• Nenhum resultado encontrado

Os elementos da Rítmica Corporal

5 Aspectos cognitivos e afetivos da RCIM

5.3 ATENÇÃO SUSTENTADA EM FOCO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM EXPERIMENTO

5.3.1 A experimentação na sala de ensaio: CPT

O ateliê de investigação artística ─ a sala de ensaio ─ do GOM é o local onde se

pesquisam os movimentos, objetos, os textos que integram e integrarão a cena de seus espetáculos. O GOM trabalha em média oito horas ao dia, que são divididas entre atividades de produção teatral e atividades de investigação de sua expressão cênica. Com essa

123[…] so-called executive attention, refers to our hability to regulate our responses, particulary in conflicting

organização de atividades, permanecem na sala de ensaio durante quatro horas diárias, quando pesquisam os elementos de sua expressão: corpo, voz, objeto e som em relação aos temas dos espetáculos. Nesse tempo, eles se exercitam ─ muscular, afetiva e cognitivamente ─ por meio de uma preparação corporal para a cena. Dessa preparação constam exercícios de alongamento, fortalecimento muscular, resistência física, pesquisa de qualidades de movimentos, prática de improvisação e RCIM.

A RCIM gera algum impacto cognitivo ou afetivo nos atores que a exercitam diariamente? Dessa pergunta, surgiu a hipótese de que os atores do GOM apresentam maior capacidade atencional depois da prática de RCIM. Objetivou-se, então, aferir a capacidade de sustentar a atenção e velocidade de resposta, tempo de reação, por meio de um procedimento experimental.

O experimento atencional foi realizado em dois momentos, com uma amostra composta por jovens do sexo masculino que trabalham com as artes cênicas.124 No grupo-caso estavam os atores do GOM e, no grupo-controle, alunos e ex-alunos do curso de graduação em Teatro da UFMG. No primeiro momento, o grupo-controle e o grupo-caso, antes da prática de RCIM, foram submetidos a avaliação com o Raven (RAVEN, 2000) e o CPTII (CONNERS, 2000). Adequando-se à agenda do GOM, posteriormente o grupo-caso submeteu-se a um treino intensivo de RCIM que durou dez dias. No último dia de prática de RCIM, o grupo-caso foi novamente avaliado pelo CPTII. Entre os paradigmas identificados pelo CPTII, foram avaliados os referentes a erros de omissão, erros de comissão e tempo de reação.

O Raven é um teste de inteligência que avalia habilidades de observação e raciocínio lógico por meio da tarefa de encontrar a figura que falta na série de figuras apresentadas. O CPTII representa um conjunto de paradigmas para avaliação da atenção e da impulsividade. O paradigma básico do CPT envolve a atenção seletiva e sustentada medidas com a apresentação irregular de estímulos alvo (letra X). Foi utilizado o X Type CPT, no qual várias letras são expostas de maneira regular no tempo. O participante deve pressionar a tecla espaço do teclado a cada aparição de uma letra, exceto quando essa letra for o X.

Dos paradigmas avaliados, os erros de omissão são resultantes da falta de resposta ao estímulo alvo; erros de comissão resultam de respostas dadas a não-alvos; e o HIT reaction

time, tempo de reação, é a velocidade média de resposta correta para o teste inteiro.

Segue o desenho metodológico do experimento:

124 A amostra e os instrumentos metodológicos utilizados e o treino efetuado pelo grupo-caso já foram descritos

FIGURA 1- Desenho metodológico do experimento da atenção na RCIM

5.3.2 Resultados

Todos os participantes da amostra obtiveram resultado no Raven dentro dos valores de referência para a população brasileira (RAVEN, 2000), não havendo diferenças significativas entre os grupos. O escore padronizado para a inteligência, avaliada com o teste das Matrizes Progressivas de Raven, foi z = média 0,54 [-1,4 ─ 0,97] no grupo-controle, e z = 1,2 [0.04 ─ 1,4] no grupo-caso, com valor de p = 0, 27.

A Tabela 6 mostra a comparação entre os grupos caso e controle nos diferentes paradigmas do CPTII, não havendo diferenças significativas em qualquer dos parâmetros estudados.

