• Nenhum resultado encontrado

2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.3 – ETAPAS DA PESQUISA

A pesquisa foi desenvolvida em etapas conforme exposto no Quadro 3.1.

Quadro 3.1 – Etapas da pesquisa

ETAPA NÍVEL OBJETIVO ESTRATÉGIAS

I Decisório

- Escolha do tema

- Delimitação do problema - Construção das hipóteses

- Pesquisa Bibliográfica - Consulta a especialistas - Testagem e Estudo Piloto

II Construtivo - Estudo de Campo - Coleta e tabulação dos dados

III Analítico - Identificação de fatores determinantes - Validação das hipóteses - Análise dos dados obtidos - Síntese conclusiva da pesquisa

A Etapa I foi constituída das seguintes atividades:

A. Visitas técnicas orientadas a empresas de engenharia ligadas ao setor da construção civil, com o intuito de analisar o contexto dos profissionais no cargo de gerentes de obras.

A.1. Empresas localizadas em Goiânia (GO), Palmas (TO) e Brasília (DF), certificadas ou não no SiaC (PBQP-h) ou sistema ISO. Nota-se que a escolha não foi aleatória, sendo considerados os seguintes fatores para a sua definição: a “obra” estar em andamento, localização e facilidade de acesso.

B. Pesquisa e catalogação de marcos teóricos relacionados à temática.

C. Elaboração do pré-projeto43 visando atender às exigências éticas e científicas indicadas na Resolução CNS nº 196/1996 (Brasil, 1996b) que explicita as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos (Apêndices A e B).

43 Submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). O critério de eleição de tal comitê para submissão do pré-projeto deve-se ao fato do autor residir em Palmas (Tocantins), razão esta que favoreceu o trâmite documental para o atendimento formal das disposições normativas contidas na Resolução CNS nº 196/1996 (Brasil, 1996b).

D. Construção do modelo preliminar de relações entre as variáveis assumidas no estudo. Nota-se que o desdobramento das variáveis da pesquisa está abordado em profundidade na próxima seção (seção 3.4 – Variáveis da pesquisa).

E. Desenvolvimento da Validação e Testagem dos questionários. Para esse procedimento, foram cumpridas as seguintes etapas:

E.1. Validação: Realizada por professores doutores ligados à temática, visando obter recomendações que pudessem melhorar o conteúdo (adequação dos itens abordados ao foco do estudo) e forma (clareza e compreensão das questões) dos questionários.

E.2. Orientação: Foram realizadas visitas orientativas aos responsáveis pelas instituições nas quais foram aplicados os instrumentos na fase de Testagem e àquelas onde foi desenvolvida o Estudo de Campo previsto neste projeto.

E.3. Testagem44: Depois da validação foi realizado um pré-teste no Estado do Tocantins (TO), sendo aplicado os instrumentos em um grupo de sujeitos não participantes do estudo, porém com proximidade de perfil, visando verificar a tendência ou não à centralidade das respostas, ou mesmo outras dúvidas/sugestões levantadas pelos colaboradores.

No Quadro 3.2 são apresentados o local, a quantidade e o grupo de sujeitos participantes da fase de testagem.

Quadro 3.2 – Caracterização dos sujeitos da testagem

LOCAL QUANTIDADE GRUPO

1 Centro Universitário Luterano de Palmas 08 Acadêmicos do 9º período 2 Escola Técnica Federal de Palmas 08 Professores Engenheiros Civis 3 Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (TO)45 06 Engenheiros Civis

Na fase de Testagem, o pesquisador se reuniu com os sujeitos nos respectivos locais de trabalho/estudo, apresentando Ofício Específico (Apêndice C), Ficha de Avaliação dos Questionários (Apêndice D) e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice E).

44 Os resultados da Testagem encontram-se descritos no Apêndice I (Resultados preliminares). 45

Da análise comparada entre as dúvidas e sugestões levantadas pelos sujeitos da Testagem e o conjunto de recomendações dos Validadores, elaborou-se o questionário para desenvolver o Estudo Piloto, sendo este aplicado em 92(noventa e dois) profissionais no cargo de gerente de obra.

