• Nenhum resultado encontrado

Extensão para IPPD

No documento CMMI® para Desenvolvimento, Versão 1.2 (páginas 185-189)

NÍVEL DE MATURIDADE 3: DEFINIDO

Versão 1.2s Extensão para IPPD

A atividade de seleção de soluções alternativas e de problemas a serem submetidos a análise de decisão e estudos de tendência é completada com o envolvimento dos stakeholders relevantes. Esses stakeholders representam tanto as funções técnicas e de negócio como o desenvolvimento paralelo do produto e dos processos do ciclo de vida relacionados ao produto (ex: manufatura, suporte, treinamento, verificação e descarte). Dessa forma, problemas importantes aparecem mais cedo no desenvolvimento do produto do que no desenvolvimento tradicional em série e podem ser tratados antes que se tornem erros com alto custo de correção.

As soluções alternativas precisam ser identificadas e analisadas para possibilitar a seleção de uma solução equilibrada ao longo da vida do produto em termos de custo, cronograma e desempenho técnico. Essas soluções são baseadas nas arquiteturas de produto propostas que endereçam qualidades críticas do produto e abarcam um espaço de design de soluções viáveis. As práticas específicas associadas à meta específica Elaborar o Design fornecem mais informações sobre o desenvolvimento potencial das arquiteturas de produto que podem ser incorporadas às soluções alternativas para o produto.

As soluções alternativas freqüentemente englobam alocações alternativas de requisitos a diferentes componentes de produto. Essas soluções alternativas também incluem o uso soluções de produtos de prateleira (COTS) na arquitetura do produto. Os processos associados com a área de processo Desenvolvimento de Requisitos seriam então empregados para fornecer uma alocação de requisitos temporária mais completa e mais robusta para as soluções alternativas.

As soluções alternativas abarcam o intervalo aceitável de custos, cronograma e desempenho. Para desenvolver as soluções alternativas, os requisitos dos componentes do produto são recebidos e considerados juntamente com os problemas, restrições e critérios de

design. Os critérios de seleção tipicamente endereçariam custos (ex:

tempo, pessoas e dinheiro), benefícios (ex: desempenho, capacidade e eficiência), e riscos (ex: técnicos, custos e cronograma). Considerações sobre os critérios de seleção para soluções alternativas detalhadas incluem o seguinte:

• Custo de desenvolvimento, manufatura, aquisição, manutenção e suporte, etc

Versão 1.2

• Expansão e crescimento do produto

• Limitações de tecnologia

• Sensibilidade a métodos e materiais de construção

• Risco

• Evolução de requisitos e tecnologia

• Descarte

• Capacidades e limitações de usuários finais e operadores

• Características dos produtos de prateleira (COTS)

As considerações listadas acima são um conjunto básico; as organizações deveriam elaborar critérios de classificação para limitar a lista de alternativas que sejam consistentes com seus objetivos de negócio. Os custos do ciclo de vida produto, sendo um parâmetro desejável de ser minimizado, podem estar fora do controle de desenvolvimento nas organizações. Um cliente pode não estar querendo pagar por características que custam mais a curto prazo, mas que no final das contas diminui os custos ao longo da vida do produto. Nesses casos, os clientes deveriam pelo menos serem avisados de quaisquer potenciais redutores de custos do ciclo de vida. Os critérios usados na seleção da solução final deveriam fornecer uma abordagem equilibrada para os custos, benefícios e riscos.

Produtos de Trabalho Típicos

1. Critérios de classificação das soluções alternativas 2. Relatórios de avaliação de novas tecnologias 3. Soluções alternativas

4. Critérios de seleção para a escolha final

5. Relatórios de avaliação de produtos de prateleira (COTS)

Subpráticas

1. Identificar critérios de classificação para selecionar um conjunto de soluções alternativas a serem consideradas.

2. Identificar tecnologias atualmente em uso e novas tecnologias de produto visando vantagem competitiva.

Versão 1.2s

O projeto deveria identificar tecnologias aplicadas aos produtos e processos atuais e monitorar o progresso das tecnologias que estão sendo usadas ao longo da vida do projeto. O projeto deveria identificar, selecionar, avaliar e investir em novas tecnologias para conseguir vantagens competitivas. Soluções alternativas poderiam incluir tecnologias recentemente desenvolvidas, mas também deveriam incluir o emprego de tecnologias maduras em diferentes aplicações ou manter métodos correntes.

2. Identificar tecnologias atualmente em uso e novas tecnologias de produto visando vantagem competitiva.

3. Identificar produtos de prateleira (COTS) candidatos que satisfaçam os requisitos.

Veja a área de processo Gestão de Acordo com Fornecedores para mais informações sobre avaliar fornecedores.

Esses requisitos incluem:

• Funcionalidade, desempenho, qualidade e confiabilidade

• Termos e condições de garantia para os produtos

• Riscos

• Responsabilidade dos fornecedores quanto à manutenção e suporte continuados dos produtos

4. Gerar soluções alternativas.

5. Obter uma alocação completa dos requisitos para cada alternativa. 6. Elaborar os critérios para selecionar a melhor solução alternativa.

Critérios deveriam ser incluídos para endereçar problemas de design na vida do produto, tais como a provisão de novas tecnologias mais fáceis de serem incorporadas ou a habilidade para melhor explorar os produtos comerciais. Exemplos incluem critérios relacionados com design aberto ou conceitos de arquitetura aberta para as alternativas que estão sendo avaliadas.

SP 1.2 Selecionar as Soluções de Componentes do Produto

Selecionar as soluções de componentes do produto que melhor satisfazem aos critérios estabelecidos.

Versão 1.2

Selecionar os componentes de produto que melhor satisfazem aos critérios e estabelecer as alocações de requisitos a componentes de produto. Os requisitos de baixo nível são gerados a partir das alternativas selecionadas e usados para elaborar o design do componente de produto. Os requisitos de interface entre os componentes de produto são descritos, inicialmente do ponto de vista funcional. As descrições das interfaces físicas são incluídas na documentação de interfaces para itens e atividades externas ao produto.

A descrição das soluções e o fundamento lógico da seleção são documentados. A documentação evolui ao longo do desenvolvimento à medida que as soluções e designs detalhados são elaborados e esses

designs vão sendo implementados. Manter um registro do fundamento

lógico é crítico para subsidiar tomadas de decisão. Tais registros mantêm os stackeholders cientes dos retrabalhos e fornecem insights na aplicação de novas tecnologias à medida que se tornam disponíveis às circunstâncias.

Produtos de Trabalho Típicos

1. Decisões sobre seleção de componentes de produto e fundamento lógico

2. Relacionamentos documentados entre requisitos e componentes de produto

3. Soluções, avaliações e fundamento lógico documentados

Subpráticas

1. Avaliar cada solução alternativa/conjunto de soluções com relação aos critérios de seleção estabelecidos no contexto dos conceitos operacionais e cenários.

Desenvolver cenários na linha do tempo para a operação do produto e interação do usuário para cada solução alternativa.

2. Com base na avaliação de alternativas, avaliar a adequação dos critérios de seleção e atualizar esses critérios quando necessário. 3. Identificar e resolver problemas relativos à soluções alternativas e

requisitos.

4. Selecionar o melhor conjunto de soluções alternativas que satisfazem aos critérios de seleção estabelecidos.

Versão 1.2s

Veja a área de processo Gestão de Acordo com Fornecedor para mais informações sobre aquisição de produtos e componentes de produto.

7. Estabelecer e manter a documentação das soluções, avaliações e fundamento lógico.

No documento CMMI® para Desenvolvimento, Versão 1.2 (páginas 185-189)