• Nenhum resultado encontrado

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

6.3 ESTRATIFICAÇÃO DA AMOSTRA

Após seleção da amostra baseada nos critérios de inclusão e exclusão descritos, procedeu- se sua estratificação.

Os 09 Hospitais de Ensino selecionados foram estratificados de acordo com a sua estrutura administrativa por aplicação da tipologia das Entidades Administrativas Públicas (Capítulo III), ou seja, nas definições dadas às entidades públicas pelo Decreto-lei 200 de 25 de fevereiro de 1967 (BRASIL, 1967), que regulamenta a Administração Direta e a Administração Indireta e pelas Leis Federais de nº 9.637, de 15 de maio de 1998 e de nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004, que criaram os novos arranjos institucionais para a prestação de serviços pelo Estado, respectivamente as Organizações Sociais e a Parceria Público-privada.

Em cada momento histórico, o Estado incorpora por meio de seus atores políticos as nuances ideológicas e as novas abordagens teóricas presentes na sociedade, especialmente quando se trata de um Estado democrático. Essas inovações incorporadas são refletidas nas mudanças na legislatura e nas políticas públicas de modo que a administração pública brasileira é caracterizada pelo exercício das suas funções dentro daquilo que é permitido em lei (COSTIN, 2010). Partindo dessa premissa, a opção foi de fundamentar a classificação das estruturas administrativas deste trabalho em um marco regulatório-legal nacional, ante a fundamentá-la em um referencial teórico internacionalmente chancelado. Objetivou-se com isso garantir maior aderência das estruturas identificadas no estudo com o mundo empírico da administração pública brasileira, ao mesmo tempo em que se desfrutou da sincronia com as conceituações teóricas implícitas nas leis.

Adaptações de nomenclatura, entretanto, podem ser necessárias para uma perfeita equivalência da classificação baseada em um marco regulatório-legal com classificações baseadas exclusivamente em abordagens teóricas. Mudanças legais posteriores a publicação deste trabalho, nuances de tipos híbridos ou mesmo estruturas administrativas de surgimento recente podem, também, tornar a categorização assumida ultrapassada.

As Entidades Administrativas Públicas possíveis, para fins deste trabalho, foram os seguintes: 1) Administração Direta; 2) Autarquia; 3) Fundação; 4) Empresa Pública; 5) Organização Social; e 6) Parceria Público-privada.

A tabela abaixo (Tabela 3) resume o processo de estratificação da amostra.

Tabela 3 – Processo de estratificação da amostra por tipos de entidades administrativas públicas.

AMOSTRA FINAL 09 Administração Direta 02 Autarquia 03 Fundação 00 Empresa Pública 00 Organização Social 04 Parceria Público-privada 00

Não foram encontrados: a) hospitais de ensino do tipo Fundação; b) hospitais de ensino do tipo Empresa Pública; nem c) hospitais de ensino sob a modalidade de Parcerias Público- privadas.

Com relação ao modelo de gestão fundacional, merece destaque neste momento breve detalhamento. Conforme anteriormente mencionado, conceitua-se Fundação como uma entidade administrativa pública dotada de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, assim como a Autarquia, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades integrantes da máquina estatal, atividades essas escolhidas pelo próprio poder público (BRASIL, 1967; COSTIN, 2010). Há no grupo de hospitais estudado aqueles que têm suporte de fundações para contratação de recursos humanos ou complementação da remuneração desses, bem como para a prestação de serviços em atividades-meio, como Nutrição e Dietética, Higienização, Segurança, entre outras. As fundações são nesses casos denominadas Fundações de Apoio. Não há no grupo estudado, entretanto, hospitais que possam ser classificados como entidade administrativa fundacional, de acordo com

os critérios adotados neste trabalho, e que tenham autorização legal para exercício de toda a administração do hospital.

6.3.1 Os grupos de estudo

Foram assim definidos três grupos de estudo: 1) Hospitais da Administração Direta; 2) Hospitais da Administração Indireta sob a modalidade de Autarquia, doravante denominado simplesmente Autarquia; e 3) Hospitais sob a modalidade de Organizações Sociais, doravante denominados simplesmente Organizações Sociais.

A Administração Direta é constituída pelos serviços integrados à estrutura administrativa da Presidência da República, das unidades da federação e dos Ministérios (BRASIL, 1967). Os hospitais da Administração Direta, portanto, são geridos diretamente pelo Ministério da Saúde, pelas secretarias estaduais de saúde ou pelas secretarias municipais. Em consonância com os critérios de inclusão e exclusão, no grupo em estudo havia apenas hospitais da Administração Direta Estadual, não havendo hospitais da Administração Direta Federal, nem hospitais da Administração Direta das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

O grupo de hospitais da Administração Direta, Grupo ADD, foi composto por 02 hospitais, representados pelas siglas H1 e H2.

Autarquia trata-se de serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada (Brasil, 1967). Em consonância com os critérios de inclusão e exclusão, no grupo em estudo havia apenas Autarquias Estaduais, não havendo Autarquias Federais nem Municipais.

O grupo das Autarquias, Grupo AUT, foi composto por 03 hospitais, representados pelas siglas H3, H4 e H5.

As Organizações Sociais são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico,

à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde, qualificadas como organizações sociais pelo poder público mediante atendimento de requisitos específicos definidos em lei (BRASIL, 1998).

O grupo das Organizações Sociais, Grupo OSS, foi composto por 04 hospitais, representados pelas siglas H6, H7, H8 e H9.

A tabela-resumo a seguir (Tabela 4) apresenta a associação entre entidades administrativas, grupos de estudo e hospitais utilizada na análise e apresentação dos resultados deste trabalho.

Tabela 4 – Tabela-resumo das entidades administrativas, grupos de estudo e hospitais estudados na amostra.

Modelo de Gestão Grupo de Estudo Hospitais Estudados

Administração Direta Grupo ADD H1

H2

Autarquia Grupo AUT H3

H4 H5

Organizações Sociais Grupo OSS H6

H7 H8 H9