• Nenhum resultado encontrado

Exemplo: Crianças abortadas são representadas

Uma mulher se senta ao lado de Sophie Hellinger. Após um tempo, Sophie coloca a sua mão direita entre as omoplatas da mulher.

SOPHIE HELLINGER para o grupo Ela está muito nervosa, mergulhada em seus pensamentos. Seu cora- ção bate forte.

Para a mulher O que devemos fazer? Não estou certa se deseja trabalhar. Está com medo daquilo que talvez venha à luz.

Coloca a mão nos olhos da mulher, para que ela os feche e depois a coloca novamente entre as suas omoplatas.

Após um tempo Respire profundamente com a boca aberta. Inspire e expire várias vezes.

Para o grupo Estou tentada a colocá-la em contato com outra energia e o mesmo faço comigo mesma. Após um tempo Agora sei do que se trata.

Coloca a sua mão direita no colo da mulher.

Para o grupo Hoje de manhã ela fez uma pergunta. Gostaria de retomá-la agora.

Escolhe um representante para o filho de nove anos da mulher e pede para que se posicione. Após um tempo, ele dá alguns passos para trás. Em seguida escolhe uma representante para a mulher e pede para que se posicione diante do filho a uma certa distância.

Para esta representante O filho sempre diz que seria melhor para ele se não vivesse.

A representante da mulher coloca a mão direita no seu coração e respira profundamente. Olha para frente em direção ao chão. O filho se ajoelha lentamente e senta nos seus calcanhares.

Sophie escolhe um homem como representante e pede que sente de costas diante do filho, para que olhe, assim como ele, em direção à mãe. Ele representa uma criança abortada, conforme se torna claro mais adiante.

Para o grupo A representante da mãe disse que não consegue olhar para essa criança. Vê apenas os dedos do pé dela.

A representante da mãe continua respirando profundamente e aponta para frente. SOPHIE para a mulher O segundo filho também é um menino?

MULHER É.

Sophie Hellinger escolhe um representante para esse menino e pede para que se sente ao lado de seu irmão, nos calcanhares.

Para o representante do irmão mais velho Para quem você está olhando? FILHO MAIS VELHO Olho apenas para essa criança diante de mim. SOPHIE para a mulher O que exatamente seu filho disse?

MULHER Ele diz: " Eu preferia me matar. Preferiria não ter nascido."

nascido como você."

FILHO MAIS VELHO Preferiria não ter nascido como você.

A representante da mãe está muito comovida, porém não olha. O segundo filho se aproxima mais do irmão abortado.

SOPHIE para a mulher Seu segundo filho diz o mesmo que o primeiro? MULHER Diz, sim.

A criança abortada começa a ficar inquieta.

SOPHIE para a representante da mulher Diga a ele: "Não quis você. Mesmo agora não quero olhar para você."

REPRESENTANTE DA MULHER Não quis você. Mesmo agora não quero olhar para você. SOPHIE Diga a seus filhos: "Concordo que vocês o assumam no meu lugar. Obrigada." REPRESENTANTE DA MULHER Concordo que vocês o assumam no meu lugar. Obrigada.

A representante da mulher respira profundamente e assente com a cabeça. A criança abortada deita-se lentamente de costas. O filho mais jovem deita ao lado dela. Os dois se olham e se abraçam

SOPHIE para o filho mais velho Olhe para sua mãe e diga: "Mamãe por você faço qualquer coisa." FILHO MAIS VELHO Mamãe por você faço qualquer coisa.

A representante da mãe acena com a cabeça. SOPHIE Diga para ele: "Obrigada."

REPRESENTANTE DA MULHER Obrigada. SOPHIE "Eu concordo".

REPRESENTANTE DA MULHER Eu concordo.

O filho mais velho deita igualmente ao lado da criança e a abraça. Os três se abraçam. SOPHIE para a representante da mulher Como se sente?

Ela fica inquieta e movimenta os braços, hesitando. Então anda lentamente em torno das crianças deitadas no chão.

SOPHIE para o grupo Desejo esclarecer algo. A mulher tem dois filhos. Um deles ou até os dois dizem abertamente o que a família esconde. Porque sua mãe não olha, isso precisou continuar um segredo. Agora a verdade veio à luz. Agora que a verdade veio à luz, ela está mais calma internamente. Antes estava inquieta. Tem três filhos e não apenas dois. Mas não consegue olhar para um deles.

