• Nenhum resultado encontrado

O Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente: apontamentos sobre a

Capítulo I – Educação superior a distância no Brasil

1.4 O Sistema Universidade Aberta do Brasil e o Programa Universidade Aberta do Brasil

1.4.1 O Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente: apontamentos sobre a

Compreender a atuação do Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente é compreender a relação que o Sistema Universidade Aberta do Brasil tem com a UnB e, por conseguinte, com a educação superior pública da cidade. A análise documental das atas das reuniões do fórum mostra como o polo de Ceilândia, onde o curso de Biologia é ofertado pelo Programa UAB/UnB, passou por vários problemas, com impactos diretos no trabalho do professor supervisor, professor tutor e principalmente no aprendizado dos alunos. A análise documental das atas do Fórum permite compreender parte dos objetivos desse trabalho, qual seja, a relação da coordenação do Programa UAB/UnB na universidade com o Governo do Distrito Federal, o nível de consciência crítica dos atores que participam desse espaço – incluindo professores da UnB que já participaram do Programa como professores supervisores – e as contradições existentes entre a implementação de uma política pública de educação e as dificuldades para a sua consolidação com qualidade. Como o curso de Pedagogia não tem polo no DF, as atas referem-se à problematizações com o curso de Biologia, este sim com atividades presenciais desenvolvidas em duas regiões administrativas da cidade: Ceilândia e Santa Maria.

No Distrito Federal, esse Fórum se reuniu pela primeira vez em 2 de agosto de 2010, 18 meses após a criação da lei que cria os fóruns44. O tema Universidade Aberta do Brasil aparece registrado pela primeira vez na Ata da VI Reunião do Fórum, ocorrida no dia sete de novembro de 201145. Na oportunidade, a UnB não teve representação e a única informação que se pode inferir é que a Secretária Executiva do Fórum, Natalia de Souza Duarte, relatou a importância dos polos do Programa UAB/UnB e deliberou-se por reunião com a (sic) EAD/UnB e coordenadores de polos para esclarecimentos e relato na VII reunião46.

Na reunião seguinte, ocorrida em sete de dezembro de 2011, a ata registra que a UnB foi representada pela então Decana de Ensino de Graduação, Professora Márcia Abrahão Moura, e a Secretária Executiva Natalia Duarte voltou ao ponto da reunião anterior, informando que havia um Termo de Cooperação Técnica entre CAPES e governo local apontando que a coordenação dos polos estava sob a responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF47. Informa que esses polos são importantes para incentivar a formação inicial da Carreira Magistério48, sendo que o incentivo deveria estar incluído no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – DF49. Comunicou-se que o DF conta com dois polos da UAB, um em Ceilândia e outro em Santa Maria, com muitos problemas principalmente na infraestrutura logística, como a internet50. Nessa reunião discutiu-se o recebimento de bolsas pagas à tutores por programas federais, como do Sistema UAB, à professores da SEDF, que não podem acumular esse benefício com a TIDEM (gratificação de exclusividade), esclarecendo que essa é uma questão que está na mesa de negociação do SINPRO com o GDF sobre o plano de carreira51.

44

Ata de instalação do Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente. Disponível em <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Ata_InstalacaoForum_DF2010_2.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013.

45 Ata da VI Reunião do Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente. Disponível em <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Ata_6Reuniao_DF2011_2.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013.

46 Idem.

47 Ata da VII Reunião do Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente. Disponível em <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Ata_7Reuniao_DF2012_2.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013.

48 Idem.

49 Ibidem. Já foi apresentado nesse capítulo aspectos importantes sobre a intenção do governo brasileiro em formar professores para atuação na rede pública da educação básica, como sinalizado pela Década da Educação, Art. 87 da Lei n. 9.394/1996. O PARFOR presencial é um regime que vem ao encontro dessa política, formando turmas especiais para professores em exercício cursarem a primeira ou segunda licenciatura ou formação pedagógica para docentes graduados não licenciados. Para maiores informações sobre o PARFOR, ver <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor>. Acesso em: 13 fev. 2013.

50 Ibidem. 51 Ibidem.

A IX Reunião do Fórum, que ocorreu no dia vinte e oito de maio de 2012, teve a presença do Diretor Técnico de Graduação, professor Sérgio Antônio Andrade de Freitas e da Diretora da Faculdade de Educação, Professora Carmenísia Jacobina Aires, como representantes da UnB52. Foi discutido o problema da falta de apoio aos polos do Programa UAB/UnB no DF, como o descredenciamento do polo de Santa Maria e o prazo de 90 dias para o polo de Ceilândia se enquadrar nas regulamentações da Capes, ao que a SEDF informou que não haveria como assumir a coordenação pedagógica do polo incluindo questões orçamentárias que incidem na manutenção tecnológica do mesmo53. A UnB apontou para a resolução dos problemas dos polos de Ceilândia e Santa Maria, em vista dos cursos em andamento, sinalizando contato com o Instituto Federal de Brasília para uso da estrutura dos

campis dessa instituição, ao passo que o SINPRO indicou o Núcleo de Tecnologia

Educacional presente em cada regional de ensino como uma possibilidade para resolver as deficiências do polos da UAB no DF54. Como visto nas atas, os polos da UAB no DF passam por grandes problemas e necessitam de orçamento e apoio governamental. Esse foi um dos encaminhamentos da IX reunião do Fórum, indicando a necessidade de reunião futura com a Secretaria de Governo do DF com essa pauta55. A dificuldade relatada nas atas com os polos do Sistema UAB no DF, com a constante recusa de apoio por parte do governo local, dificulta ou mesmo impossibilita que se abram novos polos na região.

Em sua X reunião, realizada no dia vinte e três de julho de 2012, a UnB foi representada no Fórum pela professora Ruth Gonçalves Faria Lopes, coordenadora do curso de pedagogia pela UAB/UnB e que na ocasião representou o Diretor Técnico de Graduação, professor Sérgio Antônio Andrade de Freitas56. O Governo do Distrito Federal orientou que a coordenação dos polos da UAB continuará com a SEDF, esclarecendo o problema levantado com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF na VIII reunião do Fórum 57. A representante da UnB mais uma vez informou sobre a condição crítica dos polos de Ceilândia e Santa Maria, que continuavam sem dotação orçamentária e com reincidência de pendências na

52

Ata da VIII Reunião do Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente. Disponível em <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Ata_9Reuniao_DF2012_2.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013. 53 Idem. 54 Ibidem. 55 Ibidem.

56 Ata da X Reunião do Fórum Distrital Permanente de Apoio à Formação Docente. Disponível em <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Ata_10Reuniao_DF2012_2.pdf >. Acesso em: 12 fev. 2013.

avaliação do Ministério da Educação58. O entrave à melhoria dos polos do Programa UAB/UnB no DF e as conseqüências para a melhoria das condições de trabalho dos