• Nenhum resultado encontrado

3. DESENVOLVIMENTO

3.7 PROXIMOS PASSOS E NOVAS TENDÊNCIAS

3.7.1 Expansão do Escopo AMI e DA

Os próximos passos do Programa de smart grid serão, o projeto de automação em RF Mesh de 640 RAs localizadas na área de cobertura da plataforma AMI do Grupo A, a ampliação do projeto AMI para 2 milhões de clientes residenciais do Grupo B, e a extensão da automação em RF Mesh para mais 4.700 RAs, através da expansão da infraestrutura de AMI, totalizando 5.340 RAs atendidas. Com a plataforma de DA automatizada através de uma infraestrutura de melhor qualidade e confiável terá início os testes piloto para a implementação de um projeto ADA no conceito de Self-Healing para os grandes centros urbanos e segmentos estratégicos da rede elétrica de distribuição. Finalmente será avaliada a viabilidade de extensão da plataforma AMI para os demais consumidores do Grupo B.

3.7.1.1 Automação da Distribuição - Fase 1

Com a construção da uma plataforma AMI para o Grupo A, foram mapeadas 640 RAs dentro da área de cobertura dos APs e Repetidores. Estas RAs serão equipadas com interfaces RF Mesh em substituição os Modems GPRS que representa um meio de comunicação menos confiável e menos estável em termos de desempenho. Atualmente existem cerca de 3.300 RAs operando através de GPRS. Durante esta primeira fase estas 640 RAs irão coexistir com as demais 2.660 que ainda permanecerão em GPRS. Estas 2.660 RAs remanescentes em GPRS juntamente com outras 1.200 ainda não automatizadas, e mais 840 novas RAs previstas para serem instaladas, totalizarão 5.340 RAs automatizadas através de um meio de comunicação confiável, e formarão a base do futuro projeto ADA.

Esta migração de tecnologia de GPRS para RF Mesh considera a área de cobertura da nova plataforma instalada para o projeto AMI. A Figura 31 ilustra uma destas 640 RAs em processo de migração para RF Mesh, e está localizada na cidade de Campinas dentro da área de cobertura da rede RF Mesh para telemedição de um consumidor do Grupo A, conforme apresentado na Figura 32.

Figura 31: RA GPRS na área de cobertura RF Mesh

Figura 32: Consumidor do Grupo A telemedido com RF Mesh

RA GPRS

Consumidor Grupo A

3.7.1.2 Medição Inteligente Grupo B

O projeto de telemedição para atender ao Grupo B está em fase de estudo as partir da consolidação dos resultados do Projeto AMI Grupo A, e terá como escopo cerca de 2 milhões de consumidores do Grupo B, em um prazo de conclusão e consolidação dos resultados de 7 anos. Este escopo de projeto representa um perfil típico de projetos de smart grid para AMI e possui novos desafios de projeto ao requerer a expansão da infraestrutura de rede RF Mesh e da rede de Backhaul. Nesta etapa a previsão é que serão instalados centenas de novos APs em postes ao longo das linhas de distribuição para ampliar a cobertura e atender aos clientes residenciais, representando um grande desafio para a construção de uma rede de Backhaul com disponibilidade de interfaces nestes pontos.

Embora o número total de clientes da distribuidora seja da ordem de 7,7 milhões, o escopo do projeto de medição inteligente do Grupo B irá cobrir 2 milhões destes consumidores localizados em centros urbanos de médio e grande porte na área de concessão. Os critérios utilizados para definir o escopo da segunda fase do projeto AMI para o Grupo B foram a localização em áreas nas quais é viável o investimento na ampliação da plataforma da rede de acesso e na construção de uma infraestrutura de Backhaul, e o número mínimo de consumidores que fornecem a escala suficiente para a indústria brasileira tornar viável a produção nacional e certificação de medidores inteligentes, interfaces de comunicação e equipamentos de rede por, pelo menos, três fabricantes diferentes. A estratégia é as distribuidoras passarem a contar com alternativas de fornecedores para fins de melhores condições de negociação em processos de compra, e de opções de modelos de equipamentos e de sistemas, além de criar uma escala mínima que permita a indústria e as empresas de serviços acelerarem a capacidade de implementação dos projetos em um prazo mais próximo possível dos projetos de países mais desenvolvidos.

3.7.1.3 Automação da Distribuição Fase 2

A capilarização da rede de Acesso RF Mesh para atender ao Projeto AMI Grupo B irá proporcionar uma ampliação significativa da cobertura da rede que será aproveitada para ampliar o projeto de automação das RAs além das 640 previstas. Embora no Projeto AMI Grupo B a previsão é atender a 2 milhões de clientes residenciais represente cerca de 26% do

total de consumidores das 8 distribuidoras, a previsão é a que a infraestrutura de rede de comunicação RF Mesh estabelecida até esta ocasião seja suficiente para atender às 5.340 RAs planejadas para serem instaladas juntamente com o Projeto AMI Grupo B. O objetivo final é implementar ADA no núcleo das redes de distribuição dos principais centros urbanos. Esta mudança na metodologia de operação da rede deverá proporcionar uma melhora significativa nos indicadores coletivos de qualidade, que são a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) [41].

3.7.1.4 Extensão AMI para o restante do Grupo B e conclusão da DA

Após a conclusão dos dois projetos de telemedição do Grupo A e B e automação da rede de distribuição, haverá uma avaliação da viabilidade da extensão do projeto para os demais consumidores residenciais urbanos e consumidores rurais. A tecnologia base para a rede de comunicação deverá ser prioritariamente a RF Mesh através de aproveitamento da cobertura existente e eventuais extensões de cobertura. Mas a tendência é que para o atendimento a esta demanda final sejam a utilizadas tecnologias alternativas de custo mais baixo para complementar a cobertura das áreas de concessão.