• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS

4.2 Consolidação dos dados coletados

4.2.2 Etapa 2

Foram aplicadas entrevistas de profundidade semiestruturadas a respeito do conhecimento geral dos seis servidores diretamente ligados à área sob estudo, divididas em dois níveis: tático e operacional. As respostas desses dois níveis que se encontram alinhadas vêm a seguir, no item 4.2.2.1, e aquelas não alinhadas se encontram logo após, no item 4.2.2.2.

4.2.2.1 Respostas alinhadas entre os níveis tático e operacional

1) O atendimento incessante às demandas das áreas impede qualquer possibilidade de atualização de conhecimentos no horário de trabalho.

2) Os funcionários de ambos os níveis, tático e operacional, têm visão da importância da manutenção e da dependência dela por parte da instituição, uma vez que a ocorrência de qualquer defeito impacta praticamente metade do campus, quando não transtorna

todo o campus. Além disso, concordam em que deve haver um planejamento e uma organização mais eficientes da manutenção.

3) As pessoas de ambos os níveis concordam em que não houve alteração na maneira como vem sendo feita a manutenção; não perceberam nela nenhuma evolução.

4) Os entrevistados concordam que existe um controle de custos informal e que a área de manutenção não conta com um controle de custos formalizado. Fica este por conta do almoxarifado, que controla a saída de peças e equipamentos de reposição. Entretanto, esse material é listado pela equipe de manutenção quando da sua retirada do almoxarifado.

5) Existem procedimentos informais que são repassados verbalmente, e os entrevistados informam que não existe um procedimento formalizado para a execução de atividades de manutenção, exceto aqueles fornecidos pelo fabricante.

6) Existe um fluxo não formalizado de informações no setor de manutenção, tanto é que o setor recebe as demandas, organiza-se e promove a reparação solicitada, mas sem um fluxo de informações formalizadas, assim como ocorre com o planejamento. As programações de manutenção são feitas geralmente no período de férias, de forma a impactar o mínimo possível o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

7) Existe um estoque mínimo para atender à manutenção de média tensão. Para a execução de serviços ou reparos mais especializados ou de grande complexidade, é necessário fazer a solicitação, programar a compra (ou licitá-la, se for o caso) e, só depois disso, programar a manutenção a ser executada.

8) O planejamento com os gastos com insumos e mão de obra é feito da mesma maneira que se faz com os gastos em peças de reposição: por meio de planilha com orçamento e gasto do ano corrente e projetado para o ano seguinte.

9) Com relação à disponibilidade dos ativos, foi informado que existe uma cobrança forte por parte da diretoria, inclusive das áreas afetadas com a paralização. Essa cobrança é feita de maneira informal, por todos os envolvidos ou afetados pela indisponibilidade ocorrida.

10) Com relação ao tipo de manutenção utilizado atualmente no campus, todos concordam que é feita apenas corretivamente.

11) Com relação à disponibilidade de ativos de energia de média tensão, as pessoas de ambos os níveis concordam que, dentro do possível, os ativos se encontram à disposição para utilização, mesmo porque não ocorreram eventos de maior impacto ou risco no período.

12) Já com relação à indisponibilidade, foi informado que é feito um acompanhamento informal, uma vez que as solicitações de manutenção e reparo normalmente são atendidas dentro da semana da solicitação. Todavia, informam que não existe atualmente uma estatística que permita fazer esse tipo de análise. Eles se lembram do caso da troca de dois transformadores de média tensão, cujo impacto maior foram sete dias sem atividade nas salas, espaços e laboratórios afetados pelo desligamento. 13) O pessoal de ambos os níveis concorda que é importante e vale a pena fazer a gestão

da manutenção, melhorando a disponibilidade dos ativos para se atender aos princípios da boa gestão.

14) Os profissionais de ambos os níveis concordam em fazer a gestão da manutenção dos ativos de energia em média tensão do campus, pois esses ativos são de grande importância devido ao impacto que a falta deles pode gerar. Entretanto, informam que, para tal, é necessária ajuda externa de especialista no assunto.

15) Já para o caso de recebimento de equipamentos de proteção individual, foi informado que todos recebem todos os equipamentos, de acordo com o serviço a ser executado.

4.2.2.2 Respostas não alinhadas entre os níveis tático e operacional

1) O planejamento de gastos com peças de manutenção é feito de maneira e informal, não envolvendo serviços de manutenção preventiva nem equipamentos de maior vulto. Esse planejamento compreende serviços de rotina e é feito mediante o levantamento das requisições utilizadas durante o ano, quando, então, é projetado para o ano seguinte, utilizando-se algum coeficiente. Ambos concordam em que deveriam existir equipes de manutenção nos campus para os serviços de rotina e/ou pequenos reparos e que contratos com empresas especializadas deveriam ser mantidos para os demais serviços, melhorando o desempenho dos ativos, como acontece com empresas da área de elétrica, telefonia etc.

2) Sobre os treinamentos recebidos quanto às normas regulamentadoras, ambos concordam que eles são feitos parcialmente e que, no caso da elétrica, não são programados sistematicamente. A mesma situação foi citada com relação à atualização de conhecimentos e foi informado que ocorrem esporadicamente, dependendo da função.

3) À indagação sobre algum caso de sucesso que tenha ocorrido no campus com relação à manutenção, foi citada a manutenção no sistema elétrico de distribuição de energia

em média tensão do campus e a troca de transformadores de média tensão. Com relação aos ganhos advindos dessa iniciativa, não foram citados, pois não existe um acompanhamento nem controles que permitam verificar tal informação.

4) Quanto ao gasto com materiais e mão de obra de manutenção, os servidores não sabem informar, ficando a cargo do coordenador.

5) Os entrevistados não sabem informar qual o tempo médio para conserto dos ativos. 6) Os entrevistados informaram também que a equipe de manutenção cumpre os prazos

combinados em cerca de 60% dos atendimentos, devido a atrasos principalmente decorrentes da falta de peças e de sobressalentes.

Documentos relacionados