• Nenhum resultado encontrado

Capitulo 2. Da trajetória de um sujeito (jogador e pesquisador) à história da dramaturgia nos video

2.7 Outros rumos para a adaptação

A intertextualidade como recurso dramatúrgico também prosseguia em suas formas já vistas antes na geração anterior de consoles, entretanto, mais elaboradas. A convergência midiática estimulava o desenvolvimento de novas estratégias rumo ao amadurecimento do conceito de narrativa transmídia. Foram bem sucedidos no mercado brasileiro jogos que traziam narrativas advindas do cinema e dos quadrinhos para o universo dos video games. Castle of Illusion (1990), estrelando Mikey Mouse, e Indiana Jones and the last crusade (1990) foram os dois jogos desse tipo mais comercializados no Brasil. Cada um deles apostava em um caminho diferente para trazer para o universo dos jogos as aventuras de seus protagonistas.

O game Indiana Jones and the last crusade (1990) segue os passos do herói no filme homônimo, simplificando o enredo e desenvolvendo os desafios encontrados no filme em episódios, sem necessariamente costurá-los com uma lógica causal. No filme, o jovem Indy, em uma excursão da sua escola, vê saqueadores roubarem a Cruz do Coronado em uma escavação, ele toma a cruz dos saqueadores em um momento de distração dos ladrões. Os bandidos perseguem o rapaz, sem demorar muito tempo na caverna, Indy corre até encontrar um trem de circo no qual a perseguição continua. Embora tenha conseguido fugir dos bandidos, quando encontra com o xerife da cidade esperançoso de que o artefato seja encaminhado a um museu, o representante da lei oferece-lhe uma perspectiva dos fatos em que o herói é o ladrão da valiosa cruz de ouro pertencente a um abastado cidadão e o rapaz vê-se obrigado a devolvê-la. Anos depois, Indiana Jones, já adulto e professor de arqueologia, retoma o artefato em uma aventura em alto mar e o entrega ao representante de um museu. Todos esses acontecimentos se desenrolam em um momento de apresentação do universo de Indiana Jones: a última cruzada efetivamente irá começar quando Indiana descobre que seu pai desapareceu em busca do santo graal. O que seria no filme esse momento de apresentação, no jogo segue uma lógica episódica. A primeira e a segunda fase do jogo fazem referência ao momento em que Indy, portando a cruz do Coronado, é perseguido pelos bandidos. A primeira fase dilata o período que Indy passa na caverna, transformando esse episódio em uma jornada do arqueólogo-aventureiro em busca da cruz em uma mina cheia de bandidos. A segunda fase do jogo se concentra no episódio do trem,

Indy deve atravessar os diversos vagões saltando sobre animais e vencendo bandidos com socos ou seu chicote. Sem nenhuma referência à mudança de idade do herói ou ao início da jornada em busca do pai desaparecido e ao Santo Graal, a terceira fase do jogo se passa em uma catacumba semelhante ao local onde Indy acharia no filme uma das pistas para o cálice sagrado, o escudo de um cavaleiro que teria encontrado o graal e retornado, deixando um dos seus irmãos como guardião do cálice. No filme Indy percorre as catacumbas sob uma biblioteca em Veneza acompanhado da doutora Shneider, antiga parceira de seu pai, e encontra o escudo que dá a indicação final de onde o cálice está escondido. No jogo, Indiana Jones percorre sozinho as catacumbas e o escudo é a finalidade da terceira fase e nada mais. A quarta fase do jogo se passa no castelo de Brunwald, onde o pai de Indy estaria aprisionado por Nazistas. O instante em que Indiana Jones, no filme, salta de uma janela para outra do castelo a fim de entrar no cômodo onde seu pai é mantido refém transforma-se numa longa escalada pelas paredes do castelo no jogo. Enquanto isso, toda a sequência de perseguição aos Jones até que ambos consigam embarcar num dirigível é suprimida. A quinta fase passa-se no dirigível. Indy, sozinho, ao contrário do filme em que já está acompanhado pelo pai, procura por um avião para fugir de lá. Na sexta e última fase, Indiana Jones está prestes a encontrar o santo graal e deve superar uma série de armadilhas até poder pegar o cálice. Ao concluir a última fase, aparece na tela de fim de jogo a única referência ao pai do herói, uma imagem em que os dois aparecem juntos. No filme, o pai de Indy é mortalmente ferido pelo homem que havia contratado os seus serviços anteriormente, a fim de que Indiana Jones seja forçado a ultrapassar todas as armadilhas em busca do cálice que pode salvar o seu genitor.

