• Nenhum resultado encontrado

3. EVOLUÇÃO DOS PAPÉIS DAS SUBSIDIÁRIAS

5.1 FMC TECHNOLOGIES: Um breve histórico

A FMC Technologies tem suas raízes a partir de 18832, quando John Bean, um inventor aposentado, desenvolveu uma bomba de spray inseticida para combater as pragas que ingestavam os pomares da Califórnia e ameaçavam o sustento de agricultores. Naquela época, a empresa se chamava Bean Spray Pump Company, e se expandia na área de implementos agrícolas nos Estados Unidos.

Portanto, em um primeiro momento, a companhia produzia equipamentos agrícolas. Com o advento da abertura de capital para o mercado acionário, na década de 20, bem como as fusões com fabricantes de equipamentos de processamento de alimentos e máquinas para a indústria de conservas vegetais, seu novo nome passou a ser Food Machinery Corporation (FMC).

Na década de 30, a firma decidiu adquirir a Peerless Pumps, uma empresa da costa oeste dos Estados Unidos responsável pela fabricação de bombas de turbina para altas profundidades, entrado em um novo nicho de mercado. Ainda neste período, a FMC consolidou-se como maior fabricante mundial de equipamentos para manipulação de frutas, vegetais, leite, peixe e carnes, e com a diversificação de mercado, torna-se também a líder na venda de bombas de turbina. Estes últimos equipamentos foram utilizados em projetos marinhos durante a Grande Depressão.

No decorrer da década de 40, com o contexto político voltado a Segunda Guerra Mundial, o setor industrial norte-americano engajou-se na produção de equipamentos bélicos, tendo sua engenharia sido convertida para fins militares. A FMC também teve participação neste processo, com a fabricação de tanques, veículos de defesa para combate a incêndio e outros equipamentos voltados para a indústria mecânica. Também no decorrer da década de 40, a FMC entrou no negócio da indústria química e de fertilizantes, através de aquisições de outras empresas. Com a expansão do escopo de negócios, ela passa a adotar o nome de FMC Corporation, o que reflete a expansão do seu portfólio, com dois escopos: Food Machinery e Chemical Corporation.

Após o fim da guerra, a empresa manteve-se fortalecida e buscou a ampliação do seu escopo de negócios. Em 1957, a empresa adquiriu a O-C-T (Oil Center Tool Company), líder

na fabricação das chamadas árvores de natal, o que fez com que entrasse no ramo petrolífero. A árvore de natal é o nome dado a um conjunto de válvulas instalado em poços de exploração de petróleo e gás natural, responsável pela regulação da produção destes hidrocarbonetos.

A partir dessa iniciativa, várias incorporações na área de petróleo foram realizadas, entre elas a Well Equipment Company (WECO), a Chiksan, Smith Meter, e na década de 60, passa a desenvolver equipamentos para perfuração offshore. Novamente, com o aumento do portfólio, a empresa procurou dividir suas operações em quatro grupos: Machinery, Chemical, Fiber and Film e Ordnance.

A década de 80 foi marcante para a companhia, devido aos primeiros investimentos em sistemas de cabeça de poço submarino, que tem como função guiar a descida e instalação de equipamentos na cabeça do poço, servir como estrutura inicial, além de prover a sustentação da base adaptadora de produção e das árvores de natal, o que fortaleceu a propensão para os negócios no ramo petrolífero.

A década de 90 foi relevante na consolidação da estratégia para equipamentos petrolíferos, com a aquisição da empresa Kongsberg Offshore em 1993, National Oil-Well Fluid Control Systems em 1994, e CBV Indústria Mecânica Ltda, em 1998. Por outro lado, o setor de defesa (Ordnance), que em um primeiro momento, teve a criação de uma joint venture em 1994, foi em seguida vendido para o grupo Carlyle, em 1997.

No ano de 2000, a FMC anunciou um plano de reestruturação da companhia, separada por ramos de negócio: fornecedora de tecnologia para as indústrias de energia, processamento de alimentos e transporte aéreo, denominada FMC Technologies, e indústria química, que manteve o nome original FMC Corporation.

FMC Technologies Inc. tornou-se uma empresa pública listada na Bolsa de Nova York em Junho de 2001, com uma oferta pública de 17 por cento de suas ações.

Em 2003, a empresa adquiriu a CDS Engineering, empresa desenvolvedora de tecnologia de separação de óleo e gás.

Em outubro de 2007, ao reconhecer que o ramo de energia tornou-se o principal pilar da empresa, anunciou a decisão estratégica de se desfazer das unidades de negócios de voltados para os setores de alimentos (Foodtech) e aéreo (Airport Systems).3Ao ratificar essa venda, em 2008, adquiriu a empresa Schilling Robotics LLC, produtora de ROVs4, sistemas de manipulação e outros equipamentos e serviços destinados à exploração e produção

3 Informações adquiridas do relatório anual da companhia, do ano de 2007.

4 O ROV (Remotely Operated Underwater Vehicle) é um veículo submersível operado remotamente por uma pessoa a bordo de uma embarcação. É utilizado para realizar e supervisionar a montagem de equipamentos de exploração e produção em grandes profundidades.

submarina de petróleo e gás, demonstrando a intenção de fortalecer a sua participação no setor de energia.

No ano seguinte, foi anunciada a aquisição da Multi Phase Meters AS, companhia líder no desenvolvimento e fabricação de medidores multifásicos de alta performance para a indústria de petróleo e gás.

Em 2010, foi nomeada pela Revista Forbes como a empresa mais admirada no setor de equipamentos de petróleo e gás5.

Figura 11: Cronologia da FMC Technologies

Fonte: Intranet6

Finalmente, em 2012, a empresa adquiriu a Pure Energy, uma das principais prestadoras de serviços para operadoras de petróleo instaladas nos Estados Unidos e no Canadá.

A FMC Technologies é atualmente uma empresa global líder em soluções tecnológicas essenciais para a indústria de energia, fornecimento de equipamentos e serviços, com vinte e sete (27) unidades produtivas em dezesseis (16) países.

A empresa está dividida nos seguintes negócios:

5

Revista Forbes :< http://www.forbes.com/companies/fmc-technologies> Acesso em 10 de novembro de 2012. 6 Informações obtidas através de documentos fornecidos pela empresa analisada.

 Tecnologias Submarinas  Tecnologias de Superfície  Infraestrutura Energética

O negócio de tecnologias submarinas é responsável pela montagem e design de produtos e sistemas, e provê serviços usados para companhias de petróleo e gás envolvidas na exploração e produção de petróleo e gás natural.

O escopo de negócios de tecnologia de superfície tem como atribuição a montagem e design de produtos e sistemas usados em terra e na exploração offshore de petróleo e gás natural7.

A unidade de negócios de estrutura energética fabrica e fornece medidores de gás e líquido e transporta equipamentos e sistemas para clientes envolvidos na produção, transporte e processamento de óleo, gás natural e produtos com base no refino do petróleo.

Figura 12: Divisão da FMC Technologies segmento de negócios

Fonte: Intranet8

7

Relatório anual de 2011.

A FMC Technologies identificou dentro da unidade de negócios de tecnologia submarina, três áreas focais para capitalizar o seu crescimento no futuro: infraestrutura submarina, serviços submarinos e equipamentos e serviços relacionados com o xisto9 (rocha metálica que submetida a altas temperaturas, produz um óleo semelhante à do petróleo do qual se extrai nafta, óleo combustível, gás liquefeito, óleo diesel e gasolina).

Figura 13: Escopo de produtos

Fonte: Intranet10

Documentos relacionados