• Nenhum resultado encontrado

LIMITES DE ENDIVIDAMENTO DO MUNICÍPIO DE CASTRO VERDE PARA

11.3 – FUNÇÕES ECONÓMICAS

Município de Castro Verde - Relatório e Contas 2007 11.3.1 – Acessibilidades

Os investimentos feitos anteriormente na rede viária municipal dispensaram a afectação de uma fatia mais expressiva do orçamento municipal a este sector em 2007. Todavia, será de realçar os encargos suportados com a recuperação de algumas vias e obras de arte danificadas pelo forte temporal de 5 de Novembro de 2005, bem como o continuado investimento na manutenção e beneficiação de muitos quilómetros de caminhos agrícolas de interesse público, em todas as freguesias do Concelho.

O inexplicável retardar da abertura dos procedimentos para a candidatura aos fundos provenientes do QREN, condicionou a preparação de alguns projectos considerados no Programa Municipal de Acessibilidades, cuja execução só será possível num período mais próximo, se houver perspectivas de co-financiamento comunitário.

Algumas das vias da responsabilidade do Estado lamentavelmente não foram objecto da intervenção há muito reclamada como é o gritante caso da EN (R) 123 bem como o da reabilitação do pavimento do IP 2 nalguns troços do lanço Castro Verde/Beja.

Município de Castro Verde - Relatório e Contas 2007

Embora tivesse sido concursada a empreitada para a reabilitação da EN (R) 123 continua sem perspectivar-se uma data para a execução das obras cuja pertinência é por demais conhecida. A urgente intervenção nestas duas vias foi aliás uma das principais questões que tivemos oportunidade de colocar ao Executivo quando da sua iniciativa “Governo Presente” que ocorreu no início de 2007 em Beja.

Traçado Perfil

Transversal Classificação

Extensão

Km

Pontos Extremos Pontos Passagem L<4 L>4

Estado de Conservação

M 508 (E) 20,7 EN2 / Guerreiro

Namorados, Sta Bárbara

de Padrões e Viseus X Bom

M 535 (E) 14,5 Castro Verde /

Estação de Ourique

Almeirim, Casével e

Aivados X Bom

M 535 -1 (E) 3,3 M 535-Casével / Estação de Casével X Regular

M 550 (E) 11,0 S. Marcos da Atabueira / Limite Con. (Aracélis) Salto X

(a) Muito Bom

M 394 (E) 6,5 Entradas/Limite do Con.

(Aljustrel) x Bom

Acesso a Aivados 0,25 M 535 / Aivados X Regular

M 1113 (C) 0,4 M 535 / Almeirim X Regular

M 1114 (C) 0,45 C.Verde / S. Sebastião X Regular

M 1132 (C) 2,8 Piçarras Limite Con. (Ourique) X Bom

M 1134 (C) 3,0 IP2 / Piçarras X Regular

35 (C) 1,0 EN123-2-Mt.Viseu / M508- Mte. Cerro X Regular

M 1138 (C) 4,5 EN123 – Galeguinha /

M508-Viseus Rolão X Regular

M 1139 (C) 8,1 M508 - Sta.B.Padrões / Limite Con. (Almodôvar) Lombador X Bom

M 1139-1 (C) 1,8 M1139-Sta.B.Padrões /

Beringelinho X Bom

M 1140 (C) 7,5 M 1139 Limite C. Mértola Sete Figueirinha X Muito Bom

M 1142 (C) 5,0 M508-Alcaria Coelho / Limite Con. (Mértola) Figueirinha X Bom 1,5 Minas Neves/Corvo /

Limite Con. (Almodôvar) Muito Bom

M 1167 (C)

3,2 A-do-Corvo / Lim. Conc. (Almodôvar - Mestres)

X

Bom

M 123-2 3,5 EN 123 / S. Pedro Geraldes X Bom

Município de Castro Verde - Relatório e Contas 2007

11.3.2 – Mercados e Feiras

Embora subsistam ainda por resolver algumas lacunas no novo recinto de Parque de Feiras, pode dizer-se que 2007 foi o ano de conclusão do projecto.

