• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa de campo constitui-se de 4 etapas: primeiramente, foi realizado um pré- teste. Em seguida, foram entrevistados os diretores de cada unidade escolhida (EBA, FAE, FAFICH, FALE e ICB). Posteriormente, foi feita a entrevista para conhecer as características literárias e o uso do Portal de Periódicos Capes. E por último, a análise do currículo Lattes do pesquisador entrevistado para extrair dados da produção bibliográfica registrada no currículo. A seguir, apresenta-se um detalhamento das 4 etapas da coleta de dados.

a) Etapa 1 – Pré-teste

Foi realizado um pré-teste do roteiro de entrevista (aplicado na etapa 3) para verificar o tempo gasto, a adequação das questões, clareza e validar o instrumento de pesquisa. O pré- teste foi aplicado para uma aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG no dia 06/08/2008. Os resultados foram satisfatórios e pequenas modificações foram feitas, como a retirada de uma questão que estava redundante e o acréscimo de perguntas. Desse modo, julgou-se desnecessário a realização de outro pré-teste.

b) Etapa 2 – Entrevista com os diretores

Desejou-se ter uma visão panorâmica das 3 áreas, representadas pelas 5 unidades, e de suas características literárias. O roteiro de entrevista foi estruturado em duas partes: a primeira parte continha dados de identificação do entrevistado, nome, faixa de idade, e-mail, área do conhecimento, departamento, formação acadêmica e tempo de docência. E na segunda parte foram elaboradas 11 perguntas sobre a literatura da área. As perguntas abrangiam escopo da área, interdisciplinaridade, informações sobre os pesquisadores, canais de divulgação da produção científica, uso de periódicos, congressos da área, domínio da área (tamanho da literatura) e o tipo de conhecimento produzido nas pesquisas realizadas na área.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 25/09/2008 e 25/11/2008, obedecendo à disponibilidade dos entrevistados. O tempo médio das entrevistas foi de 15 minutos. Os contatos foram feitos por e-mail e por telefone, e as entrevistas foram feitas presencialmente com o auxílio de um gravador.

c) Etapa 3 – Entrevista com os docentes

Nesta etapa, desejou-se analisar a razão das diferenças do uso dos periódicos do Portal Capes entre as áreas e especialidades de uma mesma área e conhecer as características literárias de forma mais específica. Neste momento, foi realizada também a técnica de incidente crítico ao pedir que os docentes relembrassem um trabalho de pesquisa atual para responder às questões do roteiro de entrevista.

O roteiro de entrevista foi elaborado com base em alguns aspectos do modelo de Wilson (1997), abordado na seção 3.2.3 do capítulo 3, tais como: contexto de necessidades de informação, mecanismos de ativação e variáveis intervenientes, hipóteses de Talja e Maula (2003), apresentadas no item 1.1 da Introdução deste trabalho e outros aspectos considerados importantes para o cumprimento dos objetivos. A estrutura do roteiro compreende as seguintes seções:

Seção A – Identificação: nome, sexo, idade, e-mail, área do conhecimento, departamento, formação acadêmica e tempo de docência.

Seção B – Literatura da área: forma de trabalho (sozinho ou em grupo), forma de acesso às fontes de informação, fontes consideradas essenciais, tipo de conhecimento contido nas fontes essenciais, fontes consideradas secundárias, tipo de conhecimento contido nas fontes secundárias, relevância tópica e paradigmática (verificação das hipóteses de Talja e Maula), procedimentos para busca de fontes, papel das conferências e congressos, influência do meio eletrônico na busca de fontes de informação, problemas para buscar literatura, facilidades em encontrar literatura, domínio da área (quantidade de materiais disponíveis), grau de dispersão da literatura (verificação das hipóteses de Talja e Maula), facilidades no acesso aos periódicos (impresso e eletrônico) e exploração de variáveis intervenientes e fatores de motivação, teoria stress/coping e risco/recompensa (aspectos do modelo de busca de Wilson).

Seção C – Uso do Portal Capes

1) Como usa e para quê: uso do Portal, frequência de uso, propósito do uso, tipo de consulta no Portal.

2) Por que usa / não usa: atribuições ao uso/não uso do Portal, barreiras que impedem o uso, vantagens que impedem encontrar a informação de que necessita no Portal, local de acesso do Portal, influência do local de acesso no uso do Portal, domínio de informática, influência do nível de informática no uso do Portal, frequência de uso do computador, influência da frequência de uso do computador no uso do Portal, nível de inglês, influência do nível de inglês no uso do Portal, locais de publicação, importância do Portal para as pesquisas e exploração de variáveis intervenientes e fatores de motivação, teoria stress/coping e risco/recompensa (aspectos do modelo de busca de Wilson).

Foram enviados e-mails para os entrevistados seguidos de telefonemas. As entrevistas foram gravadas presencialmente no gabinete/laboratório de cada docente entre os dias 07/11/2008 e 22/12/2008. Apenas um roteiro foi enviado por e-mail porque a aluna, indicada por um dos entrevistados, encontrava-se na cidade de Divinópolis- MG. O tempo médio das entrevistas foi de 33 minutos para a CH, 26 minutos para a LLA e 42 minutos para as CB.

d) Etapa 4 – Análise do currículo Lattes

Esta etapa compreendeu uma análise da produção bibliográfica de cada pesquisador entrevistado na etapa 3. O objetivo foi listar as publicações registradas no Lattes para

compará-las à literatura que os pesquisadores utilizam e seus locais de publicação. Analisou- se a produção bibliográfica referente a:

1) Artigos em texto completos publicados em periódicos; 2) Livros publicados /organizados ou edições;

3) Capítulos de livros publicados;

4) Textos publicados em jornais de notícia /revista; e 5) Trabalhos completos publicados em anais de congressos.

A obtenção dos dados da produção bibliográfica foi feita simultaneamente às entrevistas.