Para a mulher Se existiu um aborto é importante que você reconheça isso, senão, não há solução. Aqui não se trata de justiça. Se você reconhecer isso existirá uma possibilidade de salvar as outras crianças. Aqui você pode ver o que acontece com eles. Enquanto você se recusar a ir até a criança abortada, seus filhos o farão em seu lugar. A solução necessita de tempo. Se você reconhecer e verbalizar isso, poderá olhar para a criança abortada. Antes a sua representante pôde ver somente os pés dela. Enquanto você permanecer presa aos seus pensamentos e, talvez, ficar procurando por justificativas e desculpas, estará desconectada internamente do que ocorre aqui. Primeiramente precisa reconhecer o que é. Quantos anos você tinha quando aconteceu?

MULHER 17.

SOPHIE para o grupo Imaginem só, uma menina tão jovem! Talvez tenha sido apenas por uma noite e de repente percebe que estava grávida. Subitamente tudo mudou. Vocês podem sentir o que isso significa para uma mulher: 17 anos e não tem mais volta?

A representante da mulher está diante dos três filhos e olha para eles. Está indecisa se deve ir até eles. SOPHIE para a representante da mulher Talvez essa tenha sido a solução para você, até agora. Diga a

seus filhos: “Antes vocês do que eu."

REPRESENTANTE DA MULHER Antes vocês do que eu. Ela sacode a cabeça enquanto diz isso.

SOPHIE Como você se sente?

REPRESENTANTE DA MULHER Não, não quero isso.

SOPHIE para a mulher Você verá o que vai acontecer agora. Tudo ainda está no ar.

A representante da mulher continua indecisa. Então se agacha lentamente, toca com a mão direita o pé da criança abortada, porém olha para outra direção, não para as crianças.

SOPHIE para a mulher Existiu mais uma criança? MULHER Existiu sim.

SOPHIE Está certa disso? MULHER Sim.

A representante da mulher estende a mão esquerda para frente como se quisesse tocar alguém. Em seguida curva-se profundamente nessa direção. Após um tempo, ergue-se novamente e toca seu pescoço com a mão.

SOPHIE para a mulher Ela se sente culpada, sentimentos de culpa, no entanto, nunca trazem a solução. Você havia escolhido um nome para essa criança?

MULHER Sempre achei que era uma menina. Dei- lhe um nome, chamei-a de Greta. Não sabia se era uma menina ou um menino, tinha apenas uma sensação de ser uma menina.

SOPHIE Diga: "Greta".

A mulher hesita. Sophie escolhe uma mulher para esta criança e pede para que se posicione diante da representante da mulher. Esta diz: tem alguém por aqui, mas consigo ver apenas seus pés. Então se abaixa até o chão e toca com a outra mão os pés da mulher (representante da criança). O filho mais novo senta-se e olha para ela. Ela o olha de modo amoroso e lhe estende a mão.

SOPHIE para a mulher Será que eram gêmeos?

Sophie vai até a representante de Greta e quer afastá-la da representante da mãe. Esta, no entanto, não a solta.

Ela seca as lágrimas.

SOPHIE para a mulher É estranho.

Para a representante da mulher Diga a ela "Agora vejo seu rosto." REPRESENTANTE DA MULHER Agora vejo seu rosto.

SOPHIE para a mulher Houve algo especial na família do pai dessas crianças? MULHER Ele tinha uma irmã gêmea.

Sophie conduz a outra representante até as crianças. O filho mais novo, ainda ajoelhado, toma sua mão e encosta sua cabeça nela.

SOPHIE A criança abortada abriu os olhos e está aliviada. Assim como o filho mais velho. Para a representante da mulher Agora você pode olhar.

A representante da mulher se deita entre a criança abortada e o filho mais velho e abraça os dois. A representante de Greta também se ajoelha e olha em direção ao filho mais novo. Todos se abraçam. Agora estão juntos da mãe, conectados através de um abraço profundo.

Após um tempo, Sophie pede para que os dois filhos se levantem. Eles se levantam e se abraçam por trás e olham para baixo para os outros. A representante da mãe permanece intimamente abraçada à criança abortada. A representante de Greta está ajoelhada e olha para ela. A mãe também estende o

braço em sua direção e a aproxima de si. Greta agora se deita ao lado da outra criança abortada. A mãe olha de modo amoroso para os dois e os acaricia.

