• Nenhum resultado encontrado

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.6 FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTA ROSA (FUMSSAR)

2.6.2 A estrutura da FUMSSAR

A FUMSSAR, a partir de sua constituição é responsável pela elaboração das políticas de saúde locais, o planejamento, a organização, a execução, a avaliação e o controle das ações e serviços de saúde no seu espaço de ação, ou seja, ela é a responsável pela saúde dos santa- rosenses (FUMSSAR, 2013).

O negócio da FUMSSAR é prestar cuidados de saúde na busca de integralidade no município de Santa Rosa. Sua missão é melhorar a qualidade de vida da população através de políticas públicas que assegurem o desenvolvimento de ações e serviços, de acordo com as necessidades da população, com a participação da comunidade e embasada nos princípios do Sistema Único de Saúde. Sua visão de futuro é tornar-se reconhecida pelas ações e serviços de saúde prestados, buscando a participação da comunidade e dos trabalhadores da saúde no compromisso com a excelência como instituição pública (FUMSSAR, 2018c).

Possui como objetivos (FUMSSAR, 2018c):

- Prestar cuidado qualificado em saúde no município de Santa Rosa, através da execução da política municipal de saúde, utilizando-se do planejamento participativo e sistemático das ações a serem executadas, dos serviços prestados, bem como, as articulações das referências para encaminhamentos aos níveis complementares conforme a necessidade dos usuários;

- Organizar as ações administrativas, a fim de atingir os objetivos propostos com eficiência e eficácia;

- Racionalizar ações para o desenvolvimento de um trabalho harmonioso e de qualidade, incentivando os profissionais, funcionários, gestores da área da saúde a organizarem e desenvolverem ações permanentes e transformadoras.

A nomeação ou exoneração do presidente e dos diretores da FUMSSAR é realizada pelo Prefeito Municipal. O município supervisiona a Fundação, com o intuito de fazer cumprir os objetivos públicos para os quais ela foi constituída. Como dispõe de posição jurídica equivalente à da administração direta, faz uso das mesmas prerrogativas genéricas, poderes e sujeições que se submetem o município. A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa possui presunção de legitimidade, exigibilidade e executividade, assim como, a quaisquer atos administrativosprovidosdesta propriedade (FUMSSAR, 2014).

A FUMSSAR está organizada de modo que possui quatro departamentos principais os quais são: Gestão da Rede Complementar de Saúde, Gestão da Atenção Básica à Saúde, Gestão Administrativa e Gestão Estratégica e Participativa (FUMSSAR, 2018a). A seguir, o organograma da instituição:

Figura 4 - Organograma FUMSSAR

Fonte: FUMSSAR, 2018a15.

Atualmente, a Fundação possui 417 funcionários, destes 120 são celetistas (ocupam emprego público), 7 ocupam cargos comissionados e 290 são efetivos (estatutários) (FUMSSAR, 2018b).

15 Disponível em: < http://www.fumssar.com.br/wp-content/uploads/2016/07/organograma-fumssar-2016.png>.

O seu nível estratégico é formado pela Presidência, Departamento de Gestão da Rede Complementar à Saúde, Departamento de Gestão da Atenção Primária à Saúde, Departamento de Gestão Administrativa, e Departamento de Gestão Estratégica e Participativa. Os três primeiros departamentos estão ligados diretamente a instituições que são geridas pela FUMSSAR, mas que, muitas vezes, não estão no mesmo prédio físico que a mesma.

O nível tático é composto pelos gerentes, coordenadores e chefes de setores da Fundação e das organizações administradas pela mesma. E o nível operacional são todos os demais profissionais, por exemplo, o agente administrativo que trabalha no prédio administrativo da FUMSSAR, e o técnico de enfermagem que trabalha na Unidade Básica de Saúde.

Em Santa Rosa, a divisão do território por distritos busca o cuidado territorializado, onde equipes multiprofissionais são responsáveis pelo cuidado de determinado grupo de cidadãos. As ações e serviços de saúde objetivam o cuidado individual e coletivo sob o ponto de vista de cuidado da família e da coletividade (FUMSSAR, 2013).

Na estrutura da FUMSSAR, o departamento que é responsável pelas Unidades de Saúde é o Departamento de Gestão da Atenção Primária à Saúde (DGAPS). As Unidades Básicas de Saúde no município são 17, possuindo ainda 3 unidades avançadas na zona rural (FUMSSAR, 2018a).

A gestão participativa vem sendo construída e desenvolvida pela FUMSSAR. Foram constituídos espaços para reuniões periódicas, onde são abordados assuntos administrativos, assistenciais e de gestão dos processos. Alguns exemplos são as reuniões semanais de equipe, as reuniões das categorias profissionais e das comissões para discussão de temas específicos (FUMSSAR, 2013).

Destaca-se também a elaboração de Protocolos Técnico-assistenciais, que são ferramentas científicas de qualificação técnica usadas no dia a dia das equipes. Fundamentação para condutas padronizadas dentro das Linhas de Cuidado, seguidas como prioritárias pelo município. São resultado da análise entre o conhecimento teórico e planejamento/programação, avaliação, epidemiologia e clínica (FUMSSAR, 2013).

Através do cuidado integral à saúde e à humanização no SUS, é possível a estruturação da autonomia das pessoas como cidadãs, como usuárias do sistema de saúde e como ponto central de todo o processo de organização dos procedimentos, pois viabiliza a união entre a necessidade e o desejo da população com os fundamentos e orientações institucionais. Em razão disto, estas são consideradas políticas estruturantes para a gestão do SUS (BRASIL, 2008).

A corresponsabilidade entre os departamentos, as equipes e os profissionais é um requisito para a garantia do desenvolvimento do atendimento e produção de saúde. Assim, a gestão em saúde é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e a administração do trabalho, e para a discussão na tomada de decisão entre as equipes de maneira a permitir o envolvimento dos diferentes profissionais implicados no processo (JUNGES; SELLI; BENETTI, 2008).

Enfim, a saúde pública avançou consideravelmente no Brasil. E hoje é promovida pelo Sistema Único de Saúde, onde a União, Estados e Municípios possuem cada um determinadas competências, não havendo hierarquia entre eles. Sendo que as questões relacionadas à saúde no município de Santa Rosa são geridas pela FUMSSAR, a qual administra diversas instituições, algumas delas que atendem não apenas o município como a região, dentre elas, pode-se citar o Hemocentro e o Centro Regional de Saúde do Trabalhador (CEREST) Fronteira Noroeste.