• Nenhum resultado encontrado

8 DA ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES

8.5 FORMATO DE QUESTÕES DESCRITIVAS – PADRÃO FUNDATEC

8.5.1 Tipo 1 – Discursiva/Dissertativa

Todas as questões discursivas devem ser elaboradas juntamente com o gabarito, ou seja, com o que é esperado como resposta.

Exemplo de questão:

QUESTÃO DISCURSIVA

Instruções: Elabore um texto dissertativo com extensão de, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 30 linhas, de acordo com a proposta abaixo:

O processamento de artigos compreende a limpeza e a desinfecção e/ou esterilização de materiais. Esses processos devem seguir o fluxo de modo a evitar o cruzamento de artigos não processados (sujos) com

QUESTÃO 35 – Conforme Oliveira-Formosinho, analise a sentença abaixo:

A documentação e a avaliação da aprendizagem das crianças devem ser conduzidas em um vácuo, como se estivéssemos observando processos isolados separados e independentes (1ª parte).

Documentar e avaliar é se preocupar com descobrir e compreender os modos como as crianças atribuem significados a suas experiências de aprendizagem criando narrativas em processos comunicativos (2ª parte). A documentação e a avaliação devem ser contextualizadas e situadas tanto na práxis pedagógica específica como nas circunstâncias, identidades, contextos e culturas das crianças (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

A) Apenas a 1ª parte.

B) Apenas a 3ª parte.

C) Apenas a 1ª e a 2ª partes.

D) Apenas a 2ª e a 3ª partes.

E) Todas as partes.

QUESTÃO 36 – Conforme o CFN, analise a seguinte assertiva:

• Identificação e determinação do estado nutricional do cliente/paciente/usuário, elaborado com base na avaliação do estado nutricional e durante o acompanhamento individualizado.

Com base nas definições contidas no Código de Ética dos Nutricionistas, essa é a definição de qual termo?

A) Avaliação nutricional.

B) Prescrição dietética.

C) Acompanhamento nutricional.

D) Elaboração dietética.

E) Diagnostico nutricional.

artigos desinfetados ou esterilizados (limpos). Nesse sentido, discorra sobre os nove passos que envolvem o processo de esterilização dos materiais.

Exemplo de resposta esperada:

8.5.2 Tipo 2 – Redação

Exemplo de questão 1:

REDAÇÃO

Instruções: Elabore um texto dissertativo-argumentativo com extensão de, no mínimo, 20 (vinte) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas, expondo suas ideias sobre o tema proposto. Não se esqueça de criar um título.

Importante:

1. Confira se seus dados de identificação estão corretos na sua folha definitiva de redação. Qualquer divergência, chame o fiscal da sala.

2. Faça o rascunho de seu texto na página seguinte, revise-o e, a seguir, passe a limpo na folha definitiva que está devidamente identificada.

3. Não serão corrigidos textos a lápis.

4. Não é permitido o uso de corretivo líquido. Caso cometa algum equívoco, risque-o e reescreva a passagem.

5. Textos que não abordarem o tema proposto e que não tiverem o número mínimo de linhas delimitado NÃO serão considerados.

6. A letra deverá ser legível e de tamanho regular.

7. Seja original, autônomo e criativo, não copiando nenhum fragmento dos textos que orientam a prova de Língua Portuguesa.

Conforme o texto apresentado na prova de língua portuguesa, temos de ser muitas coisas hoje: “seja o que for, temos de estar entre os melhores, fingindo não ter falhas nem limitações. Ninguém pode se contentar em ser como pode: temos de ser muito mais que isso, temos de fazer o impossível, o desnecessário, até o absurdo, o que não nos agrada – ou estamos fora”.

Para avaliação dessa questão, será avaliado o domínio de cada item, a saber:

1. Limpeza de artigos: a remoção mecânica de sujidades, com o objetivo de reduzir a carga microbiana. Deve ser realizada em todo artigo exposto ao campo operatório.

2. Enxágue: Deve ser realizado em água potável e corrente. Os artigos que contém lúmen devem ser enxaguados com bicos de água sob pressão.

3. Inspeção visual: verificação da eficácia dos passos anteriores.

4. Secagem: importante para diminuir a possibilidade de corrosão. Deve ser realizada com pano limpo e seco, exclusivo para essa finalidade, secadora de ar quente

5. Método de processamento: Os artigos utilizados na cavidade bucal exigem o máximo rigor no processamento, recomendando-se a sua esterilização por autoclave.

6. Desinfecção: A desinfecção é definida como um processo físico ou químico que elimina a maioria dos microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos.

