• Nenhum resultado encontrado

FORMAS DE APOIO DISCENTE

5. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

5.18 FORMAS DE APOIO DISCENTE

O Projeto Pedagógico do Curso de Tecnólogo em Gestão Comercial EAD, em consonância com as políticas institucionais estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, estabelece a política de atendimento aos estudantes, por meio de programas de apoio extraclasse, psicopedagógico e de acessibilidade, de atividades de nivelamento e extracurriculares não computadas como atividades complementares, ouvidoria, de participação em centros acadêmicos e em intercâmbios, entre outros incentivos. A UDC disponibiliza aos estudantes o acesso a dados e registros acadêmicos.

ATENDIMENTO EXTRACLASSE

O atendimento extraclasse é realizado pela Coordenadoria de Curso, pelos membros do Núcleo Docente Estruturante, pelos professores com jornada semanal específica para esse atendimento ao aluno, assim como pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Esse atendimento é personalizado e individual.

SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E DE ACESSIBILIDADE

A Instituição oferece aos seus alunos um serviço de apoio psicopedagógico, que se destina à orientação acadêmica no que diz a respeito à vida acadêmica do discente, incluindo notas, desempenho, trabalhos, provas e frequência; e aos problemas de aprendizagem.

O atendimento psicopedagógico para discentes é realizado por psicólogo através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico por agendamento. O Núcleo tem como objetivos estabelecer, propiciar e orientar aos discentes e docentes acessibilidade pedagógica e atitudinal através de:

85

- Atendimento aos acadêmicos com problemas pessoais, afetando a aprendizagem. - Atendimento aos discentes e docentes com problemas de relacionamento interpessoal, seja com os próprios colegas ou na relação docente-discente;

- Atendimento aos docentes diante da necessidade de orientação metodológica; - Atendimento ao corpo administrativo diante de situações do âmbito do Núcleo;

- Orientação aos discentes e docentes para otimização da aprendizagem individual e grupal; - Colaboração com a avaliação docente e institucional;

- Oferecimento de estratégias visando fazer a profilaxia da recorrência de situações antípodas às condições ótimas de ensino-aprendizagem.

O acompanhamento discente também será assegurando em caso de acadêmicos com transtorno do espectro autista, conforme Lei N0 12.764, de 27 de dezembro de 2012.

Outrossim, cabe ressaltar que este Núcleo também promove o acompanhamento docente quando necessário.

OUVIDORIA

A Ouvidoria do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas é um elo entre a comunidade - acadêmica ou externa - e as instâncias administrativas da Instituição. A Ouvidoria é um canal aberto, direto para pedidos de informação, reclamações, questionamentos, denúncias, sugestões, elogios, críticas, referente aos serviços e ao atendimento prestados pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

O trabalho da Ouvidoria percorre todas as instâncias institucionais, dos alunos aos professores, passando pelos profissionais administrativos, coordenadores de cursos e dirigentes. Nela todos cooperam para o desenvolvimento de uma visão participativa em torno dos principais assuntos institucionais.

O Ouvidor é um profissional designado para coordenar a área, atuando de forma personalizada e imparcial. O papel desempenhado pelos ouvidores tem sido o de fomentador de soluções e do desenvolvimento institucional. Também, cabe a ele propor medidas que concorram para a melhoria dos serviços prestados, elaborando análises sobre a qualidade dos serviços, com o objetivo de torná-los mais eficazes, cuidando do compromisso ético da instituição.

86

O Centro Universitário Dinâmica das Cataratas auxiliará seus alunos em suas dificuldades de aprendizagem, orientando-os e estimulando-os a superá-las mediante o acompanhamento de professores orientadores e Coordenadores de Curso e também por meio do oferecimento de cursos e oficinas de nivelamento e recuperação.

No início de cada ano letivo, serão elaborados projetos de revisão de conhecimentos básicos para os alunos do primeiro semestre, a partir de uma prova diagnóstica aplicada aos calouros. O objetivo desses projetos é revisar, complementar e sedimentar conceitos essenciais para que o aluno acompanhe as disciplinas ministradas nos cursos de nível superior, elevando sua autoestima e melhorando seu desempenho na aprendizagem. Para tanto, serão ministradas aulas aos sábados, no período matutino, sem nenhum acréscimo financeiro ao aluno.

O programa de nivelamento e recuperação em Língua Portuguesa, que tem foco na leitura e escrita, levará em consideração as deficiências apresentadas pelos alunos em relação ao domínio e à utilização com propriedade, coerência e correção da Língua Portuguesa. As oficinas de Língua Portuguesa pretendem valorizar a linguagem como comportamento humano, estimulando os alunos a desenvolvê-la e aperfeiçoá-la. Também, visam ampliar a capacidade de compreender, refletir, comparar e julgar a partir da análise e interpretação do texto base; além de auxiliar os estudantes a produzir textos inteligíveis, organizados, coerentes e coesos, com fluência e criatividade, sabendo adequar a tipologia textual ao assunto. A mesma política em relação às oficinas para revisão de conhecimentos básicos de Matemática será utilizada.

PARTICIPAÇÃO EM CENTROS ACADÊMICOS

O corpo discente terá como órgão de representação o Diretório Acadêmico, regido por Estatuto próprio, por ele elaborado e aprovado conforme a legislação vigente.

A representação terá por objetivo promover a cooperação da comunidade acadêmica e participação nos órgãos colegiados do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas. Compete ao Diretório Acadêmico indicar os representantes discentes, com direito a voz e voto, nos órgãos colegiados do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, vedada a acumulação.

Aplicam-se aos representantes estudantis nos órgãos colegiados as seguintes disposições:

I - são elegíveis os alunos regulares, matriculados em, pelo menos, 03 (três) disciplinas, importando a perda dessas condições em perda do mandato;

87

II - o exercício da representação não exime o aluno do cumprimento de suas obrigações acadêmicas.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO

O Centro Universitário Dinâmica das Cataratas incentivará seus acadêmicos a estudarem no exterior através do Programa de Intercâmbio Acadêmico, com o objetivo de proporcionar a troca de informações e experiências com instituições de ensino de outros países, como forma de qualificar os alunos e valorizar o ensino oferecido. O programa possibilita cursar algumas disciplinas nas universidades conveniadas durante um semestre. Podem se inscrever alunos de graduação e pós-graduação, que tenham bom desempenho acadêmico e conhecimentos da língua estrangeira do país de destino.

O objetivo principal do intercâmbio acadêmico é proporcionar aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de uma vivência acadêmica, em instituições estrangeiras, de forma a contribuir com a sua formação estudantil e com o seu crescimento pessoal e profissional, através de novas experiências, de trocas de conhecimento e da interação cultural. O Centro Universitário Dinâmica das Cataratas também recebe alunos e docentes das instituições conveniadas.