• Nenhum resultado encontrado

5.3 DESENHO DA PESQUISA

5.3.5 Fase 5 – Aplicação do Framework na Wilson Sons Agência Marítima

A fase 5 foi iniciada depois de realizado os pilotos e o Framework considerado suficientemente apto para ser colocado em prática na Wilson Sons Agência Marítima.

73

Buscando ampliar o número de fontes de dados e evidências, essa pesquisa realizou algumas atividades exploratórias antes de iniciar o processo de avaliação das competências organizacionais na WSAM. Essas atividades auxiliaram o pesquisador a entender e explicar o segmento de atuação, a caracterização da empresa, a compreender as principais necessidades dos consumidores e como a empresa se adaptou frente a estas demandas. Também possibilitou identificar os possíveis diferenciais da WSAM e indícios dos elementos que auxiliassem a identificação e análise de suas competências organizacionais.

Explicar o serviço de agenciamento marítimo (Atividade exploratória 1)

Diferentemente dos serviços voltados para a população em geral, o serviço de agenciamento marítimo é dedicado especificamente para as organizações direcionadas ao segmento marítimo, fazendo com que muitas pessoas desconheçam as particularidades da prestação de serviços do agente marítimo (KAEHLER, 2009). Por esta razão, a primeira ação realizada foi uma breve explicação sobre suas principais atividades, realizada de forma a facilitar o entendimento dos resultados obtidos. Pela diversidade de termos técnicos ligados ao segmento marítimo, um glossário encontra-se no final desta pesquisa.

Caracterizar a Wilson Sons Agência Marítima (Atividade exploratória 2)

Uma segunda atividade buscou caracterizar a unidade de análise estudada, apresentando sua missão, visão, valores, estrutura organizacional e rede de filiais. Buscou também identificar os principais fornecedores, órgãos regulamentadores, concorrentes e clientes, da WSAM.

Mapear a trajetória estratégica da Wilson Sons ao longo de seus 175 anos (Atividade exploratória 3)

Com o objetivo de resgatar um pouco da história da Wilson Sons, uma pesquisa de análise histórico-longitudinal foi realizada buscando identificar quais foram as principais estratégias que influenciaram o rumo da empresa ao longo das diversas eras vivenciadas. Essa atividade resultou a publicação do artigo ―A estratégica organizacional da Wilson Sons: Uma análise histórico-longitudinal de seus 175 anos‖, escrito por Kaehler, Conceição e Hansen (2012).

74

A pesquisa baseou-se na análise de documentos digitais e registros em arquivos do centro de memória Wilson Sons como fonte de evidências, utilizando múltiplas fontes de forma a convergir sobre os mesmos fatos e descobertas. O centro de memória da empresa conta hoje com mais de 4.000 documentos, fotografias e objetos catalogados para atendimento aos pesquisadores e funcionários. Desde 2009, também conta com um programa de memória oral, onde funcionários e ex-colaboradores são convidados a construir os registros históricos da empresa dos últimos 50 anos.

Mapear a percepção dos funcionários da WSAM (Atividade exploratória 4) Conforme salienta Javidan (1998), possíveis riscos associados ao limite das opiniões e pontos de vista dos diferentes gestores seniores, podem não ser detalhados ou profundos o suficiente para o entendimento das competências organizacionais. A terceira atividade exploratória dessa pesquisa foi a realização de uma pesquisa interna, através de um questionário online aplicado com todos os funcionários da Wilson, Sons Agência Marítima.

Além de seis questões relacionadas ao perfil do respondente, o questionário apresentava nove perguntas abertas, buscando evidências dos diferenciais valorizados pelos clientes e as mudanças ocorridas quanto às necessidades dos consumidores, atividades dos concorrentes, evoluções tecnológicas e pressões por reduções nos custos. Também buscou identificar como a WSAM se adaptou frente a todas estas mudanças.

A população alvo, caracterizada pelo grupo completo de objetos ou elementos relevantes para um projeto de pesquisa (HAIR et al., 2005), foi constituída pelos 273 funcionários da Wilson, Sons Agência Marítima. Dos funcionários, o total de respondentes foi de 160 funcionários, ou seja, 58,60% da população alvo.

