• Nenhum resultado encontrado

6. Estudo de Caso – Avaliação do Erro total do parâmetro do sódio

6.6 Fase Control

A fase Control é a última fase do ciclo DMAIC, pelo que o seu principal objetivo é monitorização e aplicação de novas acções com intuito de garantir os ganhos obtidos nas fases anteriores. Na Tabela 6.21 estão apresentadas as principais atividades e ferramentas a utilizar para o desenvolvimento desta fase no estudo de caso.

6.6.1 Monitorização do Processo

A monitorização de qualquer projecto implementado a longo-prazo é fundamental na medida em que é necessário manter os ganhos obtidos com o estudo realizado, garantido que o Controlo de qualquer desvio que possa ocorrer e a inalteração ou aumento do nível sigma. Contudo, há que ter em consideração que imediatamente após a implementação de qualquer medida existe um período de adaptação, quer porque se mudou um hábito e habituação pode ser mais lenta, ou porque ainda não se conclui a passagem de conhecimentos adquiridos até que toda a equipa esteja familiarizada com os conhecimentos apreendidos, etc.

6 Estudo de Caso – Avaliação do Erro total do parâmetro do sódio

106

Tabela 6.21 - Principais atividades e ferramentas utilizadas no estudo de caso, na fase Control.

Atividades

Ferramentas

Comunicação dos novos padrões a todos os envolvidos

Manuais Reuniões Palestras

Definição e implementação do plano para monitorização do desempenho do processo e do alcance da nova meta

Avaliação dos sistemas de medição

Plano para recolha de dados Carta de Controlo

Índices de capacidade Métricas do Six Sigma

No caso concreto da acção de melhoria selecionada, é necessário ter em conta que a decisão de aderir à formação para a fase pré-analítica, em particular na reconstituição da amostra passa pelos laboratórios participantes. Sendo que, nem todos estão disponíveis para financiar estas acções de formação tendo em conta a situação económica actual. De referir, no entanto, a importância deste tipo de acções como

upgrate de competências dos seus profissionais para técnicas ou indicadores de desempenho mais

recentes em laboratório, com base em estudos científicos que vão sendo realizados.

O alcance da melhoria do erro total, conseguido com este projecto é de todo o interesse dos laboratórios participantes, uma vez que obtém-se resultados mais fidedignos e mais credibilidades para actuais e futuros pacientes. Da mesma forma que o PNAEQ, por sua vez, também obtém resultados mais positivos do desempenho dos seus laboratórios participantes, tornando-se tão ou mais competitivo que outras entidades de AEQ nacionais e/ou internacionais.

É de todo o interesse fazer a divulgação do caso de estudo deste projecto com intuito de sensibilizar outras entidades ou empresas não envolvidas neste projecto para a situação actual do erro total das medições laboratoriais, inclusivamente a não determinação do mesmo que não permite que haja um

Controlo dos dados determinados face a limites de especificação europeus. Para o efeito, o mesmo foi

divulgado no Simpósio anual da EQALM (European Organization for External Quality Assurance Providers in Laboratory Medicine), realizado em Outubro de 2013 em Bucharest, através da realização de um Abstract Form (A.9 – ), seguido de um Poster (A.11 - Poster EQALM: Aplication of Six Sigma on sodium parameter for total error evaluation) após a aprovação de participação.

A ideia principal desta fase, como o próprio nome indica, e o Controlo do processo, pelo que é essencial que sejam periodicamente avaliados os ensaios da AEQ a partir do método análogo ao utilizado neste caso de estudo, ou seja, recolha e avaliação dos resultados obtidos do erro total, avaliação do nível sigma e em caso de necessidade determinação da causa-raíz do desvio e implementação de acções de melhoria.

Conclusões e

Recomendações

109

7. Conclusões e Recomendações

7.1 Principais Conclusões

A elaboração deste projecto permitiu a aplicação da metodologia Six Sigma no sector da saúde, em particular, na qualidade das medições efectuadas em laboratório clínico a partir da avaliação do erro total na determinação do parâmetro do sódio. Para o efeito, houve necessidade de recorrer a uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos com credibilidade capazes de fornecer informação relevante acerca da metodologia de aplicação e área de actuação.

A proposta de implementação da metodologia Six Sigma seguiu o ciclo DMAIC que permitiu a aplicação de forma organizada e sequencial de outras ferramentas da qualidade por forma a propor melhorias na performance laboratorial e alcançar o nível sigma desejado na determinação do erro total. Aquando da recolha dos dados dos laboratórios clínicos participantes, durante a realização do caso de estudo, constatou-se que parte deles apresentam erro total elevado, i.e., ultrapassa o valor admissível, segundo as tabelas de especificação consideradas no estudo. Sendo que o nível sigma actual apresentado pela amostra de laboratórios é de 2,5. A determinação do ET é fundamental na melhoria das medições laboratoriais, na medida em que se trata de um indicador da qualidade de limite para a imprecisão e inexatidão. É um dos indicadores da qualidade de desempenho dos métodos e/ou equipamentos, pelo que, apesar de toda a amostra de participantes considerada utilizar o mesmo método, existem falhas inerentes ao modo como está a ser executada a acção.

A meta para o nível sigma futuro proposto no Project Charter foi de 4. Apesar de a mesma não ter sido cumprida, ainda assim, a implementação da nova medida de acção de melhoria permitiu, no entanto, melhorias na qualidade das medições laboratoriais, conseguindo-se uma evolução positiva do erro total e, por conseguinte, do nível sigma para o valor de 3,5. Embora não tenha sido atingida a meta estabelecida, o nível sigma conseguido no teste piloto, após a implementação da medida, está próximo da meta e considerando o nível sigma do período de estudo conclui-se que houve ganhos significativos quanto à determinação do erro total. Contudo, se cumpridas as recomendações indicadas abaixo no capítulo de Recomendações para Trabalhos Futuros é possível optimizar a performance laboratorial. Na determinação das causa-raíz deste problema, para além de estar relacionado, como é sabido, com as condições de ensaio, i.e., com os métodos utilizados, equipamentos, reagentes e calibradores, notou- se parte da contribuição do problema relaciona-se também com os recursos humanos. Nomeadamente, na falta de formação dos profissionais de laboratório, sendo que face a evolução científica que se vive na actualidade, os mesmo não sofrem actualizações de competências proporcionalmente à evolução no campo laboratorial. Este facto foi evidente na ausência de determinação de erro total de alguns laboratórios, não estando sensibilizados para a sua importância como indicador da qualidade.

Uma vez sensibilizados para a determinação deste indicador da qualidade, torna-se mais fácil o

Controlo das suas medições e reconhecer a necessidade de introdução de melhorias nos sistemas

integrados no procedimento total (amostra, método, equipamento, reagente e calibradores, recursos humanos e procedimento analítico). Muitas vezes o problema está na incerteza de um critério de decisão, baseado no resultado do ensaio, devido à variabilidade de medição. Sendo que os custos associados à melhoria das medições são geralmente baixos, quando comparado com os custos

Documentos relacionados