• Nenhum resultado encontrado

Tradicional x Caráter Construtivista 65 1.6 CRENÇAS EPISTEMOLÓGICAS E DIDÁTICO-

CORPUS →CODIFICAÇÃO →CATEGORIZAÇÃO→ ANÁLISE

4.1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL/UFFS: A PRI MEIRA UNIVERSIDADE PÚBLICA E POPULAR DO BRASIL

4.1.1 A formação de Professores na UFFS

A UFFS oferta os cursos de Licenciatura: Filosofia, Ciências Soci- ais78, História, Geografia, Pedagogia79, Letras: Português e Espanhol80, Ciências Biológicas, Química e Física81, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Agrárias82 e Inter- disciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza83. Os currícu- los dos cursos de Licenciatura projetam a atuação docente, em conformi- dade com a legislação vigente e com os princípios da UFFS que estão expressos no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Plano de Desenvol- vimento Institucional (PDI). Segundo a Resolução 02/2017 (UFFS, 2017), há a centralidade da formação de professores e os PPCs devem garantir a indissociabilidade entre teoria e prática e ter como foco a docência como profissão, além de garantir que os saberes sejam vinculados à atuação do- cente. Também preconiza-se a “articulação do saber acadêmico com o sa- ber popular, para mobilizar a construção do conhecimento científico” (UFFS, 2012, p. 23). Em consonância com a Resolução 002/201584 (BRASIL, 2015) e Resolução 02/2017 (UFFS, 2017), artigo 10 (grifos nossos) define que:

o egresso dos cursos de Licenciaturas da UFFS é

dotado de um repertório de saberes que o quali- ficam para atuar como docente na Educação bá- sica pública. No âmbito do ensino, gestão educa-

cional e da coordenação pedagógica e dos proces- sos de produção e difusão do conhecimento. Tais

78Inicialmente, Sociologia. 79Campi de Chapecó e Erechim. 80Campi de Chapecó e Realeza. 81Campi de Realeza e Cerro Largo. 82 Todos nos Campi de Laranjeiras do Sul 83 Campi de Laranjeiras do Sul e Erechim.

84Articulação entre ensino, pesquisa e extensão inerentes à escola e articulação entre teoria e prática conforme os art.3º e incisos V, VI e VII do 5º parágrafo da LDB e art.7º da Resolução 02/2015.

saberes são constituídos por conhecimentos teó-

rico-conceituais (gerais, específicos e pedagógi-

cos) e por habilidades práticas, articulados entre

si, que lhe possibilitam propor, desenvolver e ava-

liar suas ações, de forma intencional e em coopera- ção com o coletivo escolar.

Considerando esses princípios é que foram elaborados os Currícu- los dos cursos em Ciências da Natureza e Matemática da UFFS, sobre os quais passaremos a tratar no próximo item.

4.2 CURRÍCULOS DOS CURSOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA UFFS

O currículo prescrito e regulamentado determina quais serão as ba- ses pelas quais os cursos de Licenciatura serão construídos e quais os co- nhecimentos científicos e didático-pedagógicos serão compartilhados para os futuros professores. É nesse currículo regulamentado que os estu- dantes têm a oportunidade de aprender Ciência e minimizar a distância entre como ela praticada pelos cientistas (TOBIN; McROBBIE, 1997).

Nessa mesma linha de pensamento, Fiorentini (2005) destaca que quando os licenciandos começam a exercer docência, mobilizam modos de ensinar/aprender que foram internalizados durante a formação acadê- mica, sendo o currículo uma das fontes da formação. O currículo está ma- terializado nos cursos de licenciatura por meio dos PPCs. Esses são com- postos por conteúdos científicos e didático-pedagógicos e estão voltados a serem ensinados pelos formadores ao licenciandos, para que futura- mente possam atuar na Educação Básica.

A fim de ter mais clareza do que se propõe como formação inicial de professores de Ciências da Natureza85 e Matemática dos cursos da UFFS, e para contextualizar os espaços formativos nos quais os professo- res formadores estão inseridos, realizamos análise dos Projetos Pedagó- gicos dos Cursos (PPC), disponibilizados na página da instituição à época

85 Em nossa pesquisa, privilegiaremos os cursos de Licenciatura em Ciências Bi- ológicas, Física, Química e não o Interdisciplinar de Educação do Campo: Ciên- cias da Natureza e o Interdisciplinar de Ciências da Natureza, Matemática e Ci- ências Agrárias, pois focamos a pesquisa entre os professores formadores que atuam em curso de sua área de formação acadêmica.

do início da investigação86.

É importante ressaltar que o PPC, apesar de nem sempre represen- tar a realidade da formação ofertada nas Licenciaturas – considerando que os docentes podem executá-lo como acreditam ser o melhor (currículo em ação)87 –, é um instrumento de pesquisa muito importante para entender- mos qual é o modelo de formação que se oferece nas licenciaturas. Se- gundo Gimeno Sacristán (2000, p. 9), o pesquisador tem a atribuição de “buscar as pistas que lhe permitissem localizar os conhecimentos e sabe- res que foram deslocados em favor de outros com mais prestígio, mais força, mais ‘visibilidade’ social”.

Além disso, realizamos a análise documental dos PPCs dos cursos também com o objetivo de analisar como as dimensões epistemológica e didático-pedagógica estão presentes nos currículos de sete cursos de Li- cenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da UFFS. Apesar de considerarmos que todo currículo tem uma natureza epistemológica, que se refere aos conteúdos sistematizados na elaboração dos PPCs e ensina- dos pelos professores formadores, neste levantamento delimitamos a di- mensão epistemológica pelos termos “Epistemologia/NdC’ (HOFER, 2001 SCHOMMER-AIKINS, 2004).

Concordamos com Chalmers (1993, p. 200) que “não existe um conceito universal e atemporal de Ciência ou do método científico”. Con- sideramos, portanto, que a Ciência se refere a “um corpo de conhecimento historicamente em expansão e que uma teoria só pode ser adequadamente avaliada se for prestada a devida atenção ao seu contexto histórico” (CHALMERS, 1993, p. 62). Segundo Cachapuz et al. (2011, p. 73), “a Epistemologia está necessariamente implícita em qualquer currículo de Ciências. É dela em boa parte a concepção de ciência que é ensinada”.

Quanto à dimensão didático-pedagógica, entendemos que engloba as atividades relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Ciência, envol- vendo o modelo didático, o currículo, a avaliação, a visão de aluno e de professor etc. Consideramos que a presença ou ausência dessas dimensões possam influenciar significativamente a formação dos licenciandos quanto ao que é Ciência, ao seu ensino e aprendizagem e, consequente- mente, a atuação futura desses profissionais em formação na Educação Básica.

86 Os PPCs foram obtidos em 2017. Atualmente, não estão mais disponíveis no site da Instituição, uma vez que vários sofreram reformulações.