• Nenhum resultado encontrado

5 Avaliação das aprendizagens

5.2 Funções pedagógicas de avaliação

5.2.3 Função formativa

O termo “avaliação formativa” foi utilizado pela primeira vez por Scriven (1967), num artigo sobre a avaliação dos meios de ensino (curricula, manuais, métodos, etc.),em contexto de aperfeiçoamento programático. A avaliação formativa utiliza a recolha de “evidências necessárias durante a fase de elaboração e de experimentação de um novo programa, de modo a permitir que as revisões tenham por base estas evidências.” (Bloom, Hastings, & Madaus, 1983, p. 129)

A avaliação formativa “é uma forma de avaliação em que a preocupação central reside em colher dados para reorientação do processo de ensino-aprendizagem (na sala de aula ou no processo de desenvolvimento de um currículo).” (Cortesão,2002, p.38)

“A avaliação formativa e as atividades de remediação ou de consolidação que daí advêm, são supostas oferecer aos alunos as oportunidades de regulação de que necessitam. Elas constituem um meio de diferenciar o tempo de aprendizagem em função das necessidades dos alunos:os alunos que manifestaram fraquezas aquando do teste formativo recebem um complemento de formação, que idealmente, tomará formas diferentes do ensino inicial.” (Crahay, 1996, p.280)

A função formativa da avaliacão tem principalmente uma finalidade pedagógica (Hadji,1994 citado por Ferreira, 2007) e como caracteristica principal a sua integração no

processo de ensino-aprendizagem. Esta função de avaliação tenta "suscitar um máximo de aprendizagens no maior número de estudantes" (Crahay, 1999, citado por Ferreira, 2007, p.27),tem como finalidade favorecer fatores tais como: o processo de aprendizagem dos alunos, uma estratégia de ensino, um projeto educativo, a criação de material pedagógico, entre outros (Gimeno Sacristán, 1993 citado por Ferreira, 2007). Descreve-se, de um modo geral, por ocorrer “sobre processo de ensino-aprendizagem e não nos seus resultados, ou na averiguação dos pré-requisitos necessários às novas aprendizagens”(Ferreira,2007, p.27).

Para Hadji (2001, citado por Ferreira, 2007, p. 27) "a avaliação torna-se formativa na medida em que se inscreve num projecto educativo específico, o de favorecer o desenvolvimento daquele que aprende, deixando de lado qualquer outra preocupação". A avaliação formativa não deve expressar-se através de notas, mas usando apreciações e comentários (Cortesão, 2002). As principais funções da avaliação formativa é informar os vários participantes no atos educativos sobre o processo de ensino-aprendizagem, o feedback relativo aos êxitos conseguidos e as dificuldades sentidas pelo aluno na aprendizagem além da regulação da própria, com ingerência oportuna no sentido de dirigir o processo concretizado pelo aluno (Ferreira, 2007).

É considerada por muitos a principal função da avaliação formativa, uma função de regulação das atividades de ensino e de aprendizagem, para a sua adequação às características, ritmos, necessidades e dificuldades de diagnóstico no aluno durante o seu trajeto na escola (Ferreira, 2007). Falamos de uma função pedagógica da avaliação que não tem como objetivo sancionar ou punir os alunos, pelo facto se considerar o erro como algo regular no trajeto de aprendizagem, pelo que deve ser matéria de análise (Ferreira, 2007).Tem como função a recolha de informação dos aluno, e refletir sobre a estratégia de ensino mais adequada aos processos de aprendizagem dos alunos, numa perspetiva diagnostica das dificuldades e erros dos alunos, para posteriormente adequar as metodologias aos seus destinatários (Ferreira, 2007).

A avaliacao formativa, têm como objetivo adequar as estratégias de ensino à condução dos alunos aos objetivos pretendidos (Ferreira, 2007). Pacheco (1994) considera que a avaliação formativa está relacionada com o ensino individualizado e com a pedagogia de mestria, ou seja, o meio de dirigir cada um a uma mestria equivalente.

Alves (2001, citado por Ferreira, 2007, p.29) resume a regulação facultada através desta avaliação em dois níveis:

"i) uma regulação do dispositivo pedagógico: o professor, informado dos efeitos do seu trabalho pedagógico, modifica a ação ajustando as suas intervenções; ii) uma regulação da atividade do aprendeste que lhe permite tomar consciência das dificuldades com que se depara no seu percurso de formação a fim de reconhecer e de corrigir os erros".

Pode-se encontrar na avaliação formativa várias vantagens numa avaliação praticada de uma forma continua,

“ permite a regulação do processo de aprendizagem pela adoção de medidas de recuperação ou de estratégias de ensino individualizadas, o que se converte num fator de êxito para a realização da avaliação sumativa e, assim, torna o processo de ensino-aprendizagem mais motivador para o aluno; proporciona a análise do processo didático no sentido de o melhorar e de lhe atribuir mais qualidade; permite adotar atempadamente medidas de intervenção face às dificuldades e aos erros dos alunos, tornando-a economicamente vantajosa, porque se evita a reprovação dos alunos e a repetição de mais um ano, o que acarretaria gastos para a administração e para as escolas. “ (Ferreira, 2007, p.29-30)

Existe a necessidade de não confundir a avaliação formativa com a sumativa que se realiza internamente nas escolas em períodos demarcados do ano letivo (Scallon,2000, citado por Ferreira, 2007). A avaliação formativa auxilia na informação bem como na regulação do processo ensino-aprendizagem. Segundo este raciocínio, é indispensável retomar-se o sentido clássico da função de avaliação formativa, pelo facto de ser pela ” intenção, pela atitude, pela finalidade e pelo tipo de informações recolhidas e, ainda, pelas decisões tomadas que se distinguem as duas funções da avaliação.” (Scallon,2000, citado por Ferreira, 2007, p.30)

A avaliação sumativa concretiza-se no final do processo de ensino-aprendizagem para poder avaliar os resultados de aprendizagem dos alunos. Os resultados são classificados e demonstrados de uma forma quantitativa, com o objetivo de selecionar e certificar os alunos (Ferreira, 2007).

Pelo contrário, a avaliação formativa acontece durante o processo de ensino- aprendizagem, recolhe informações qualitativas/descritivas do processo ensino-

aprendizagem de uma forma continua e tem como objetivo informar e adequar as estratégias e as atividades aos percursos de aprendizagem do aluno, tendo em conta o ensino individualizado (Ferreira, 2007).