TABELA 6

Comparação entre os resultados do grupo-controle e grupo-caso no Teste de Desempenho Contínuo CPT II

Parâmetro Controle Mediana [min-max] Caso Mediana [min-max] Valor de p(*) Erros de Omissão 2 [0-13] 1 [0-10] 0,67 Erros de Comissão 16 [6-33] 11[3-23] 0,14 Tempo de Reação 343,47 [290,37─ 396,62] 342,63 [327,15─ 466,09] 0,63

(*) U Mann Whitney Test

Grupo Controle n=17

CPTII teste Raven teste

Grupo Caso n=7

1° CPTII teste após 90 dias sem

RCIM

Raven teste

Prática Intensiva (10 dias) de RCIM após

pausa de 30 dias

2° CPT II após o último dia de

Após um mês e meio de realização do primeiro CPTII, o grupo-caso iniciou a prática de RCIM e, no nono e décimo dias de prática de RCIM, o grupo-caso foi novamente submetido ao CPT II.

A Tabela 7 mostra o resultado da análise do desempenho do grupo caso antes e após a prática de RCIM. Não há diferenças significativas, exceto pela tendência de redução do tempo

de reação ─ medida da velocidade de processamento cognitivo ─ após a prática de RCIM.

TABELA 7

Comparação entre os resultados do grupo-caso antes e depois da prática de RCIM no Teste de Desempenho

Contínuo - CPTII

Parâmetro Caso antes

Mediana [min-max] Caso depois Mediana [min-max] Valor de p(*) Erros de Omissão 1 [0-10] 0 [0- 26] 0,60 Erros de Comissão 11[3-23] 19[7-29] 0,12 Tempo de Reação 342,63 [327,15 ─ 466,09] 329,21 [280,99 ─ 377,31] 0,06 (*)Wilcoxon Signed-Rank Test

Considerando a tendência de diminuição do tempo de reação, optou-se por utilizar a técnica Bootstrapping Statistical Analysis, que permite nova análise com extrapolação da amostra inicial. Essa técnica possibilita retirar de uma amostra pequena, outras amostras numerosas, chegando-se a distribuições amostrais significativas (EDGINTON; ONGHENA, 2007). O resultado da comparação entre os grupos se mantém inalterado (Tabela 8), mas a diferença no paradigma tempo de reação entre os períodos pré e pós-prática torna-se estatisticamente significativa (Tabela 9).

TABELA 8

Comparação entre os resultados do grupo-controle e grupo-caso no Teste de Desempenho Contínuo – CPTII, após a

extrapolação da amostra Parâmetro Controle Mediana [min-max] Caso Mediana [min-max] Valor de p(*)

Erros de Omissão 2[0-13] 1 [0-10] 0,85

Erros de Comissão 16 [6-33] 11[3-23] 0,21

Tempo de Reação 343,47

[290,37─ 396,62] 342,63 [327,15 ─ 466,09] 0, 3

(*)Bootstrapping Statistical Analysis

TABELA 9

Comparação entre os resultados no Teste de Desempenho Contínuo - CPTII do grupo-caso antes e depois da prática de

RCIM, após a extrapolação da amostra

Parâmetro Caso Antes

Mediana [min-max] Caso Depois Mediana [min-max] Valor de p(*) Erros de Omissão 1 [0-10] 0 [0-26] 0,65 Erros de Comissão 11[3-23] 19[7-29] 0,17 Tempo de Reação 342,63 [327,15 ─ 466,09] 329,21 [280,99 ─ 377,31] 0,04

(*)Bootstrapping Statistical Analysis

Além dos paradigmas observados por meio do CPT II, foram considerados os dados obtidos em questionários estruturados aplicados ao grupo-caso.125 A análise quantitativa dos dados obtidos pelos questionários não revelou diferença significativa em relação ao sentimento de fundo, ao sentimento de emoção e à vontade de ação no pós-prática.

A análise qualitativa da percepção subjetiva, entretanto, revelou que todos sentiram

“melhora” no seu estado emocional consciente, relatando alegria, e na sua disponibilidade física após a prática, como declararam nas expressõess a seguir: “é como se eu tivesse limpado minha cabeça e revigorado meu corpo”; “como se eu tivesse meditado por um longo período, me sinto com energia e bem descansado”; “estou me sentindo atento”; “me sinto mais ativo”; “estou concentrado, ativo e descansado”; “atenção rápida, bom humor e feliz”; “me sinto muito disposto e animado, mais do que quando cheguei aqui no galpão”.