Essa atividade resultou na elaboração de um artigo aguardando publicação, ―Adaptação em ambientes dinâmicos – A relação entre a capacidade de adaptação e as orientações estratégicas na criação de capacidades dinâmicas das organizações‖, escrito por Kaehler et al. (2012). Foram utilizados na análise dos dados desta pesquisa os resultados obtidos pela percepção da maioria dos funcionários da WSAM sobre: (i) os principais diferenciais da WSAM, (ii) as principais necessidades de seus consumidores e (iii) as adaptações realizadas pela empresa frente a estas demandas.

75

Identificar a percepção de valor e expectativas dos clientes internacionais da WSAM (Atividade exploratória 5)

Buscando identificar a percepção de valor dos consumidores e identificar suas expectativas quanto ao serviço do agente marítimo, uma quarta atividade exploratória foi concretizada pela oportunidade do pesquisador de realizar entrevistas presenciais junto aos clientes da organização localizados no exterior. Para esta atividade, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com tradings e armadores baseadas na França e Suíça. Os clientes desta fase exploratória foram selecionados seguindo sugestões da especialista comercial da WSAM e utilizando o roteiro de entrevista localizado no Apêndice B. Os clientes internacionais participantes e as denominações atribuídas para identificação nessa pesquisa foram:

Gerente de afretamento de uma trading company francesa, identificado nessa pesquisa como ―Afretador FR‖.

 Gerente de operações de um armador suíço, identificado como ―Armador CH1‖.

 Coordenador de operações de um armador suíço, identificado nessa pesquisa como ―Armador CH2‖.

Coordenador de serviços portuários de uma trading company suíça, identificado nessa pesquisa como ―Afretador CH1‖.

Gerente de back office de uma trading company suíça, identificado nessa pesquisa como ―Afretador CH2‖.

Aplicar o Framework na WSAM

A aplicação do Framework de avaliação das competências organizacionais foi realizada quando seu nível de desenvolvimento foi considerado suficiente para ser utilizado na WSAM e finalizada a análise dos dados coletados nas atividades exploratórias dessa pesquisa. Os executivos escolhidos para o processo de avaliação na WSAM foram selecionados segundo os critérios de seleção a seguir: (i) possuir visão abrangente da empresa, sua estrutura, processos e complexidade do negócio e (ii) trabalhando a mais de 5 anos na organização. Com base nesses critérios, o Quadro 12 apresenta os executivos da WSAM que foram selecionados para participar do processo de avaliação

76

Quadro 12 – Executivos da WSAM selecionados

Cargo Tempo de empresa Formação Responsabilidade Histórico

Diretor de

agenciamento 18 anos Administração Direção geral do negócio agenciamento Diretor de agência e estiva Gerente Geral 20 anos

Ciências náuticas, pós-graduado em administração e mestre em gestão portuária. Negociar e gerenciar contratos; prospectar e manter clientes; gerenciar representantes no exterior; etc. Angariador de cargas; assessor comercial; coordenador comercial; gerente comercial e gerente geral. Gerente Regional 30 anos Economia e Administração de Empresas com MBA em Gestão de Empresas Gestor de Rebocadores e Agenciamento nos estados de PR, SC e RS e diretor Institucional do futuro estaleiro WS.

Trainee, gestor das filiais de

Belém, Fortaleza, São Luiz, Natal, Recife, Paranaguá e Rio Grande. Gerente da Central de Serviços Compartilhados e projetos

11 anos computação Ciência da Gestão da Central de Serviços Compartilhados

Analista de sistemas de TI, coordenação das melhorias nos processos, coordenação de contratos comerciais e da área de qualidade. Coordenador Operacional 5 anos Administração com ênfase em logística e transporte e MBA em petróleo e gás Coordenar atracação e atendimento a bordo dos navios; conferência do custeio; administração de equipe de trabalho.

Visitador de navios tramp, e coordenador de agenciamento marítimo. Especialista Comercial 10 anos Administração de empresas com habilitação em comércio exterior Prospecção, captação e retenção de clientes, plano de ação, marketing de relacionamento e suporte às filiais.

