• Nenhum resultado encontrado

F ILOSOFIA DA C IÊNCIA NO ENSINO DE F ÍSICA

Sandra Regina Teodoro Gatti1

Roberto Nardi2

Introdução

A pesquisa aqui relatada insere-se em uma linha de investigação do pro- jeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, apoiado pelo CNPq e intitulado: “Práticas Pedagógicas e Processos Formativos de

Professores na Área de Ensino de Ciências e Matemática”3, cujo objetivo

principal é o desenvolvimento de investigações articuladas que gerem um conjunto de subsídios para a refl exão sobre os processos de formação docente na área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, subsídios estes que contribuam para a introdução e estabilização de práticas inovadoras em Cur- sos de Licenciatura e Programas de Educação Continuada de Professores.

O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de atividades de formação continuada com docentes de Física em exercício, inserindo a História e Fi- losofi a da Ciência como fi os condutores das discussões e foco das experiên- cias didáticas realizadas por eles em sala de aula. Para tanto, a partir dos resultados de um levantamento sobre o perfi l dos professores de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática de uma cidade do Estado de São Paulo, elaboramos uma proposta de curso de formação continuada intitula- 1 Departamento de Educação, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Faculdade de Ciên-

cias, campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). 2 Docente-adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Edu-

cação para a Ciência, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Faculdade de Ciências,

campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

do “A História e a Filosofi a da Ciência na prática pedagógica de professores de Física”, com duração de 40 horas-aula.

Acompanhamos o desenvolvimento de cinco professoras que participaram do curso durante o primeiro semestre letivo de 2008 e estavam atuando na disciplina Física no Ensino Médio, apenas duas delas licenciadas em Física. As professoras, a partir das refl exões realizadas, elaboraram propostas de minicursos levando em consideração aspectos da História e Filosofi a da Ciência no ensino, além das concepções alternativas dos estudantes. Os mi- nicursos foram aplicados em situações reais de sala de aula e acompanhados em reuniões de refl exão.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e o tratamento das informações obtidas foi pautado na análise de conteúdo de acordo com Bardin (1994).

O levantamento inicial realizado não revelou apenas o perfi l das pro- fessoras, mas também procurou pesquisar entre os participantes em que sentido a universidade poderia colaborar com sua formação e sua prática pedagógica. A necessidade do oferecimento de cursos foi apontada por onze

dos 22 professores.4

Alguns exemplos:

Oferecendo cursos de capacitação e apoio na parte pedagógica.

Com parcerias na formação continuada, oferecendo ofi cinas nas quais tives- se a divulgação das pesquisas que o programa vem desenvolvendo.

Com cursos gratuitos que fossem oferecidos em horários que pudéssemos frequentar e que dessem certifi cados para a nossa evolução funcional.

Com base nas informações obtidas pelos questionários, entramos em contato com os professores por meio de e-mail, enviando o convite para participar do curso. Realizamos também o contato com todas as escolas de Nível Médio da cidade, por meio de e-mail, telefone e, em alguns casos, pessoalmente, a fi m de divulgar o curso que foi desenvolvido de acordo com o seguinte conteúdo programático:

1. Fundamentos teóricos sobre o ensino e a aprendizagem de Física: a abordagem construtivista no ensino.

4 No total, foram entrevistados 89 professores de Física, Química, Biologia, Matemática e Ciências. Os 22 a que nos referimos são docentes que estavam lecionando a disciplina Física no Ensino Médio. Destes, apenas oito eram graduados em Física.

2. Filosofi a, História da Ciência e Ensino de Física. 3. Pesquisas recentes sobre o ensino de Física. 4. Formação de professores e sua profi ssionalização. 5. Elaboração de atividades de ensino.

O modelo de formação sugerido, por meio da utilização de um curso, apresenta segundo Bell (1991, apud Marcelo Garcia, 1999) as seguintes vantagens: 1) pode aumentar os conhecimentos; 2) melhorar as competên- cias e, 3) proporcionar momentos para a refl exão sobre a prática profi ssio- nal, entre outras.

É importante ressaltar, entretanto, que nossa proposta de formação não se refere a um desenvolvimento estanque, demasiadamente teórico e sem uma preocupação com as aplicações práticas. O curso de formação é consi- derado apenas como um ponto de partida, e suas atividades presenciais fo- ram complementadas com atividades práticas desenvolvidas em situações reais no Ensino Médio.

Dos 22 professores entrevistados, sete fi zeram inscrição no curso; en- tretanto, apenas cinco frequentaram todas as atividades durante o primeiro

semestre letivo de 20085.

Durante o segundo semestre, apesar de fi nalizadas as 40 horas do curso, quatro das professoras decidiram continuar frequentando os encontros, o que foi útil para o amadurecimento dos temas estudados e para a elaboração dos minicursos.

As propostas desenvolvidas por elas foram aplicadas em sala de aula, e na sequência, realizamos duas reuniões de refl exão em que as participantes apresentaram e discutiram os resultados obtidos com os alunos.

Tais dados nos permitiram analisar o impacto da proposta, fornecendo subsídios para avaliar se, ao considerarmos as concepções dos futuros do- centes sobre os processos de ensino e aprendizagem e sobre a construção do conhecimento científi co, dentro da metodologia sugerida neste estudo, poderíamos contribuir para a aceitação de novas metodologias de ensino.

Neste trabalho, destacamos as propostas desenvolvidas pelas docentes, procurando discutir alguns resultados e as potencialidades deste programa de investigação.

5 Para preservar suas identidades, adotamos nomes fi ctícios: Denise, Greice, Mariana, Tatia- na e Viviane.

As propostas de minicursos e os resultados da aplicação