• Nenhum resultado encontrado

A Formação como um indicador de DP dos jovens através do desporto

Capítulo I. O papel do treinador no desenvolvimento positivo dos jovens

4. A Formação como um indicador de DP dos jovens através do desporto

Os treinadores podem desenvolver competências para desenvolver positivamente os seus atletas de várias formas como por exemplo através de mentores, livros, internet, entre outras (Camiré, Trudel e Forneris, 2014). Um dos aspetos que também influencia a capacidade dos treinadores ensinar competências para a vida e promover DP dos jovens através do desporto é a formação destes agentes (Vella, Crowe, et al., 2013).

O facto dos treinadores terem formação influencia positivamente a sua capacidade de articular uma filosofia de treino assente no DP e no ensino de competências para a vida. Os treinadores envolvidos num estudo conduzido por Gould, Collins, Lauer e Chung (2007) tinham certificação, sendo que mencionaram a importância que o DP adquiria no trabalho que desenvolviam nos clubes desportivos. Outros estudos apontam para as mesmas conclusões quanto à relação entre certificação e preparação para facilitar o DP dos jovens (Collins et al., 2009; Vella et al., 2011).

37

No entanto, o grau de influência dos cursos de treinadores ou de outro tipo de certificação ainda não é consensual, sendo necessários estudos que permitam compreender com maior profundidade as práticas de treinadores com este perfil.

Certos estudos têm alertado para o facto das características dos programas de formação de treinadores determinarem a qualidade das práticas dos treinadores, sendo que os conteúdos, formato e duração são considerados fatores determinantes. Num estudo conduzido por Vella, Oades e Crowe (2011) apesar dos treinadores terem certificação adotavam um estilo autoritário, utilizando estratégias negativas de ensino que promoviam a inexistência de um contexto propício ao DP (Flett et al., 2013). No mesmo estudo, treinadores considerados mais eficazes que apresentavam um grau semelhante de certificação recorriam a estratégias, como por exemplo promover a possibilidade de escolha e construir relações significativas com os jovens. O facto dos treinadores não receberem formação específica para intervirem com determinadas populações, por exemplo jovens em risco de exclusão social, com vista ao DP pode não influenciar negativamente o trabalho desenvolvido por estes agentes (Marques et al., 2013).

Considerando que os treinadores embora sejam certificados e estejam familiarizados com os conteúdos de natureza técnica e tática que deverão desenvolver com os seus atletas, em muitos casos não estão preparados para promover o DP, pois não têm acesso a vivências teóricas e práticas neste domínio (Cushion, Armour, & Jones, 2003). Com o intuito de suprir esta lacuna, diversos investigadores têm construído programas ou workshops com o intuito de dar ferramentas a estes agentes para que possam facilitar o DP de jovens através do desporto (Conroy & Coatsworth, 2006; Falcão et al., 2012).

38

Smith e Smoll (1997) criaram o Coach Effectiveness Program que assentava em cinco componentes chave: i) aprender a desenvolver um clima divertido, de inclusão, aumentando a autoestima dos jovens; ii) perceber como criar uma relação significativa com os jovens através de reforços positivos e de uma linguagem incondicionalmente positiva; iii) compreender a importância de estabelecer regras e expetativas claras; iv) corresponsabilizar os atletas, negociando decisões para que exista um clima intrinsecamente motivante; v) fomentar a capacidade de reflexão e autoavaliação nos atletas. Strachan, MacDonald e Côté (2015) delinearam o Projeto SCORE que é uma ferramenta online que procura auxiliar os treinadores a desenvolver positivamente os seus atletas. Neste estudo, verificou-se que os treinadores perspetivaram este projeto como uma ferramenta útil no DP dos jovens através do desporto, sendo percebida como fácil de utilizar, promovendo também o seu crescimento pessoal. Sendo assim, os estudos de intervenção conduzidos com o objetivo de analisar o impacto de programas de certificação nas práticas dos treinadores ao nível do DP e do ensino de competências para a vida têm fornecido implicações positivas acerca do que podem ser consideradas práticas promissoras. Será que estas práticas promissoras estão em concordância com o modelo vigente de formação? Com o objetivo de responder a esta questão, torna-se necessário compreender qual o contributo dado pelos programas de formação de treinadores para as práticas dos treinadores neste domínio (Conroy & Coatsworth, 2006).

Em síntese, ainda existem muitos aspetos relativos ao papel do treinador de jovens na promoção do DP que necessitam de ser aprofundados. Considerando, por exemplo, que a intervenção do treinador depende das características e necessidades dos atletas, é necessário compreender melhor como este processo decorre em vários contextos desportivos, como o de formação e alto rendimento. Neste sentido, também a realidade dos clubes desportivos, particularmente os contextos de alto rendimento e competição para jovens, não tem sido estudada o suficiente.

39

Será pertinente perceber as perceções e práticas de treinadores em ambientes sem ligação à escola, nos quais as discrepâncias entre os objetivos iniciais e as ações dos treinadores poderão eventualmente ser mais evidentes. Estes são contextos importantes, pois existe um conflito entre a preocupação com o rendimento e outros aspetos, como as necessidades de desenvolvimento dos jovens, o que pode não ser compatível. Foi possível identificar uma tendência predominante da investigação para analisar exclusivamente as perspetivas de treinadores de jovens acerca da importância que o DP dos jovens através do desporto tem nas suas práticas e quais os fatores e competências consideradas fundamentais neste tipo de trabalho, sendo também necessário considerar a formação dos treinadores, os desafios encontrados no DP e as perceções dos atletas.

Como se pode também verificar, um conjunto restrito de estudos de natureza qualitativa têm utilizado múltiplos métodos, com o intuito de relacionar o produto de observações da intervenção do treinador ao nível do DP de jovens através do desporto com as perceções destes agentes. Esta abordagem permite relacionar a intervenção do treinador com o modo como se posiciona perante o DP, dando maior profundidade à análise efetuada. Sendo assim, a prática do treinador ao nível do DP é um processo complexo e, talvez por isso, tem sido menos estudado. O modo como o treinador promove o DP ainda não é totalmente entendido. Existe, de facto, um conhecimento cada vez mais sustentado sobre as perceções dos treinadores acerca da relevância deste tipo de trabalho, todavia, existe ainda algum desconhecimento quanto ao que é concretizado, na prática, por estes agentes.

Capítulo II

O papel de treinadores de futebol

Portugueses

no

desenvolvimento

positivo

em

contextos

de

alto

rendimento: Será o desenvolvimento

positivo relevante?

43

Capítulo II - O papel de treinadores de futebol Portugueses no

desenvolvimento positivo em contextos de alto rendimento:

Será o desenvolvimento positivo relevante?

2