• Nenhum resultado encontrado

Estruturação das questões associadas à ética em marketing

2.2. ÉTICA EM MARKETING

2.2.3. Estruturação das questões associadas à ética em marketing

Visando a organização e estruturação da ética em marketing, vários fra- mes surgiram e continuam em construção, com o intuito de fornecer uma visualiza- ção de quais aspectos do marketing possuem dimensões éticas (HUNT; VITELL, 1986; FUKUKAWA, 2003; LACZNIAK; MURPHY, 2006; NILL; SCHIBROWSKY, 2007). Como foi mencionado na introdução deste trabalho, optou-se aqui por apre- sentar, meramente para fins de informação, a visão proposta por Nill e Schibrowsky (2007), que desenvolveram um esquema de categorização para a pesquisa de ética em marketing.

Segundo estes autores, a literatura no campo em análise pode ser cate- gorizada de várias formas, porém, de maneira geral, tem sido dividida de forma des- critiva/positiva (direcionada à descrição ou explicação de atividades e processos de marketing eticamente relevantes) ou prescritiva/normativa (direcionada à orientação do que é eticamente certo ou errado), ou ainda em nível macro (atividades de mar- keting eticamente relevantes para grupos de consumidores, sociedade e sistema de marketing) ou micro (foco em dilemas éticos vivenciados entre indivíduos e empre- sas) de acordo com a percepção de cada autor.

Dentro das contribuições descritivas em ética em marketing se encaixam aquelas que visam descrever, explicar, entender e possivelmente predizer ativida- des, processos e fenômenos eticamente relevantes (NILL; SCHIBROWSKY, 2007). Os autores incluem aqui como exemplo os modelos de tomada de decisão ética de Hunt e Vitell (1986), Ferrel e Gresham (1985) e Jones (1991), que serão detalhados no item 2.3. Por outro lado iniciativas que buscam prescrever como as atividades de

marketing devem ser operadas em conformidade com pressupostos éticos, se en- caixam na perspectiva normativa.

A categorização micro versus macro foi baseada no nível de agregação, ou seja, de abrangência que as atividades de marketing atingem. Assim, o nível mi- cro diz respeito a um baixo nível de agregação envolvendo questões éticas relevan- tes ou dilemas enfrentados em um plano mais restrito a um indivíduo, uma organiza- ção individual, um lar. Enquanto, o macro sugere um alto nível de agregação, em que o impacto das decisões de natureza ética atinge um contingente muito mais abrangente, tais como grupos de consumidores, a sociedade, e sistemas de marke- ting. Tópicos como o papel geral da ética em marketing em uma empresa livre e a relação entre lei e ética, são citados pelos próprios autores como exemplos.

• Como as empresas

definemsua

responsabilidade ética ? • Como as empresas

deveriamdefinir sua responsabilidade ética?

• Qual é o impacto da lei em ética em marketing? • Qual deveria ser a

relação entre lei e ética?

M i c r o

M a c r o

P O S I T I V o N O R M A T I V o

Figura 1 – Esquema de Categorização de Nill e Schibrovsky (2007) Fonte: Elaborada pela autora

A Figura 1 ilustra a visão proposta por Nill e Schibrovski (2007). Nesta, os dois círculos ilustram as dimensões micro e macro, sendo que a sobreposição indica a ideia de que questões micro estão sempre inseridas em um contexto macro. Em- bora as questões micro e macro tenham sido apresentadas pelos autores em um quadro de forma paralela, acredita-se que a disposição das questões tal como pro- postas na figura é mais conveniente para traduzir a ideia de que toda questão micro está contextualizada na dimensão macro. Já a divisão dos círculos em dois lados (direito e esquerdo) corresponde às possibilidades de classificação das questões

éticas em normativas e positivas respectivamente. Assim, é possível identificar na Figura 1, quatro alternativas de classificação: macro-normativa, macro-positiva, mi- cro-normativa e micro-positiva. Para cada uma destas possibilidades foi apresentada uma questão ética correspondente, a título de exemplo.

