• Nenhum resultado encontrado

4. PRAIA DE CUMBUCO

4.1. Evolução histórica

Segundo pesquisa feita na região8, a origem do nome Cumbuco deriva do tupi- guarani que significa “onda longa e baixa”, segundo informações dos próprios nativos da região. Esta região foi citada em documentos somente no ano de 1872 e era uma fazenda antiga, pertencente a Sra. Caetana Tereza das Maravilhas e era composta por um conjunto de casas de moradores que trabalhavam na fazenda. Após o abandono desta propriedade o povoado se dividiu em dois, sendo estes denominados na época de Parnamirim e Jabaquara.

No ano de 1976, viviam nessa praia de pescadores 79 famílias. Quase todos moravam em barracas feitas de palha de coqueiro, sem infraestrutura básica disponível. Apesar da proximidade com os grandes centros do Estado, esta ainda era uma região isolada, que não possuía estradas e nem comunicação efetiva com outras regiões.

Nesta época, não havia água tratada, energia, telefone, posto médico, escola pública. A população dependia de poços para sobreviver. A taxa de analfabetismo era de quase 100%. Os nativos contam que nessa época a taxa de mortalidade infantil chegava a 80%, durante o primeiro ano de vida e a taxa de mortalidade de parturientes era altíssima, devido à falta de higiene no parto e no pós-parto, além da falta de assistência médica.

8 A evolução histórica da vila e as fotos foram obtidas através de um documento elaborado por Raimundo

Perreira de Morais, residente na região, que o elaborou para o arquivo da escola de Ensino Infantil e fundamental Helena de Aguiar Dias, localizada na vila de Cumbuco onde o mesmo é professor.

42

Figura 4. Antiga moradia de palha dos primeiros moradores do Cumbuco

Fonte: pesquisa de campo.

Nos casos de doenças graves os moradores precisavam andar quase 20 km por cima das dunas, transportando o doente numa rede ou no lombo do cavalo e geralmente chegavam tarde demais no hospital mais próximo, em Caucaia. No ano de 1972, o engenheiro João Bosco Aguiar dias conheceu a região, se encantou pela beleza do local, e viu a potencialidade turística da região e também a falta de urbanização do local.

Fonte: pesquisa de campo.

43

João Bosco, no ano de 1966, havia defendido sua tese de mestrado no IME (Instituto Militar de Engenharia) com o tema “Urbanização de uma área na cidade de Lajes, em Santa Catarina" e assim resolveu por em prática sua teoria apresentada. No Cumbuco, principalmente na região da praia. Entre os anos de 1974 e 1977 este passou a reconhecer melhor a área e manteve contato com os nativos. Este propôs para a população uma melhoria na qualidade de vida com a construção de casas dignas, e em troca disto os moradores nativos teriam de negociar com ele os terrenos de praia.

Em 1977 se iniciaram as obras de construção das casas, escola, posto médico e dentário, maternidade, posto policial, e posto telefônico. A estrada asfaltada e a energia pública e domiciliar também foram de iniciativa privada. As residências eram em alvenaria compostas por sala, dois e três quartos, banheiro e cozinha. Deve-se ressaltar que os pescadores receberam casas com escritura pública de doação.

Fonte: pesquisa de campo.

No dia 08 de janeiro do ano 1978 a nova praia do Cumbuco e a oficial colônia de pescadores Z-7 de Cumbuco foram criadas, que até então não era reconhecida pela capitania dos portos. A inauguração contou com a presença do então governador do Estado do Ceará, Adauto Bezerra e do comandante da capitania dos portos, Paulo Gustavo.

44

Fonte: pesquisa de campo.

No mês de agosto do mesmo ano ocorreu a venda do primeiro lote do loteamento praia do Cumbuco. Nesta época a praia contava com cerca de 1200 pessoas. Os serviços de educação eram bem precários, pois a praia somente contava com uma professora que era responsável tanto por ensinar as crianças como os adultos, sendo paga pela própria população. Esta moradora, dona Iraci, atualmente ainda reside na praia e é reconhecida por todos da região.

No dia 08 de janeiro de 2012 a praia completou 34 anos de existência. Passados esses 30 anos, as mudanças foram muitas. Atualmente, a praia do Cumbuco é um dos destinos mais procurados dentro do turismo no Estado, a praia sofreu modificações urbanísticas perdendo assim grande parte das suas características originais.

Figura 8. Praia do Cumbuco no ano de 1978

Fonte: pesquisa de campo.

45

Fonte: http://www.portalcumbuco.com.br/

A faixa da praia atualmente conta com cerca de 170 casas. Já na região do Cumbuco se identificam cerca de 300 residências construídas e algumas em processo de construção. A população total a região do Cumbuco é de aproximadamente 4000 pessoas, segundo dados da prefeitura de Caucaia. Dos anos 70 até os dias atuais, a população de Cumbuco cresceu em torno de 233 %, passando de 1200 para os atuais 4000 habitantes.

Dentre as casa localizadas na praia, algumas são utilizadas para a exploração do comércio de bares e restaurantes e outras para o aluguel de veraneio. Na praia, a comunidade encontra disponível o serviço de transporte, possuindo linhas de ônibus para a Caucaia a cada 30 minutos, auxiliando assim no transporte tanto dos nativos para a sede do Município como para a cidade de Fortaleza.

A região da praia conta atualmente com uma escola de ensino fundamental, onde estão matriculados cerca de 880 alunos e conta com um quadro de 15 professores. Na área de saúde á nível local, a praia conta com um mini posto de saúde, onde a população é servida de atendimento de primeiros socorros e acompanhamento de gestantes e ajuda nutricional para as crianças.

Como apoio as reivindicações da população, a comunidade criou a Associação Comunitária dos Amigos do Cumbuco com apoio de cerca de 130 sócios. Existem também a Associação de Bugueiros do Cumbuco e a Associação da Colônia de Pescadores Z-7. A economia da região atualmente baseia-se principalmente no desenvolvimento do comércio,

46

como também ligado ao setor de serviços e na atividade pesqueira. O turismo é a principal atividade que movimenta a economia na região.

O crescimento da atividade turística na região atualmente é bastante representativo em termos de atividade econômica dentro da comunidade. As opções de passeios, os serviços ao turista e hospedagens oferece um bom retorno financeiro e assim auxiliam na geração de renda na região.

Documentos relacionados