• Nenhum resultado encontrado

Pontuação média

EXODONTIAS DE DENTES PERMANENTES POR EXPOSTOS Conceituação

Número de exodontias de dentes permanentes, em decorrência de processos patológicos, realizadas em cada 10 expostos de 12 anos e mais da operadora em determinado período.

Método de cálculo

Nº de exodontias de dentes permanentes

Total de Expostos para exodontia x 0,85 (*) x 10 (*) Em média, 85% da população coberta por planos odontológicos tem 12 anos e mais no setor suplementar, segundo dados do SIB em março de 2007.

Definição de termos utilizados no indicador

Exodontia: para esse indicador, serão consideradas apenas as extrações simples

de dentes permanentes, excluindo-se os sisos inclusos e semi-inclusos e extrações com indicação ortodôntica.

Total de Expostos para exodontia: beneficiários expostos e expostos não

beneficiários sob responsabilidade da operadora, que estão fora do período de carência no item em questão (procedimentos de exodontia), no período considerado, informados no SIP.

Interpretação do indicador

Este indicador possibilita analisar a orientação dos modelos propostos para a assistência odontológica, visto que mostra a dimensão da quantidade de procedimentos mutiladores da dentição permanente, na população.

Usos

Avaliar a magnitude das perdas de dentes permanentes na população-alvo da operadora. Ao longo do tempo, por meio de série histórica, será possível analisar a efetividade das ações implementadas para evitar as perdas dentárias.

A.S_Exodontias de Dentes Permanentes por Expostos.doc.doc Versao 2 Página 1 de 6

Parâmetros, Dados Estatísticos e Recomendações

Foram analisadas as informações da base de dados da pesquisa epidemiológica SB_Brasil, para estimar a necessidade de procedimentos de exodontia por pessoa/ano, no Brasil. O SB_Brasil é um amplo levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira, realizado pelo Ministério da Saúde, entre os anos de 2002/2003 para todas as regiões geográficas.

Esta pesquisa envolveu a participação de várias instituições e entidades odontológicas – Conselho Federal e Regionais de Odontologia, Associação Brasileira de Odontologia e suas seções regionais, faculdades de Odontologia, com o suporte das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Para compatibilizar a informação de exodontia do SB_Brasil com a do SIP/ANS, foi considerada a variável “Coroa_4 – Permanente Extraído por Cárie , definida: como o dente permanente que foi extraído por causa de cárie e não por outras razões.

Segue abaixo o quadro com as informações de dentes permanentes extraídos por cárie em cada 10 pessoas de 12 anos e mais por ano. A partir da informação por distribuição regional geográfica do Brasil foi feita uma consolidação dos dados da média de dentes permanentes extraídos por cárie das pessoas de 12 anos e mais, para todo o País. Do cálculo das médias das idades da população de 12 anos e mais, amostral, foi possível chegar à média de dentes extraídos por cárie por ano para esta população, resultado da divisão da média de dentes permanentes extraídos por cárie pela média das idades (Quadro 1).

Quadro 1: Média de dentes permanentes extraídos por cárie por 10 pessoas de 12 anos e mais por ano

Região Média de dentes extraídos por 10 pessoas Centro Oeste 1,97 Nordeste 2,34 Norte 2,22 Sudeste 1,86 Sul 2,12 Brasil 2,12 Fonte: SB Brasil 2002-2003

A.S_Número de Exodontias_22.05.doc Versao 2 Página 2 de 6

Assim, de acordo com os dados colhidos do SB_Brasil, a média brasileira de dentes permanentes extraídos por ano é de 2,12 dente por cada 10 pessoas com 12 anos e mais, o que é considerado uma condição epidemiológica muito ruim.

Em relação ao setor suplementar as informações sobre as exodontias, colhidas através do SIP/ANS, eram agrupadas no item procedimentos de cirurgia

odontológica ambulatorial. Em 2003 estas informações eram exigidas apenas

das operadoras exclusivamente odontológicas com mais de 20.000 beneficiários, a partir de 2004 as operadoras médico-hospitalares que também prestam assistência odontológica passam a fornecer esta informação para a composição dos indicadores odontológicos, sendo que o envio das informações de endodontia restringia-se, para as operadoras exclusivamente odontológicas com mais de 20.000 beneficiários e para as médico-hospitalares com mais de 100.000 beneficiários.