F. Desenvolvimento do Estudo Piloto46 junto aos profissionais com cargo gerencial em canteiros de obras no Estado do Tocantins, visando levantar a distribuição das demandas requeridas pelas empresas quando do gerenciamento de obras. Nessa fase foram cumpridas as seguintes etapas:

F.1. A aplicação dos questionários (Apêndice F) contou com a participação e o engajamento de acadêmicos do curso de Engenharia Civil de uma das escolas de Engenharia Civil participantes do Estado do Tocantins sendo, para tanto, previamente capacitados.

F.2. O conteúdo do questionário aplicado fez uso das variáveis em discussão neste trabalho que busca investigar a percepção dos entrevistados frente aos pressupostos do Quadro de Valores Competitivos (QVC) proposto por Quinn e Rohrbaugh (1983).

F.3. As variáveis foram agrupadas em dois blocos de questões, onde:

o no primeiro, levanta-se o Grau de Responsabilidade (GRES) admitido pelos profissionais frente aos comportamentos gerenciais requeridos.

o no segundo, explora-se o Grau de Importância (GIMP), o Grau de Capacidade (GCAP) e o Grau de Treinamento (GTRE) necessário quando do exercício das atividades gerenciais.

F.4. Além das variáveis declaradas o questionário é composto por outros blocos que objetivam:

o levantar os principais desafios deparados pelos entrevistados para atuar na área gerencial;

46

o colher sugestões para as IES melhorarem o perfil dos egressos visando à atuação como gerente de obras;

o identificar o significado percebido da expressão competência gerencial e

o traçar o perfil do conjunto de participantes da pesquisa.

G. Com base nos resultados e discussões obtidos partiu-se para a reconstrução final dos questionários, gerando o modelo hipotetizado de relações entre as variáveis de interesse do presente estudo.

A Etapa II foi constituída das seguintes atividades:

A. Visitas orientadas às instituições de ensino superior participantes do estudo. Tais visitas foram previamente agendadas com os respectivos coordenadores de curso, visando estabelecer os critérios e o próprio cronograma de aplicação dos questionários.

Em relação aos procedimentos de aplicação e coleta dos questionários diversos ajustes fizeram necessários para adequar à realidade de cada instituição, diversificando as formas de aplicação e coleta entre os acadêmicos e professores:

• Acadêmicos concluintes: O autor fez-se presente nas salas de aula onde estariam os acadêmicos concluintes, mediante prévio ajuste com a coordenação de curso e o professor responsável pela aula. A partir de então foi apresentado o escopo da pesquisa, procedendo à distribuição dos questionários, os quais foram posteriormente recolhidos, seja através dos representantes da turma, professores, secretários do curso, envio eletrônico e pelo próprio autor.

• Engenheiros-professores: O autor fez-se presente nas coordenações e secretarias dos respectivos cursos visando obter a listagem do quadro de professores, para posterior agrupamento conforme interesse da pesquisa. Neste momento foram também obtidos possíveis meios de contato com os referidos professores. Quando da permanência nas instituições de ensino, o autor aproveitou para entregar pessoalmente os questionários àqueles que participariam da pesquisa. Contudo, frente à impossibilidade de estar frente-a-frente com cada professor, fez-se uso de outras estratégias visando alcançá-los, por exemplo, envio por e-mail e postagem

nos escaninhos. Os questionários foram posteriormente recolhidos pelo(a) coordenador(a) de curso, secretários de curso, envio eletrônico e pelo próprio autor.

B. Visitas orientadas à profissionais atuantes em empresas construtoras e/ou incorporadoras com obras nos municípios Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Araguaína e Gurupi (Tocantins).

Neste momento os questionários foram levados e apresentados junto aos profissionais por meio do autor e/ou acadêmicos47 de um curso de graduação em Engenharia Civil que participaram de um estudo voltado à contextualização da atuação gerencial.

Os questionários foram posteriormente recolhidos, seja através dos aplicadores ou mesmo pela postagem eletrônica.

Por fim, na Etapa III foram empreendidas análises visando identificar fatores determinantes dos dados experimentais e validar as hipóteses do modelo de relações das variáveis assumidas no estudo.