Representante comercial no mercado de fertilizantes, cargas de projeto, grãos e açúcar. Gerente de planejamento e controle 8 anos Engenheiro de produção, mestre em administração de empresas Gerente de planejamento e controle dos negócios de agenciamento e estaleiro da WS Analista de planejamento e resultados da área corporativa e coordenador de operações Gerente de filial 14 anos Engenheiro de sistemas com MBA executivo

Gestão das operações de agenciamento marítimo e rebocadores no RJ. Coordenador de sistemas, gerente de agenciamento liner e projetos. Fonte: O Autor (2013)

As entrevistas foram realizadas no escritório de Porto Alegre e na matriz da WSAM localizada no Rio de Janeiro, sendo quatro entrevistas realizadas de forma individual e duas entrevistas realizadas em duplas. Essa pesquisa definiu que os nomes e cargos dos executivos na análise dos resultados seriam substituídos por símbolos do alfabeto fonético internacional de forma a evitar quaisquer constrangimentos.

O Apêndice C apresenta o Framework utilizado na WSAM. Pelo excessivo número de páginas adicionais que resultaria, o pesquisador optou por não inserir nessa pesquisa os modelos utilizados nas fases de desenvolvimento do Framework. Porém, os mesmos permanecem arquivados para consulta posterior.

77

Buscar evidências externas das competências identificadas

Com o objetivo de ampliar o número de evidências coletadas e a convergência de diferentes fontes de dados, essa pesquisa buscou evidências junto aos principais clientes da organização. Os clientes escolhidos para esta etapa foram selecionados segundo o critério de seleção a seguir: (i) ter tempo de relacionamento com a WSAM de no mínimo dois anos e (ii) ter participado como principal tomador de decisão de nomeação dos agentes marítimos representantes da organização. Os clientes selecionados seguindo esses critérios foram:

Coordenador de afretamento de uma trading company brasileira. Responsável pelo contato com armadores e brokers para afretamento de navios; controle e monitoramento do carregamento, viagem e descarga dos navios; elaboração e negociação de cálculos de laytime com armadores e importadores. Nomeia a WSAM como agente do afretador (charterer´s agent) há mais de cinco anos, identificado nessa pesquisa como ―Afretador BR‖.

Coordenadora de compras e importação de uma trading francesa, responsável pela administração dos processos de aquisição de insumos de fertilizantes. Trabalha com a WSAM há cinco anos, e identificado como ―Afretador FR2‖.

Port Captain de um armador grego. Responsável pela operação de nove navios afretados por período de tempo (TCP) pela Petrobrás. Nomeia a WSAM como agente protetor (protecting agent) há mais de dois anos, identificado como ―Afretador GR‖.

Analista comercial de uma trading suíça, responsável por toda área documental de importação de fertilizantes. Trabalha com a WSAM há 6 anos, mas deixou de nomeá-la em todos os portos por problemas enfrentados recentemente. Identificado como ―Afretador CH3‖ na análise dos resultados.

O Quadro 13 resume o plano de ação relacionado à fase 5.

Quadro 13 – Plano de ação da Fase 5

Plano de ação da Fase 5 - Aplicar o Framework na WSAM

Objetivos

Explicar o serviço de agenciamento marítimo; Caracterizar a Wilson Sons Agência Marítima;

Conhecer a trajetória da Wilson Sons ao longo de seus 175 anos; Mapear a percepção dos funcionários da WSAM;

Identificar as necessidades e expectativas dos clientes da WSAM; Aplicar o Framework de avaliação das competências organizacionais; Buscar evidências externas e documentais da competência avaliada; Analisar os resultados obtidos;

78

Procedimentos de campo

Realizar as entrevistas junto aos executivos e clientes da organização; Sintetizar, analisar e triangular os dados coletados;

Identificar as evidências das competências organizacionais da WSAM; Analisar os resultados do Framework;

Avaliar a coerência dos resultados segundo a percepção dos executivos. Instrumentos de coleta de dados Entrevistas semi-estruturadas; Observação; Análise documental. Fonte: O Autor (2013)

A última fase desse trabalho buscou obter a opinião dos executivos da WSAM de forma a revisar o Framework.