Com a RN nº 96, houve reformulação do Sistema de Informações dos Produtos (SIP/ANS). Dentre as alterações houve o desmembramento do procedimento de exodontia do grupo de procedimentos de cirurgia odontológica ambulatorial e a exigência de que todas as operadoras que comercializam a assistência odontológica, independente do número de beneficiários, forneça a informação sobre os procedimentos de exodontia em dentes permanentes.

Com isso, passou a ser possível analisar o acesso dos beneficiários aos procedimentos de exodontia nos planos com assistência odontológica contratada.

A.S_Número de Exodontias_22.05.doc Versao 2 Página 3 de 6

Meta

Visando estimular que a assistência à saúde bucal seja voltada para a prevenção, a meta é diminuir os valores encontrados em relação à média nacional de extração de dentes permanentes na população de 12 anos e mais, tendo como referência os dados do SB_Brasil.

N 3 N 2 N 1 N 0

META

Pontuação

Os valores para pontuação da operadora neste indicador foram definidos com base numa graduação da meta, a partir da média nacional encontrada no SB Brasil, estabelecendo-se:

Nível 0 de pontuação: Maior que 100% da média nacional

Nível 1 de pontuação: de 75% a menor ou igual a 100% da média nacional Nível 2 de pontuação: de 50% a menor ou igual a 75% da média nacional Nível 3 de pontuação: Menor ou igual a 50% da média nacional

O quadro abaixo especifica os valores:

Nível Pontuação Valores obtidos pela operadora

N0 0

sem informação OU valor > 2,12

N1 0.75 valor > 1,59 E valor <= 2,12 N2 1.5 valor > 1,06 E valor <=1,59 N3 3 valor <= 1,06

Ações esperadas para causar impacto no indicador

Desenvolver programas de promoção e prevenção em saúde bucal.

A.S_Número de Exodontias_22.05.doc Versao 2 Página 4 de 6

Conhecer o perfil epidemiológico dos beneficiários e compatibilizar a rede assistencial para a prestação dos serviços voltados para a prevenção. A realização sistemática de procedimentos odontológicos preventivos reduz o nível de gravidade do processo de desenvolvimento da cárie e de doenças periodontais, que gerariam procedimentos curativos evitáveis por meio de medidas preventivas periódicas, evitando assim as exodontias desnecessárias.

Limitações e vieses

É importante atentar para o fato de que este indicador se refere ao número de exodontias da dentição permanente em relação ao número de pessoas com 12 anos e mais que poderiam realizar este procedimento, sendo que nem todas as pessoas expostas o receberam e algumas pessoas o realizaram mais de uma vez no período considerado.

Também apontamos que a variável Coroa 4, utilizada como parâmetro para o indicador, registra a condição de dentes permanentes extraídos exclusivamente por cárie, excluindo as extrações por razões periodontais.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Pacto de Atenção Básica.

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/siab/pacto2004/portaria2394.pdf

. Acesso em 25/08/2004.

BRASIL, Ministério da Saúde, Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Banco de dados da pesquisa "Condições de Saúde Bucal da População Brasileira - Projeto SBBrasil 2003". Disponível na Internet em

http://dtr2004.saude.gov.br/dab/saudebucal/vigilancia.php

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Qualificação da Saúde Suplementar: uma nova perspectiva no processo de regulação. Rio de Janeiro: ANS, 2004.

A.S_Número de Exodontias_22.05.doc Versao 2 Página 5 de 6

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Centro Nacional de Epidemiologia. Sistema de Informações Ambulatoriais. DATASUS. Brasília, 2002d. Disponível http://w3.datasus.gov.br/datasus/datasus.php. Acessado em 10 de abril de 2006.

IBGE. Projeção intercensitária da População residente. Disponível em http://w3.datasus.gov.br/datasus/datasus.php. Acessado em 10 de abril de 2006.

A.S_Número de Exodontias_22.05.doc Versao 2 Página 6 de 6

A.S_Procedimentos odontologicos preventivos por exposto.doc Versao 2 Página 1 de 5

PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS PREVENTIVOS POR EXPOSTO