Castle of Ilusion, assume uma estratégia diferente da encontrada em Indiana Jones the last crusade, pois, aposta em um personagem conhecido do cinema de animação em uma nova história. Nesse jogo, Minie foi sequestrada pela bruxa Mizrabel e Mikey deve resgatá-la. Contudo, para vencer a bruxa, ele deve pegar as sete gemas do arco-íris que são protegidas pelos mestres da ilusão no interior do castelo da ilusão. Parte da exposição do conflito se dá através da narração através de texto escrito entremeada por ilustrações. Esse primeiro momento informa ao jogador sobre o sequestro de Minie, antes de o jogo começar. Soma-se a isso uma curta animação com diálogos escritos à porta do castelo em que um ancião informa a Mikey sobre as gemas e os mestres da ilusão. Durante o jogo, Mikey atravessas cinco salas do castelo em busca das sete gemas necessárias para chegar até Mizrabel e vencê-la. Com auxílio das gemas que se

transformam em um arco-íris sobre o qual se pode andar, Mikey chega até as regiões mais altas do castelo onde atravessará os últimos estágios, encontrará Mizrabel para vencê-la e resgatar Minie.

É importante notar que tanto estratégias de Castle of illusion (1990) e de Indiana Jones and the last cruzade (1990), reaparecerão no futuro mais amadurecidos em exemplos de narrativa transmídia. No item 2.12 do presente trabalho, apresento os jogos 007 Gondeneye (1997) e 007 Tomorrow Never Dies que como no jogo de Indiana Jones, dialogam diretamente com um filme que o precede. Há também o caso de Resident Evil, série de jogos, que origina uma série de filmes. Algumas das obras cinematográficas desenvolvem o universo ficcional dos jogos criando novas narrativas, assim como Castle of Illusion é apresenta uma história original dentro de um universo ficcional pré-estabelecido.

Outro episódio importante da adaptação de universos ficcionais de outras mídias para o Master System é o caso dos jogos produzidos pela Tec Toy a partir de narrativas brasileiras ou que fossem familiares ao público local, como os jogos da turma da Mônica e do Chapolin. Em ambos os casos foram produzidos jogos com base em títulos internacionais dos quais a Tec Toy possuía licença.

“Todo o cenário, movimentos e animações dos personagens deste primeiro game produzido no Brasil foram criados pelos Estúdios Maurício de Souza. Já os trabalhos de produção e programação do cartucho ficaram por conta da Tec Toy.” (VIDEOGAME, 1991a, p.44)

Embora a revista Videogame apresente “Mônica no Castelo do dragão” como um jogo genuinamente nacional, não é difícil verificar que na verdade se trata de um jogo quase que completamente idêntico ao Wonder Boy 2 – Wonder boy in Monsterland. Apenas foram substituídos os personagens principais da trama pelos personagens da turma da Mônica, sendo que se mantiveram os personagens secundários de Wonder Boy. Os diálogos de Wonder Boy também foram substituídos por réplicas relacionadas à narrativa criada para o jogo da Mônica, em que o Capitão Feio estaria usando um dragão para poluir o mundo.

Figura 17: acima imagens de Mônica do Castelo do Dragão; abaixo imagens de Wonder Boy.

O caso de Mônica no Master System lembra o lançamento de Halloween do Atari 2600 como Sexta-feira 13 no Brasil. Há, contudo, nos casos dos jogos lançados pela Tec Toy um maior cuidado com a substituição de signos que apontem para o universo ficcional original, até porque com maior qualidade gráfica e a presença de diálogos, seria pouco provável que os jogadores não percebessem a manobra do distribuidor que apenas mudasse o título do jogo. Chapolin contra o Drácula segue a mesma estratégia de Mônica no Castelo do Dragão. O jogo base é Ghost house que tem o seu personagem principal substituído por Chapolin. Há ainda uma adaptação de Teddy Boy com o personagem Geraldinho do cartunista Glauco.