• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DO CURSO

5. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

5.14 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DO CURSO

Em atendimento ao inciso VIII, do artigo 3º da Lei nº 10.861/2004, a auto avaliação do Curso se consolida num sistema de avaliação regular, que permite o aproveitamento dos seus resultados para o aperfeiçoamento do curso.

A avaliação interna ou autoavaliação deve ser entendida como parte do processo de aprendizagem, uma forma contínua de acompanhamento de todas as atividades que envolvem o Curso de Graduação em Gestão Comercial EAD, viabilizando o conhecimento das fragilidades e deficiências que por ventura possam existir, e a possibilidade de adotar as providências necessárias para saneá-las.

Dentro desse princípio, a autoavaliação deve abarcar todos os agentes envolvidos nos diferentes serviços e funções que dão suporte ao desenvolvimento do curso. Dessa forma, na avaliação será importante considerar como os alunos e professores percebem o curso como um todo e, também, a sua inserção no processo de formação.

A autoavaliação deverá ser realizada no curso:

a) por meio de questionários aplicados aos alunos e professores sobre o desempenho destes e suas impressões sobre as condições de oferta do curso;

b) em seminários sobre o processo de ensino-aprendizagem, realizados no início dos semestres, com a participação de alunos e de professores, para a discussão de formas e critérios;

c) por meio de pesquisas para levantamento do perfil do aluno, contendo estudo sobre procedência, expectativas quanto ao curso e à profissão.

Serão considerados relevantes os indicadores oriundos de dados originados das demandas da sociedade, do mercado de trabalho, das avaliações do curso pelo INEP, do ENADE, do Projeto Autoavaliação da IES e das atividades de pesquisa e extensão. Os

69

resultados da avaliação externa, quando estiverem disponíveis, serão incorporados aos resultados da autoavaliação do curso.

Todo o processo de autoavaliação do curso deverá ser monitorado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso e implantado de acordo com as seguintes diretrizes:

a) a autoavaliação deve estar em sintonia com Projeto de Auto avaliação do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas;

b) a autoavaliação do curso constitui uma atividade sistemática e que deve ter reflexo imediato na prática curricular;

c) o processo de autoavaliação deve envolver a participação dos professores e dos alunos do curso;

d) cabe ao Coordenador de Curso operacionalizar o processo de autoavaliação junto aos professores, com apoio do Núcleo Docente Estruturante do curso, com a produção de relatórios conclusivos.

A análise dos relatórios conclusivos de auto avaliação será realizada pelo Coordenador de Curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante. Os resultados das análises do processo deverão ser levados ao conhecimento dos alunos e professores envolvidos, por meio de comunicação oral ou escrita, resguardados os casos que envolverem a necessidade de sigilo, por parte do Coordenador de Curso ou questões relacionadas à ética profissional.

Soma-se a essa auto avaliação do curso, a avaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação.

Em atendimento ao disposto no artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas constituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

A CPA é, portanto, o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento da autoavaliação do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas. Possui autonomia em relação aos órgãos colegiados existentes na Instituição.

Na sua composição, a CPA conta com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e, também, da sociedade civil organizada, estando vedada a existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados.

70

As definições quanto à quantidade de membros, forma de composição, duração do mandato, dinâmica de funcionamento e modo de organização da CPA são objeto de regulamentação própria, aprovada pelo CONSUNI.

Os representantes são escolhidos entre pessoas capazes de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo. Para assegurar sua legitimidade junto à comunidade acadêmica, no processo de escolha dos seus membros são consultados os agentes participantes do processo.

O Curso de Graduação em Gestão Comercial EAD desenvolve uma prática de autoavaliação permanente que, em vários momentos, tem contribuído seja para reformulações curriculares seja para indicação de pequenas experiências didático-pedagógicas. Estas avaliações têm sido realizadas em diversas instâncias - colegiado, núcleo docente estruturante, seminários e fóruns específicos, contando com a participação do corpo docente e discente.

O Colegiado de Curso e o Núcleo Docente Estruturante constituem instâncias de avaliação, que tem seu foco dirigido ao ensino-aprendizagem e suas preocupações centram-se no conteúdo das disciplinas, nas práticas pedagógcas adotadas para o ensino, nas formas de avaliação para o aprendizado, na relação entre professores e alunos e na estrutura institucional de apoio à sua realização. As avalilações promovem discussões entre disciplinas e atividades de um mesmo período e eventualmente avalia-se as sequências de disciplinas. Eles tem por objetivo:

- a indicação de reajustes necessários e possíveis nos marcos do currículo; - a proposição de experiências que permitam a integração de disciplinas, por meio de novas práticas didático-pedagógicas;

- a avaliação do curso como um todo.

A articulação entre os diversos procedimentos e instrumentos de autoavaliação organizados no âmbito do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, com aqueles organizados no âmbito do Curso de Tecnólogo em Gestão Comercial EAD, tem sido uma prática sistemática, que tem muito controbuído para a qualificação da oferta do curso.