Em face deste investimento foi possível ordenar eficazmente o funcionamento dos mercados e feiras com óbvias vantagens para a segurança do recinto e para os interesses dos feirantes e consumidores.

O licenciamento da actividade de feirante e de vendedor ambulante tal como já constatado no ano anterior estabilizou.

O calendário dos mercados foi ajustado e o regulamento das feiras revisto.

11.3.3 – Turismo

O Turismo é um fenómeno com grandes implicações sociais e económicas assumindo- se como um factor de desenvolvimento sustentável, sobretudo nas regiões onde o tecido económico e produtivo é pouco competitivo.

O apelo comercial de produtos como o sol e mar, já não é suficiente. As pessoas que vivem em meios urbanos procuram o campo e espaços abertos, onde é possível o contacto directo com uma realidade que possibilita a tranquilidade e uma animação alternativa.

Afirmando o turismo como um pilar de desenvolvimento para o Concelho, o mesmo surge inscrito nas Grandes Opções do Plano no objectivo estratégico “Por um Novo

Ciclo de Desenvolvimento”, constituindo assim um desafio de extrema importância que

possibilitará uma nova realidade que contrarie a desertificação humana e gere riqueza. Este “Novo Ciclo de Desenvolvimento” que se pretende, e que agora começa a surgir, motivou a edição do Suplemento “Turismo e Desenvolvimento” , no Campaniço nº 73, referente a Julho /Agosto de 2007.

Assim, ao longo do ano de 2007, a gestão camarária continuou a acompanhar o desenvolvimento do Plano de Pormenor da Cavandela, cuja proposta preliminar foi aprovada pela CCDRA.

Em 2007, sob o chapéu da marca Alentejo, “Castro Verde Uma Janela Sobre a

Planície” voltou a registar um público que procura o turismo de cultura e de natureza, e

que confere especial atenção à valorização e revitalização do património, ao revigoramento das tradições e à riqueza do meio natural, apresentando-se na sua maioria como um turista esclarecido e com experiência inter-cultural.

Neste contexto Castro Verde proporcionou a este público um leque de actividades de vertente cultural, dinamizadas na sua maioria pela Câmara Municipal, nomeadamente os roteiros temáticos e eventos culturais.

Município de Castro Verde - Relatório e Contas 2007

No que se refere às actividades de natureza, onde o birdwatching constitui um segmento importante, o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho voltou a ser o inter- locutor privilegiado para a acção nesta vertente, uma parceria enquadrada pelo protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Castro Verde e a Liga para a Protecção da Natureza, que foi alvo de revisão durante o ano de 2007. Maior visibilidade tiveram também as iniciativas dinamizadas por agentes privados que trabalham na área do Concelho.

A maior carência no sector existente no Concelho voltou a verificar-se ao nível do alojamento. A não abertura ao público dos investimentos que decorrem no terreno, à excepção do Turismo em Espaço Rural “Monte da Quinta”, não permitiu grandes alterações, logo o número existente baseia-se essencialmente em visitantes, uma realidade que terá de ser contornada o quanto antes, e para a qual é essencial o investimento privado.

No âmbito dos investimentos municipais, executaram-se em cerca de 80% as obras de construção do Parque de Campismo Municipal, financiadas pelo Programa POA – Programa Operacional do Ambiente e que procurará ser um alojamento alternativo importante para uma área ambientalmente classificada.

As visitas guiadas aumentaram, fruto da promoção que tem vindo a ser feita, em parceria com a Região de Turismo Planície Dourada, junto de empresas públicas e privadas, operadores turísticos, agências de viagens, unidades de alojamento, postos de turismo e escolas.

Nas visitas guiadas desempenharam um papel importante a existência de núcleos museológicos abertos ao público, algo possível graças aos protocolos de cooperação celebrados entre a autarquia e a Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura de Castro Verde e o Tesouro da Basílica Real de Castro Verde.

