeiro jogo da série seja para Mega Drive, há conversões dos jogos Sonic the hedgehog (1991), Sonic the hedgehog 2 (1992) e Sonic Spinball (1993) para Master System e até um jogo lançado exclusivamente para o console de terceira geração, o Sonic Chaos (1993). É interessante notar que as versões dos jogos da série Sonic para Master System e Mega Drive são propositalmente diferentes. A Sega parece ter investido nos caminhos que mais eram apropriados para os seus consoles, criando situações específicas que exploravam o melhor das possibilidades de cada console. Se em Sonic the Hedgehog 2 (1992) para Mega Drive, a tônica era explorar espaços indo e voltando do início ao fim de cada fase explorando os caminhos múltiplos do cenários, na conversão para Master System, escolhido um caminho era pouco provável que na mesma sessão de jogo se conhecesse o outro, em contrapartida surgiam veículos exclusivos como uma asa-delta e carrinhos de mineração que tornavam a trajetória entusiasmante e ao mesmo tempo justificava a impossibilidade de voltar ao princípio da fase. Além disso, no Mega Drive, Tails, uma raposa de duas caldas que Sonic tem como amigo, pode acompanhá-lo durante toda a trajetória (se esta for a escolha do jogador, pois também é possível jogar apenas com um ou outro personagem), enquanto que no Master System Tails aparece apenas nos quadros estáticos que precedem cada fase.

Quadro 4: Especificações técnicas de consoles de terceira e quarta geração

Geração Terceira quarta

Ano 1983 1985 1988 1990

Console NES Master System Mega SNES

País JAP JAP JAP JAP

Fabricante Nintendo Sega Sega Nintendo

CPU 8 bits 8 bits 3.58MHz 16 bits,

7,67 MHz22 16 bits 3.58 MHz Memória 2KB RAM 2KB VRAM 256B sprite RAM 256B palette RAM 8KB RAM 16KB VRAM 64KB RAM 64KB VRAM 64 KB RAM 74 KB VRAM 2 KB ARAM

Mídia Cartucho Cartucho Cartucho

CD23

Cartucho

Tamanho dos jogos

512 KB Max 256KB Max 4MB 48MB

Vídeo 64 sprites (8 por

scanline) 256x240 pixels, 25 cores simultâneas 53 cores disponíveis

64 sprites (8 por scanline) 256x240 pixels 32 cores simultâneas 64 cores disponíveis 320× 224 pixels 64 cores simultâneas 512 cores disponíveis 512× 448 pixels 256 cores simultâneas 32768 cores disponíveis

Áudio Mono Mono Stereo Stereo

Controle

principal Joypad

Joypad Joypad Joypad

Embora haja outros jogos que utilizem personagens coadjuvantes acompanhando os protagonistas, vale a pena destacar o comportamento da raposa de duas caudas no segundo jogo de Sonic no Mega Drive, pois é um bom exemplo do uso da tecnologia a serviço da maior solidez dramatúrgica em um video game. Tails acompanha o ouriço azul sempre que pode, mas Sonic atinge velocidades maiores que o seu amigo e, nesse caso, a raposa fica para trás. Se isso acontecer assim que Sonic reduzir à velocidade, Tails retorna pelo ar, usando suas duas caudas como as hélices de um helicóptero. Quando o jogador deixa de movimentar Sonic, o ouriço azul espera impaciente por novos comandos, enquanto Tails movimenta-se indicando o sentido para o qual a ação está orientada, indo e voltando, sem abandonar Sonic. Essas atividades baseadas em comportamentos determinados por “quando” e “se” (palavras chaves para a programação) se apresentam como signos que caracterizam os personagens e constroem uma relação entre eles.

22 O mega dispunha também de um processador secundário para áudio de 8 bits, 358 MHz 23 Com o periférico SegaCD