• Nenhum resultado encontrado

Capítulo n Introdução

1.5 Estrutura da Dissertação

rocurou-se organizar o presente trabalho de dissertação de modo a permitir o entendimento conceitual do problema do PET a multiestágios de tempo.

Assim, no Capítulo 2 é apresentada, inicialmente, uma revisão bibliográfica das di-versas metodologias investigadas para resolver o problema do PET a multiestágios de tem-po, destacando-se as abordagens utilizadas, os avanços nas últimas três décadas e as prin-cipais constatações extraídas da análise.

Em seguida são apresentadas, de forma bastante detalhada, duas abordagens meto-dológicas de solução do PET a multiestágios de tempo, executadas através de conceitos puramente determinísticos.

A primeira consiste na forma tradicional de planejar a rede de transmissão, contando com a participação e a experiência do especialista para definir as configurações evolutivas que resultam no menor custo total. Já segunda propõe um modelo computacional de sínte-se de rede, em substituição a experiência do especialista, para definir a sínte-seqüência de adi-ções de reforços ao longo do período de estudo.

Finalmente é feita uma análise crítica comparativa das duas abordagens, dando ênfa-se aos comportamentos dos modelos utilizados para repreênfa-sentação da rede de transmissão, aos critérios de adições de reforços e as regras de decisão adotadas para seleção da AET de menor custo total.

No Capítulo 3 são tratados os conceitos estocásticos de representação das falhas e das cargas aplicados ao problema do PET a multiestágios de tempo, explicando-se de forma detalhada, cada procedimento que constitui o processo de busca da solução de menor custo total mediante a execução de duas abordagens probabilísticas distintas, denominadas de:

Â

Abordagem Baseada em Índices de Confiabilidade - ABIC;

Â

Abordagem Baseada no Valor Econômico da Confiabilidade – ABVC.

A primeira abordagem faz uso de um limite mínimo aceitável para o nível de confiabi-lidade da rede de transmissão para definição da seqüência de adições dos reforços de transmissão ao longo do período de estudo.

Já segunda leva em consideração os custos decorrentes das interrupções de forneci-mento de energia (valor da confiabilidade) na regra de decisão adotada para minimização do custo total. Com esta concepção, o problema passou a ser a determinação de qual a melhor AET (a de menor custo total) diante de tendências antagônicas, ou seja, minimizar os custos de investimentos mais perdas ativas e maximizar o nível de confiabilidade de a-tendimento ao crescimento do mercado de energia elétrica.

Em razão da filosofia utilizada pela ABVC o parâmetro de relevância passou a ser o estabelecimento do valor do custo de interrupção de fornecimento. Neste sentido, é feito um resumo dos métodos para o cálculo dos custos de interrupções.

O Capítulo 4 apresenta uma estrutura matemática composta de procedimentos e de um conjunto de modelos, de métodos, de critérios e de regras de decisão que visam permi-tir ao planejador estabelecer um meio de comunicação eficiente entre a rede de transmis-são e o mercado de energia elétrica.

Esta estrutura, de largo espectro conceitual, foi denominada neste trabalho de disser-tação de Abordagem Baseada em Trade-off e Indicador de Mérito Econômico - ABTI, e se constitui na linha metodológica proposta para a definição da seqüência ótima de adições de reforços, diante das exigências impostas pela nova indústria de energia elétrica.

Neste sentido são apresentados, inclusive com ilustração gráfica, os fundamentos teó-ricos dos seguintes modelos e critérios utilizados pela ABTI:

Â

Modelos de Índices de confiabilidade e potências de perdas ativas equivalentes;

Â

Modelos dos custos incorridos pelo sistema de transmissão e dos custos incorri-dos pelos consumidores;

Â

Modelo e Critério de Parada de Postergação – CPPR, para reduzir ramos da Árvore de Configurações Evolutivas – ACE gerada pelo processo combinatorial;

Â

Modelo do Indicador de Mérito Econômico - IME e o critério de hierarquização das configurações evolutivas dos sistemas intermediários, denominados de I

t S ;

Â

Modelo de pesquisa do Conjunto de Decisão - CD, formado pelas AET pertencen-tes à Fronteira de Eficiência Econômica - FEE;

Chama-se a atenção de que, outros conceitos importantes, relacionados à determina-ção dos índices de confiabilidade, ao método de avaliadetermina-ção de confiabilidade via enumeradetermina-ção de estados e ao modelo computacional NH2, o qual é utilizado para obtenção dos índices de confiabilidade da rede de transmissão, também são descritos em detalhe neste capítulo.

OCapítulo 5 relata as aplicações dos modelos, dos critérios e das regras de decisões que compõem a ABTI para otimização da seqüência de adições de reforços de transmissão previstos para a área Leste da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF, envol-vendo todas as etapas preconizadas no capítulo 4, discutindo e descreenvol-vendo como foram:

Â

Obtidos os sistemas de referência superior, representado pelo símbolo RS

t

S e de referência inferior, representado pelo símbolo RI

t S ;

Â

Formuladas e hierarquizadas todas as configurações evolutivas dos sistemas in-termediários;

Â

Obtida a curva de Trade-off CTOTeq x EENSeq e a FEE;

Â

Obtida a AET ótima do ponto de vista do Trade-off CTOTeq x EENSeq.

Apresenta ainda o perfil da CHESF, as principais características da área Leste, os da-dos utilizada-dos e as considerações adotadas para representação e simulação da rede de transmissão com respeito a:

Â

Limites de carregamentos de linhas de transmissão e equipamentos;

Â

Modelo de curva de carga;

Â

Indisponibilidades dos componentes da rede de transmissão;

Â

Projeção do crescimento do mercado de energia elétrica;

Â

Custos dos equipamentos e das linhas de transmissão.

Finalmente, no Capítulo 6 apresentam-se as principais constatações deste trabalho de dissertação e sugestões de desenvolvimentos de trabalhos futuros que podem ser de-senvolvidos a partir dos inúmeros conceitos contidos na ABTI.

Dentre eles, destaca-se a sugestão do desenvolvimento de um Ambiente de Plane-jamento da Transmissão baseado na utilização conjunta do método do Minimax Regret, do método de Multiplicadores de Lagrange de circuitos e barramentos, do Valor da Confia-bilidade e do indicador de mérito econômico.