7. Empacotamento: A embalagem deve permitir a penetração do agente esterilizante e proteger os artigos de modo a assegurar a esterilidade até a sua abertura. Para esterilização em autoclave, recomenda-se papel grau cirúrgico, papel crepado.

8. Esterilização: A esterilização é o processo que visa destruir ou eliminar todas as formas de vida microbiana presentes, por meio de processos físicos ou químicos.

9. Armazenamento de artigos esterilizados: deve ocorrer em armários fechados e a uma distância mínima de 20 cm do chão, 50 cm do teto e 5 cm da parede, respeitando-se o prazo de validade.

Exemplo de questão 2:

REDAÇÃO

Instruções: Elabore um texto dissertativo-argumentativo com extensão mínima de 15 linhas e máxima de 30, expondo suas ideias sobre o tema proposto. Não se esqueça de criar um título.

Importante:

1. Confira se seus dados de identificação estão corretos na sua folha definitiva de redação. Qualquer divergência, chame o fiscal da sala.

2. Faça o rascunho de seu texto, revise-o e, a seguir, passe a limpo na folha definitiva que está devidamente identificada.

3. Não serão corrigidos textos a lápis.

4. Não é permitido o uso de corretivo líquido. Caso cometa algum equívoco, risque-o e reescreva a passagem.

5. Textos que não abordarem o tema proposto, que não tiverem o número mínimo de linhas delimitadas e ultrapassarem o número máximo de linhas previstas NÃO serão considerados.

6. A letra deverá ser legível e de tamanho regular.

7. Seja original, autônomo e criativo, não copiando nenhum fragmento dos textos que orientam a prova de Língua Portuguesa.

TEMA – Benefícios e prejuízos do uso da tecnologia.

Observando o exposto no texto motivador, percebe-se que é cada vez maior o número de doenças associadas ao uso excessivo da tecnologia, bem como os índices de jovens viciados em aparelhos eletrônicos.

A partir dessa afirmação, elabore um texto dissertativo-argumentativo com ideias organizadas e de acordo com a norma culta da língua escrita, apresentando suas ideias sobre o fato de que, atualmente, é impossível viver sem os recursos que nos são oferecidos pela tecnologia, contudo, caso não haja uso comedido dos aparelhos eletrônicos, os prejuízos à nossa saúde mental podem ser grandes.

8.5.3 Correções de questões descritivas

As questões descritivas (discursivas e redações) deverão ser corrigidas pela banca elaboradora de acordo com critérios e pontuação pré-estabelecidos em edital. Para tanto, a banca deve elaborar um “espelho” para executar as correções, distribuindo a pontuação conforme os critérios.

Assim, considerando essas ideias, escreva um texto dissertativo a respeito da falsa liberdade dos dias de hoje, respondendo aos dois seguintes questionamentos: O que temos de ser ou fazer para sermos parte da sociedade atual? Você segue esse “ter de” para “não ficar de fora” ou você simplesmente é como pode ser?

Exemplo de espelho para questão discursiva:

CONTEÚDO DA QUESTÃO NOTA

O atendimento ao tema proposto na questão;

5 pontos – Atendeu ao tema proposto na questão;

2,5 pontos – Atendeu parcialmente ao tema proposto na questão;

0 pontos – Não atendeu ao tema proposto na questão.

A clareza de argumentação/senso crítico;

5 pontos – Apresentou clareza de argumentação/senso crítico;

2,5 pontos – Apresentou parcialmente clareza de argumentação/senso crítico;

0 pontos – Não apresentou clareza de argumentação/senso crítico.

A seletividade de informação;

5 pontos – Apresentou seletividade de informação;

2,5 pontos – Apresentou parcialmente seletividade de informação;

0 pontos – Não apresentou seletividade de informação.

A criatividade/originalidade;

5 pontos – Apresentou criatividade/originalidade;

2,5 pontos – Apresentou parcialmente criatividade/originalidade;

0 pontos – Não apresentou criatividade/originalidade.

20 PONTOS

A formalidade de introdução, desenvolvimento e conclusão;

2,5 pontos – Utilizou a estrutura correta para uma dissertação (introdução, desenvolvimento e conclusão);

1,5 pontos – Utilizou parcialmente a estrutura de uma dissertação;

0 pontos – Não utilizou a estrutura para uma dissertação.

A utilização da norma padrão da Língua Portuguesa.

2,5 pontos – Utilizou a norma padrão da Língua Portuguesa;

1,5 pontos – Utilizou parcialmente a norma padrão da Língua Portuguesa;

0 pontos – Não utilizou a norma padrão da Língua Portuguesa.