DIMENSÕES DA REFLEXÃO EXEMPLO (S) DE QUESTÕES ASSOCIADAS

Dimensões por Área Funcional

1. Produto Venda de produtos potencialmente perigosos, com mau funcio-namento, ou ambientalmente prejudiciais.

2. Preço Valor justo, preços predatórios, dumping

3. Praça Problemas com os intermediários do canal de distribuição.

4. Promoção Manipulação dos consumidores (no sentido de comprar o que não necessitam ou não podem). Dimensões por Subdisciplina

5. Vendas Manipulação e táticas de vendas prejudiciais ao consumidor

6. Consumidor Tomada de decisão ética por parte do consumidor

7. Internacional Problemas provenientes de choques culturais, pelo conflito de leis e costumes. 8. Educação ética em marketing Profissionais e estudantes de marketing deveriam ou não rece-ber treinamento para agir de forma mais ética? 9. Pesquisa em marketing Quais são (ou quais deveriam ser) as responsabilidades dos profissionais de ética na condução de pesquisas de marketing? 10. Marketing Social Quais são as necessidades de considerações específicas para lidar com o marketing social? 11. Internet Privacidade e segurança da informação dos diversos envolvidos na troca. 12. Lei e Ética Como é (ou como deveria ser) a relação entre lei e ética?

Tópicos Específicos

13. Ética e Sociedade Quais são (ou quais deveriam ser) as implicações da ética para a habilidade ou inabilidade dos profissionais de marketing na solução de problemas societais?

14. Tomada de decisão ética Como os profissionais de marketing tomam (ou como deveriam tomar) decisões de uma perspectiva ética? 15. Responsabilidade ética com

relação aos stakeholders Quais as responsabilidades éticas dos profissionais de marke-ting com seus stakeholders?

16. Valores éticos A quais valores éticos os profissionais de marketing estão ou deveriam estar aderindo? Como podem ser mensurados os valores éticos?

17. Geração e definição de normas éticas

Como ética é (ou deveria ser) definida? Como valores éticos relevantes para os profissionais de marketing podem ser gera- dos?

18. Implementação da ética em

marketing Como é (ou como deveria ser) implementada a ética em marke-ting no processo de tomada de decisão?

19. Ética e Religião Qual o impacto que a religião e os valores religiosos tem (ou deveriam ter) na ética em marketing? 20. Discriminação e Assédio Como ética em marketing lida (ou deveria lidar) com problemas relacionados à discriminação e assédio? 21. Marketing Verde Quais os desafios da ética em marketing na proteção do meio ambiente? 22. Vulnerabilidade do consu-

midor Quais os desafios éticos no tratamento de consumidores vulne-ráveis? Quadro 3 – Dimensões da Reflexão de Ética em Marketing segundo Nill e Schibrowsky (2007)

Partindo desse esquema de categorização, o presente estudo se enqua- draria na classificação macro-positivo, macro por investigar o grupo de consumido- res e positivo, por procurar descrever seu comportamento ético ampliado (RSCons).

Nill e Schibrowsky (2007) propõem ainda uma segunda classificação para pesquisas em ética em marketing, agora, de acordo com os tópicos temáticos trata- dos. No Quadro 3, que expõe essa segunda proposta, é possível distinguir as di- mensões da reflexão ética em marketing a partir de três grandes grupos: por área funcional, por subdisciplina e por tópicos específicos, bem como exemplos de ques- tões associadas a cada uma das dimensões sugeridas pelos autores.

É importante notar, tanto no Quadro 1 quanto no Quadro 2, que a maior parte da literatura em geral desenvolveu questões éticas com o foco no ofertante. Poucos estudos têm investigado questões éticas sob a perspectiva do consumidor (VITELL; PAOLILLO, 2003; SWAIDAN; RAWWAS; AL-KHATIB, 2004; BRUNK, 2009).

É importante notar, tanto no Quadro 1 quanto no Quadro 2, que a maior parte da literatura em geral desenvolveu questões éticas com o foco no ofertante. Poucos estudos têm investigado questões éticas sob a perspectiva do consumidor (VITELL; PAOLILLO, 2003; SWAIDAN; RAWWAS; AL-KHATIB, 2004; BRUNK, 2009). Contudo, nesta classificação (Quadro 2) Nill e Schibrowski já consideraram a dimensão de consumidor, na qual agrupa questões relacionadas à tomada de deci- são por parte desse agente, e é justamente dentro desta subdisciplina que este es- tudo está inserido. Essa discussão será retomada em mais detalhes no tópico 2.4, tendo em vista a necessidade de aprofundamento em virtude de ser este o foco des- te trabalho.

No entanto, não é unanimidade que ética em marketing teria tanto poten- cial como defendido pelos autores aqui mencionados, como veremos no item a se- guir.