SOPHIE para o filho mais velho Diga à criança abortada: "Sou o terceiro". FILHO MAIS VELHO Sou o terceiro.

SOPHIE "Você é o primeiro."

FILHO MAIS VELHO Você é o primeiro. SOPHIE "Agora sou o terceiro."

FILHO MAIS VELHO Agora sou o terceiro. SOPHIE "Você permanece o primeiro."

FILHO MAIS VELHO Você permanece o primeiro. SOPHIE ao filho mais novo "Sou o quarto". FILHO MAIS NOVO Sou o quarto.

Os dois filhos vivos riem um para o outro e acenam com a cabeça. SOPHIE Como estão?

FILHO MAIS VELHO Muito melhor. FILHO MAIS NOVO Melhor.

Sophie escolhe um representante para o pai dos dois filhos e o coloca diante deles. Para o filho mais velho Diga ao seu pai: "Temos mais dois irmãos."

FILHO MAIS VELHO Temos mais dois irmãos. SOPHIE "Sou o terceiro".

FILHO MAIS VELHO Sou o terceiro. SOPHIE "Por parte de minha mãe".

FILHO MAIS VELHO Por parte de minha mãe. SOPHIE para o filho mais novo "E eu sou o quarto". FILHO MAIS NOVO E eu sou o quarto.

SOPHIE "Temos ainda uma irmã e um irmão".

O pai e os dois filhos se aproximam lentamente e se abraçam profundamente.

Nesse meio tempo, Sophie conduziu a mulher para diante dos dois filhos abortados que ainda estão intimamente abraçados à representante da mulher. Sophie pede que a representante se levante e dê alguns passos para trás. A mulher chora.

Para a mulher Permaneça forte. Diga a eles: "Não quis vocês.” MULHER após um momento de hesitação, chorando Não quis vocês. SOPHIE "Esta é a verdade".

MULHER Esta é a verdade.

SOPHIE para a mulher Abra os olhos.

Para o grupo Acho que posso parar por aqui. Não posso fazer mais por ela. O resto ela precisa fazer por conta própria. Precisa saber que enquanto não der um lugar a essas duas crianças, seus filhos irão no seu lugar até elas. Sua representante lhe mostrou o que deve fazer e sua alma sabe. Seus filhos agora sabem que são o terceiro e o quarto e se sentem seguros com seu pai.

A mãe não precisa ter pena de si mesma. Ela fez isso. Não podemos dizer que teria sido melhor se tivesse agido diferente, pois também esses filhos concordam com seu destino. Se a mãe reconhecer o

que fez, ficará mais forte para cuidar dos outros filhos. Até agora não foi possível, pois as crianças abortadas esperam ser reconhecidas por ela. Reconhecer o que foi e dizer sim para as consequências é um movimento divino. Enquanto disser não ou buscar justificativas, tudo ficará pior para todos.

Para a mulher Quantos anos as crianças teriam agora? Imagine que elas tivessem 25 anos agora. Como seria isso para você?

MULHER Seria maravilhoso.

SOPHIE Imagine como seria. Seus filhos sabem, por isso dizem que seria melhor se não estivessem vivos. A solução certa para eles seria que essas crianças fossem reconhecidas. Está em suas mãos, apenas em suas mãos.

Para a representante Obrigada.

A mulher agradece a Sophie e volta ao seu lugar.

BERT HELLINGER Este tipo de trabalho revela o que significa expor-se a tudo que aconteceu e a todas as consequências. Não houve uma tentativa aqui de encobrir, amenizar ou desculpar algo. Vocês podem imaginar que efeito isso teria na família, se aquilo que aconteceu tivesse sido desculpado ou justificado, algo que os ajudantes por vezes tentam. Alguns não ousam nem mesmo verbalizar a palavra aborto ou perguntar a alguém se houve um, mesmo quando está evidente. Então esse tipo de ajuda se torna um grande jogo onde pessoas inocentes são sacrificadas.

Quero agradecer à mulher por ter tido coragem de revelar a sua questão. Pudemos aprender bastante. Isso nos encoraja a nos expormos de modo diferente a situações onde se trata de vida e morte.