Tendo presente o contexto atrás mencionado, o número de visitantes aumentou ligeiramente.

Relativamente à promoção turística do Concelho, a autarquia manteve a nível local o Posto de Turismo em funcionamento e continuou a desenvolver acções em parceria com a região de Turismo Planície Dourada.

Das actividades desenvolvidas destacam-se as seguintes: • Promoção na 24ª Ovibeja

• Participação na Acção de promoção de Investimento no Baixo Alentejo, no Hotel Tivoli, Lisboa, promovida pela Região de Turismo Planície Dourada. • Visitas Guiadas para Grupos (Roteiro Urbano, Roteiro Concelhio, Roteiro

Município de Castro Verde - Relatório e Contas 2007

• Participação nas Semanas Gastronómicas do Porco, Caça, Borrego e Tomatada, promovidas pela Região de Turismo Planície Dourada;

• Apoio a Visitas Educacionais;

• Apoio a iniciativas de interesse turístico (raids, passeios, etc.)

• Co-financiamento do Mapa “Turismo Ambiental no Campo Branco” (edição LPN);

• Dinamização do Moinho no largo da Feira; • Promoção de Venda de Artesanato no Concelho; • Apoio ao Núcleo Etnográfico do Monte das Oliveiras; • Colocação de painel informativo na Praça da Liberdade

• Re-edição do DVD promocional “Castro Verde, Uma Janela Sobre a Planície”;

Os quadros que se seguem demonstram alguns dados da actividade turística.

Visitantes contabilizados no Posto de Turismo

Trimestre 2005 2006 2007 1º Trimestre 208 220 247 2º Trimestre 305 355 387 3º Trimestre 330 416 492 4º Trimestre 260 258 338 Total 1.103 1.249 1.464

Município de Castro Verde - Relatório e Contas 2007

Visitas Guiadas a Castro Verde

Dia Mês Pax Grupo Itinerário

10 Janeiro 40 EB1 Castro Verde Basílica/Museu Lucerna

11 Janeiro 20 EB2/3 Colos Moinho

20 Janeiro 42 Grupo Caixa Geral Depósitos Circuito Urbano

20 Janeiro 25 Grupo de Lisboa Circuito Urbano

21 Março 25 EB2/3 Aljustrel Circuito Urbano

25 Abril 40 Paróquia de Olhão Circuito Religioso

29 Abril 50 Alma Alentejana Circuito Urbano

2 Maio 30 Sottto Tour Circuito Urbano

18 Maio 30 Intercâmbio Desportivo Sines Circuito Urbano

19 Maio 30 Professores de Braga Circuito de Braga

24 Maio 30 Agência Viag. “Alengarve” “Janela Sobre a Planície” 26 Maio 50 Escola de Natação Tomar Basílica / Museu da Lucerna

26 Maio 55 Elos - Olhão Circuito Urbano

30 Maio 70 Semana do Idoso Circuito Concelhio

31 Maio 50 Semana do Idoso “Janela sobre a Planície”

5 Junho 20 Grupo de Idosas de Faro Circuito Religioso

15 Julho 30 Rir em Movimento Circuito Urbano

30 Julho 30 Rir em Movimento Circuito Urbano

15 Setembro 22 Planície Mediterrânica Circuito Urbano

3 Novembro 45 Fuga Perfeita Circuito Urbano+ Mte das

Oliveiras

10 Novembro 45 Fuga Perfeita Circuito Urbano + Mte das

Oliveiras

15 Novembro 70 Universidade Sénior de

Portimão Circuito Urbano

21 Novembro 70 Escola de S. Marcos e

Entradas Freguesia de Casével

26 Novembro Escola da Sete Circuito Urbano

Total 919

Visitas ao CEA do Vale Gonçalinho e Núcleos Museológicos

Núcleo Visitantes 2006 2007

Parceria

CEA Vale

Gonçalinho 1.601 1.796 LPN

Basílica Real 4.254 6.054 Tesouro da Basílica Real

Município de Castro Verde - Relatório e Contas 2007

Documentos relacionados