5 PONTOS

Exemplo de espelho de correção para redação:

CONTEÚDO DA QUESTÃO NOTA

ABORDAGEM DO TEMA

Considerar-se-á como completa a abordagem que trouxer elementos relacionados aos BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS do uso de aparelhos eletrônicos em relação específica AOS PREJUÍZOS À SAÙDE MENTAL, sendo avaliada a redação, neste quesito, como EXCELENTE.

Abordagens que tragam somente BENEFÍCIOS OU PREJUÍZOS, considerando especificamente os prejuízos à saúde mental, devem ser consideradas, porém como uma abordagem incompleta, ou MUITO BOA.

Caso o candidato não trate sequer dos assuntos relacionados ao tema, a redação deverá ser considerada como fuga ao tema e receber a nota geral ZERO.

Excelente – 3,0 pontos.

Muito Bom – 2,5 pontos.

3,0

Bom – 2,0 pontos.

Suficiente – 1,0 ponto.

Insuficiente – 0,0 ponto.

QUALIDADE DA ARGUMENTAÇÃO NOTA

Será considerada EXCELENTE a abordagem que mobilizar argumentos pertinentes ao tema e que sejam qualificados, ou seja, que fujam ao senso comum e que demonstrem a capacidade de articulação do candidato. O candidato deve apresentar pelo menos UM argumento qualificado e que esteja bem desenvolvido ao longo do texto, ou seja, apresentando relações de causa e consequência ou exemplificação, ou qualquer outro mecanismo de construção argumentativa.

Será considerada MUITO BOA a redação que trouxer argumentos pertinentes ao tema, mas pouco qualificados, ou pouco articulados na construção do texto, sem a construção completa da argumentação.

Será considerada BOA a redação que trouxer argumentos somente referentes ao assunto, ou seja, que sejam tangentes ao tema, ainda que tais argumentos estejam bem desenvolvidos, uma vez que a seleção de repertório do candidato não foi adequada ao tema proposta.

Será considerada SUFICIENTE a redação que trouxer somente argumentos genéricos e sem construção argumentativa, somente citando ideias.

A redação será considerada INSUFICIENTE caso os argumentos não sejam NEM

Este item diz respeito à construção dos parágrafos, ao uso de elementos coesivos, à adequação vocabular e à repetição de palavras.

Será considerado EXCELENTE o texto que apresentar divisão coerente de parágrafos, NENHUM deles construído de apenas UMA oração, bom uso de repertório vocabular, evitando, assim, a repetição de palavras e uso de elementos coesivos intra e interparágrafos satisfatório.

A redação na qual o candidato não desenvolver de modo adequado apenas UM dos itens elencados deve ser avaliada como MUITO BOA.

O texto que apresentar desenvolvimento mediano desses critérios, por exemplo, um ou dois parágrafos pouco desenvolvidos, repetição de algumas palavras, pouco uso de elementos coesivos intra ou interparágrafos e algumas inadequações vocabulares deverá ser avaliado como BOM.

O texto que apresentar MUITAS inadequações nos quatro quesitos deverá ser avaliado como SUFICIENTE.

Será avaliado como INSUFICIENTE o texto que apresentar MUITAS inadequações ao ponto de prejudicar a veiculação da mensagem e a completa abordagem do tema, ou seja, textos nos quais a construção textual seja tão precária que o avaliador tenha dificuldade de identificar o sentido das ideias expostas.

Excelente – 4,0 pontos.

Muito Bom – 3,0 pontos.

Bom – 2,0 pontos.

Suficiente – 1,0 ponto.

2,0

Insuficiente – 0,0 ponto.

EXPRESSÃO NOTA

Serão avaliados nesse item os seguintes quesitos, podendo-se empregar a seguinte marcação:

S – erros de sintaxe (omissão de termos, concordância verbal e nominal, regência, etc.).

M – erros do campo da morfologia.

O – erros de acentuação e ortografia (Acordo Ortográfico Vigente).

P – erros de pontuação.

10,0 pontos – até 2 erros.

9,0 pontos – de 3 a 4 erros.

8,0 pontos – de 5 a 6 erros.

7,0 pontos – de 7 a 8 erros.

6,0 pontos – de 9 a 10 erros.

5,0 pontos – de 11 a 12 erros.

4,0 pontos – de 13 a 14 erros.

3,0 pontos – de 15 a 16 erros.

2,0 pontos – de 17 a 18 erros.

1,0 ponto – de 19 a 20 erros.

0,0 ponto– 21 ou mais erros.

10,0

8.6 ORIENTAÇÕES PARA PROVAS COM TEXTOS (LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA,

Documentos relacionados