• Nenhum resultado encontrado

Ferramentas para a etapa de manutenção e operação

2 EMBASAMENTO TEÓRICO

2.3 O PARADIGMA BIM

2.3.3 Ferramentas para a etapa de manutenção e operação

Segundo Eastman e colaboradores (2014), na área de gestão de facilidades, poucas ferramentas FM se dispuseram a trabalhar utilizando plataforma BIM, extraindo informações diretamente do modelo BIM da edificação, armazenadas em seus espaços ou componentes, representando ativos fixos. Pode-se citar algumas dessas ferramentas:

• ActiveFacility: solução de servidor IFC23

implementada em um banco de dados Oracle. Foi criada uma forma de gerenciamento de dados do edifício seguindo o modelo de normalização da ISO para padrões de IFC.

 Características: criação de um modelo de construção padrão da indústria que engloba todas as informações (arquitetura, mecânica, elétrica etc.) para um edifício existente; modelo unificado acessível através da internet para compartilhar as informações e serem atualizadas; integrar o modelo com outros sistemas operacionais atualizados.

• ArchiFM: software de gestão de instalações que funciona como um aplicativo de acesso remoto, um SaaS (Software as a Service). Neste sistema não é necessário dispor de recursos de TI para usar o software CAFM, é possível pagar um valor mensal e utilizar como aplicativo na web. Mas se for necessário é possível instalar na própria empresa.

 Características: é composto por uma única interface onde estão listadas as tarefas de gestão de facilities e de operação a serem executadas. A função de desenho é realizada de forma integrada ao software ArchiCAD, incorporada ao menu, como parte integrante da ferramenta (ARCHIFM.NET, 2016).

• FM Systems desenvolvedor do FM:Interact, software baseado em website tem como objetivo melhorar o atendimento, reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas.

23 Industry Foundation Classes (IFC) – formato de dados neutro desenvolvido pelo consórcio BuildingSMART International (anteriormente chamado de IAI) para facilitar a interoperabilidade na indústria da construção.

 Características: pode criar links bi-direcionais entre modelos do Revit e FM; gerenciar as informações FM dos espaços no Revit, sincronizar os componentes da construção no modelo BIM com os dados dos equipamentos em FM; publicar vistas do modelo BIM na aplicação FM; plano de manutenção preventiva e rastreamento do histórico de ativos; previsão de custos de manutenção de edifícios e as exigências para o desenvolvimento do trabalho.

• Bentley Facilities: é uma solução BIM desenvolvido internamente na Bentley para FM com aplicações de gestão dos espaços organizacionais, dos ativos corporativos e documentos de facilities. Está integrado ao MicroStation e ao ProjectWise para gerenciamento do banco de dados integrados aos desenhos.

 Características: disponibiliza um servidor de relatórios no website que permite a emissão de relatórios para clientes e o manuseio destes por parte dos administradores do sistema. É usado em aeroportos, laboratórios de pesquisa, governos, fabricantes de automóveis etc. (KEMLANI, 2011).

• ONUMA Planning System: o sistema Onuma pode ser usado como uma solução independente ou ligada a muitas outras aplicações e plataformas, com foco no FM está a plataforma IFM.

 Características: gestão integrada de Facility, uma plataforma aberta aos proprietários, funcionários, clientes, administradores, operadores, consultores, arquitetos, engenheiros, programadores, fornecedores etc. O IFM simplifica o acesso a dados complexos e permite uma abordagem modular x monolítica para a criação de aplicações. O objetivo é criar uma vez e compartilhar muitas vezes, para economizar tempo e dinheiro (FEDIFM.ORG, 2016).

• EcoDomus: este software faz a integração de sistemas FM, modelos BIM, sistemas GIS e sistemas de automação predial - Building Automation System (BAS). Se integra a plataforma BIM a partir de ferramentas como: Autodesk Revit, Bentley BIM e IBM Maximo.

 Características: o EcoDomus PM (Project Management), é um software de gestão de projetos, que auxilia na integração das informações BIM para

aplicações FM, gerencia as informações de uma construção nova para a entrega em BIM ou a renovação de edifícios existentes. E o EcoDomus FM faz a integração em tempo real de BIM com sistemas de automação predial e também pode servir como parte do repositório central de facilities (KEMLANI, 2011).

• Archibus: está disponível na versão 23.1, apoiada na tecnologia Enterprise

Information Modeling (EIM)24 – quadro operacional comum com estratégias de operações. Plataformas Archibus Web Central e Archibus Enterprise.

 Características: sistema único e integrado que oferece um repositório de informações de forma centralizada; arquitetura aberta que permite

conectividade com outros aplicativos corporativos, como ERPs25 ou

CRMs26; por ser modular é possível escolher as aplicações de acordo com a necessidade; integração bidirecional desenvolvido a partir de um link (plugin) com o AutoCAD ou com o Revit (Figura 10); links diretos para bancos de dados ou transferências do Microsoft Excel, Adobe PDF ou XML; é compatível com o Microsoft SQL Server, Oracle e Sybase nativa (ARCHIBUS, 2015).

24

Enterprise Information Modeling (EIM) – Modelagem de informação da empresa. Utiliza princípios da interoperabilidade para integrar as informações da empresa ao modelo BIM, com foco em fluxos de trabalho e processos organizacionais.

25

Enterprise Resource Planning (ERP) – Planejamento dos recursos da empresa, sistema de gestão empresarial.

26

Custumer Relationship Management (CRM) – sistemas projetados para compilar informações sobre os clientes.

Figura 10 – Exemplo da Interface de integração do modelo de construção do Revit Architecture e a ferramenta Archibus

Fonte: website da Archibus. Disponível em: <http://www.archibus.com/Autodesk-Integration>. Acesso em: 2 set. 2015.

Existe um grande esforço para expandir o uso do BIM na arquitetura, engenharia, construção, operação e manutenção. Apesar das tecnologias disponíveis, ainda é muito incipiente a utilização de modelos BIM em aplicações de CAFM. Envolve desafios tais como: profissionais da área de FM que desconhecem o BIM e a falta de aplicações de sucesso na área.

Para o melhor aproveitamento do modelo BIM no gerenciamento de facilidades, é ideal que seja utilizada uma ferramenta desenvolvida dentro de uma proposta BIM.

Na Figura 11 Kassem et al. (2014) exemplifica os benefícios da adoção do BIM na etapa de FM.

Figura 11 - Benefícios da adoção do BIM na etapa de FM

Fonte: adaptado de Kassem et al. (2014).