• Nenhum resultado encontrado

A partir do planejamento, procedeu-se à criação do protótipo do software utilizando a ferramenta Google Docs por meio do aplicativo Google Forms. Essa ferramenta foi escolhida pois permite a inserção de dados em questionários eletrônicos de forma rápida e prática e por estar disponível na Internet, sendo acessível via browsers (ou navegadores). A ferramenta possibilita ainda a visualização e a exportação dos dados colhidos em formas de planilhas, sendo vantajosa em termos de portabilidade, gratuidade, economia de espaço em disco, usabilidade e tabulação automática das respostas (HEIDEMANN; OLIVEIRA; VEIT, 2010). Dois protótipos foram criados nessa etapa, sendo um na língua portuguesa e outro na língua inglesa, para que a validação dos mesmos pudesse ser realizada com estudantes brasileiros e norte-americanos.

Os protótipos tinham a aparência de um questionário com perguntas, predominantemente, de múltipla-escolha. No Protótipo 1, a primeira tela apresentava questões sobre os dados pessoais (iniciais do nome, idade e sexo) e a caracterização da amostra segundo semestre do curso de Enfermagem e aprovação na disciplina de Semiologia. A segunda tela exibia orientações a respeito de como proceder para solucionar os casos clínicos. Da terceira tela em diante eram apresentados os 13 casos clínicos de forma consecutiva (um caso por tela) e numa ordem de Domínios diferenciada da seguida pela NANDA-I para que o aluno precisasse identificar o Domínio abordado no caso clínico antes de levantar uma suspeita diagnóstica. Cada caso clínico era apresentado em forma de texto e sucedido por três perguntas: A) Quais CD estão presentes, de acordo com a sua suspeita diagnóstica? B) Qual FR/fator de risco está presente, de acordo com a sua suspeita diagnóstica? e C) Qual DE você julga estar presente no caso clínico. As telas do Protótipo 1 e um exemplo de caso clínico são apresentados no Apêndice B.

No total, os casos clínicos abrangeram a identificação de 39 CD, 15 FR e 13 DE. Todas as perguntas eram de múltipla-escolha sendo que, para responder à pergunta “A”, o aluno poderia escolher quantas opções desejasse, enquanto que para as demais perguntas o aluno deveria selecionar apenas uma opção. Dois casos clínicos constituíram exceção a essa regra, pois permitiam a escolha de mais de um FR/ fator de risco (essa informação foi apresentada logo abaixo da pergunta). Os elementos que deveriam ser identificados pelos alunos em cada caso clínico são apresentados no Quadro 2.

Quadro 2 – Elementos-chave constituintes dos casos clínicos. Fortaleza, 2013*

Domínio Características definidoras Fatores relacionados/de risco Diagnósticos de

Enfermagem Promoção da saúde Escolhe rotina diária sem exercício físico,

verbaliza preferência por atividades com pouco exercício físico e demonstra falta de condicionamento físico

Falta de motivação Estilo de vida sedentário

Nutrição Peso 20% acima do ideal para altura e compleição, estilo de vida sedentário e comer em resposta a estímulos internos que não a fome

Ingestão excessiva em relação às necessidades metabólicas

Nutrição desequilibrada: mais do que as

necessidades corporais

Eliminação e troca Sonolência, cor da pele anormal, respiração anormal e hipoxemia

Desequilíbrio na relação ventilação-perfusão

Troca de gases prejudicada Atividade/Repouso Fadiga, edema, ortopneia e fração de ejeção

diminuída

Contratilidade alterada e pré- carga alterada

Débito cardíaco diminuído Percepção/Cognição Experiências de esquecimento e

incapacidade de determinar se uma ação foi efetuada

Distúrbios neurológicos Memória prejudicada

Autopercepção Relato de desafio situacional atual ao seu próprio valor, expressões de sentimento de inutilidade e verbalizações autonegativas

Rejeição Baixa autoestima

Papéis e relacionamentos Afastamento da vida social, mudanças nas atividades de lazer, fadiga e nervosismo aumentado

Responsabilidades de cuidado 24h por dia

Tensão do papel de cuidador

Sexualidade Relato de dificuldades nas atividades sexuais e relato de limitações nas atividades sexuais.

Déficit de conhecimento sobre respostas alternativas a

transições relacionadas à saúde

Padrão de sexualidade ineficaz

Enfrentamento/tolerância ao estresse

Lembranças repetidas dos fatos (flashbacks), dificuldade de concentração, pesadelos e evitar as pessoas

Abuso físico e psicológico Síndrome pós-trauma

Princípios da vida Solicita experiências religiosas e expressa desejo de reforçar costumes religiosos que proporcionaram religiosidade no passado

Não se aplica Disposição para

religiosidade melhorada

Segurança/proteção Dispneia, inquietação, mudanças na frequência respiratória e vocalização dificultada

Corpo estranho na via aérea Desobstrução ineficaz de vias aéreas

Conforto Comportamento expressivo, relato verbal e evidência observada de dor

Agente lesivo físico Dor aguda

Crescimento/Desenvolvimento Não se aplica Distúrbios congênitos, comportamentos alimentares mal-adaptados e desnutrição.

Risco de crescimento desproporcional

Além disso, um dos casos clínicos enfocava um diagnóstico de promoção da saúde e, portanto, não apresentava a pergunta “B” a respeito do FR/ fator de risco, o qual não constitui um componente desse tipo de diagnóstico. Para esse caso clínico, todas as alternativas de resposta à pergunta “C” se referiam a diagnósticos de promoção da saúde.

A criação de dois protótipos, um em português e outro em inglês, teve a finalidade de subsidiar a comparação da habilidade de alunos brasileiros e norte-americanos de identificar, corretamente, os DE abordados nos casos clínicos. O protótipo na língua inglesa foi criado pela autora do estudo durante estágio de doutorado-sanduíche na University of Illinois at Chicago (UIC) em parceria com a co-orientadora Dra. Gail Keenan. As telas referentes ao Protótipo 2 não são apresentadas nos apêndices deste trabalho, tendo em vista sua semelhança com as telas do Protótipo 1.