• Nenhum resultado encontrado

3.4 ABORDAGEM CRITICA SOBRE A MANUTENÇÃO DO TRABALHO DE

3.4.1 Os Fatores Determinantes do Trabalho em Idade Precoce

3.4.1.1. Fatores Sociais como Determinantes

Os fatores sociais são fortíssimos determinantes da existência do trabalho juvenil, mais especificamente do trabalho dos adolescentes. Eles são intrinsecamente ligados às questões da desigualdade e da mobilidade social, que se perpetuam na realidade brasileira e de outros países, apesar dos organismos internacionais orientarem em sentido contrário, buscando privilegiar a escolaridade completa do jovem com políticas de erradicação do trabalho precoce (CARVALHO, 2003; ALBERTO, 2009; AMAZARRAYA et al, 2009; GUNNARSSOM et al, 2005; BROWN et al, 2002; APARICIO et al, 2007; BELLETTINI, 2003; SCHULTZ, 1997; KASSOUF, 2001; ALBERTO, 2009 ; OLIVEIRA, 2009; FISCHER, 2005; CAVALCANTE, 2003; BASU, 1998).

Na realidade de países subdesenvolvidos é extremamente comum encontrarmos jovens adolescentes exercendo atividades de cunho doméstico no interior de suas famílias ou, principalmente, de cunho profissional, como ação de complementação do sustento dessa mesma família, em razão da precarização dos empregos de seus genitores. Mas há também os que são contratados por empresas através de contratos de trabalho precários, cujo único objetivo é empregar mão-de-obra barata, situação em que os adolescentes competem com os adultos por um posto de trabalho.

A desigualdade social, que atua como forte determinante do trabalho precoce de crianças e jovens, é marcada pelo traço da raça. A maior parte dos adolescentes em atividade laboral, formal ou informal, no Brasil, é composta por aqueles de cor negra e parda, perpetuando um quadro de segregação racial que se construiu ao longo da história. Dentre os fatores sociais, a questão da raça atua como um agravante a mais, posto que, além de haver, em muitos casos, a violação da proteção legal para o trabalho dos adolescentes, ela contribui para a perpetuação da discriminação social em razão da cor, conferindo ao adolescente branco um maior espaço na escola, enquanto aqueles de cor estão inseridos em atividades laborais. Esse traço reforça a tendência de os brancos com mais estudos ocuparem os melhores postos de trabalho em detrimento daqueles de

cor negra e parda com menos tempo de estudos, contribuindo para a reprodução das desigualdades (SCHWARTZMAN, 2004).

Entretanto, um dos pontos mais relevantes no tocante à questão social é a impossibilidade de os jovens em situação precoce de trabalho conquistarem uma efetiva mudança na sua condição de pobreza, que está relacionada a baixa mobilidade social existente entre as camadas mais pobres da população brasileira. Relacionado a isso está não apenas o precário regime de relações de trabalho no país (a informalidade, os baixos salários, a elevada rotatividade do emprego, etc.) como também a carência ou a insuficiência de políticas públicas, sobretudo no campo da educação. A precária escolarização da força de trabalho, produto do fato de a educação jamais ter sido prioridade pública, é também tida como grande fator de manutenção desta realidade (RIBEIRO, 2006; CARVALHO, 2010; LIMA, 1996, COSTA, 2010). Em outras palavras, a “condição que obriga a entrada precoce dos adolescentes no mercado de trabalho está presente em maior quantidade entre aqueles das camadas mais pobres e de raça não branca” (RIBEIRO, 2006, p.838).

Um dos problemas centrais do trabalho juvenil é sua relação com a educação, que para o adolescente tem conseqüências significativas porque o trabalho em idade precoce rouba o tempo de estudo, importante para a formação profissional futura do adolescente, e rouba o tempo de seu desenvolvimento nas outras esferas da formação como a física, moral, intelectual. Conforme argumenta Santos et al (2009, p.825):

O trabalho precoce torna-se negativo para o jovem quando se estabelece uma competição entre as atividades laborais e as atividades escolares, de esporte e lazer. Nesse caso, o trabalho constitui-se em fonte de desgaste e pode afetar o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico do adolescente, por impedi-lo de dedicar-se às atividades extracurriculares, como as lúdicas e sociais próprias da idade. Pode, assim, dificultar sua inserção social, o convívio com seus pares e familiares, impor a renúncia a um grau de escolarização maior, inibir o desenvolvimento de suas potencialidades e expô-lo às doenças e acidentes decorrentes das atividades laborais (SANTOS et al, 2009, p.825).

A maior parte dos estudos mostra que há entre os adolescentes que trabalham, uma preponderância da atividade do trabalho em relação ao estudo, quando não uma usurpação completa do tempo do adolescente na vida de trabalho em detrimento dos estudos. Por outro lado, ainda que a legislação exija que se concilie trabalho e estudo para permitir o trabalho dos adolescentes, as estatísticas apontam para uma situação em que prepondera a violação do que legalmente deveria ser o objeto do trabalho praticado

em idade mais precoce. Mesmo nas situações em que a lei permite o trabalho de adolescentes em empresas, há para a sua realização a imposição de uma série de requisitos que são, muitas vezes, desrespeitados, levando o adolescente a executar tarefas em desconformidade com sua aprendizagem e atuar com desgaste mental elevado e uso de força física superior ao permitido (BROWN et al, 2002; APARICIO et al, 2007; BELLETTINI, 2003; SCHULTZ, 1997; KASSOUF, 2001; ALBERTO, 2009 ; OLIVEIRA, 2008; FISCHER, 2005; FERREIRA, 2001; CAVALCANTE, 2003; CERVINIE et al, 1996; ROSENZWEING et al, 1994; RIBEIRO, 2007; SANTOS et al, 2009; LAUER-LEITE at al, 2010).

Num contexto em que sempre foi elevada a competição e em que as empresas são extremamente mais seletivas em seus critérios de contratação e retenção, sobretudo com relação aos requisitos da qualificação do trabalhador, e exigem maior dedicação e comprometimento, não é difícil observar casos de abandono da escola em razão do trabalho, por parte dos adolescentes. Nesse sentido, o menor aprendiz quer mostrar serviço na expectativa de manter a relação de emprego, sujeitando-se a relações contratuais que desvirtuam a finalidade de seu aprendizado. Isso faz com que o adolescente fique impedido de receber educação e profissionalização suficientes para ocupar um futuro posto de trabalho com salário digno e boa qualificação.

Essa realidade reitera aquela condição de precariedade, pobreza e imobilidade social, reforçada pelo fato de que o nível de educação dos pais influencia diretamente na decisão de ingresso precoce ou não dos filhos no mercado de trabalho. Isto porque “a decisão sobre o ingresso no trabalho infantil está vinculada à percepção que os pais têm sob o valor da educação como mecanismo de geração de maiores oportunidades” (APARICIO et al, 2007, p.27). Assim, o nível de educação dos pais está intimamente ligado ao ingresso prematuro de seus filhos no mercado de trabalho. Quanto menos educados são os pais, menor é o valor atribuído aos estudos do filho, porque o trabalho causa retorno imediato para o sustento diário da família; o filho que trabalha faz a renda da família aumentar diretamente e à curto prazo. Essa estratégia individual de sobrevivência é produto das desigualdades sociais de uma sociedade que mercantiliza o trabalho infanto-juvenil, legitimando-o por meio do discurso da formação/experiência profissional de indivíduos em idade precoce, algo que atua muito mais no sentido de servir às demandas da empresa por mão- de- obra barata do que no sentido de direcionar esforços para a construção de uma educação que forma e cria postura crítica a longo prazo, preparando o adolescente para uma melhor de condição de vida no futuro. Assim,

o abandono da escola em prol do trabalho ocorre porque os jovens devem “contribuir para a formação da renda familiar, que cada vez menos é garantida pelo chefe provedor” (BORGES, 2007, p.50).

Outro fator que põem por terra o argumento da formação para justificar o trabalho juvenil e que ressalta seu caráter dissimulador, é que o Estado reduz sua responsabilidade no prover políticas públicas que efetivamente façam elevar o padrão de renda e bem estar da população carente. O fato dos programas governamentais de incentivo ao emprego de jovens, como por exemplo a Lei nº 10.748/03- Programa Nacional do Primeiro Emprego, alterada pela Lei nº 10.940 de 2004, que dispõem sobre a atividade de aprendizagem indicando que esta deve ser conferida àquele que apresente “maior necessidade social”, trazendo a indicação de que os postos de trabalho para indivíduos em idade precoce, porque aí se inclui o menor aprendiz, deverão ser prioritariamente ocupados por adolescentes de baixa renda, indicando a finalidade deste tipo de ação, que está mais voltada para a questão da empregabilidade e geração de renda, do que para o aprendizado em si.