• Nenhum resultado encontrado

FUNDATEC Ana Sist (TJ RS)/TJ RS/Classe P/2010 Assunto: Regência Nominal e Verbal (casos gerais)

No documento Analista de Tribunal TJ-AL (páginas 52-57)

Regência Nominal e Verbal (casos gerais) Questão 39: VUNESP MJ (TJ SP)/TJ SP/

Questão 40: FUNDATEC Ana Sist (TJ RS)/TJ RS/Classe P/2010 Assunto: Regência Nominal e Verbal (casos gerais)

A palavra cuja regência atende às regras do português padrão está destacada em: a) O termo nocebo provém no latim, “fazer mal”.

b) Medo implica a estresse para o corpo.

c) Quem acredita que as radiações eletromagnéticas das antenas acarretam em doenças pode sentir dor de cabeça.

d) Assim, o corpo torna-se passível de contrair infecções.

e) Não se deve subestimar a maneira como as informações exercem influência sob o subconsciente.

Questão 40: FUNDATEC - Ana Sist (TJ RS)/TJ RS/Classe P/2010 Assunto: Regência Nominal e Verbal (casos gerais)

Instrução: Para responder à questão, leia o texto abaixo.

O Gigante Gaúcho

Até bem pouco tempo atrás, quem visitasse o Museu Júlio de Castilhos, no centro de Porto Alegre, daria de cara com um par de botas tamanho 56 ao lado de objetos

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de Compartilhamento.

53

que pertenceram a renomados personagens da história gaúcha, como Júlio de Castilhos (1860-1903), Bento Gonçalves (1788-1847) e Getúlio Vargas (1882- 1954). E não é porque algum desses políticos locais tivesse pés descomunais. As botas eram de um sujeito humilde chamado Francisco Ângelo Guerreiro (1892- 1925?), que ficou famoso nas arenas de circo e nos livros de medicina no início do século XX por causa de seus 2,17 metros de altura, que lhe valeram o apelido de “Gigante”.

A exposição de objetos de Guerreiro no museu mais antigo do Rio Grande do Sul tem sido motivo de controvérsia há anos. Em uma “sala de curiosidades” – similar às “câmaras de maravilhas”, de onde surgiram os primeiros museus de História Natural – ficavam o par de botas, ao lado de outras de “tamanho normal”, e poucas fotos de sua vida. A sala fazia a alegria dos visitantes, principalmente das crianças, mas provocava desconforto entre os técnicos do museu, que a consideravam uma “distorção” dentro do acervo. Em 1993, esse espaço foi desativado e seu material levado para a reserva técnica, mas a reação do público foi tão negativa que as botas tiveram de voltar no ano seguinte como parte de uma exposição temporária sobre a vida do Gigante. Elas acabaram retornando às galerias do museu até que, no início de 2007, foram retiradas novamente para serem recuperadas.

A enorme atenção que Guerreiro despertou durante sua vida tem muito a ver com o tratamento que era dado no início do século XX a quem tinha alguma deficiência. Embora hoje possa parecer algo marginal e indecente, essas pessoas eram expostas ao público, numa atividade lucrativa, popular e organizada. Guerreiro foi atração de várias exibições, em teatros e circos pelo país. Segundo depoimento de um irmão, quando o Gigante morreu, ele fazia parte do elenco do Circo Sarrazani, onde se apresentava em uma jaula ao preço de um mil réis. As fotos que estão no museu o mostram na época em que se exibia no Teatro Politeama. Ali ele aparece de braços abertos, tendo abaixo de si homens altos, médios, baixos e anões. Moreno, de tipo indígena, Guerreiro tinha braços, pés, mãos e rosto que cresciam desproporcionalmente em relação ao resto do corpo. Ele sofria de uma síndrome chamada acromegalia, que o fazia produzir o hormônio do crescimento em excesso .

Depois de sua morte no Rio de Janeiro, as botas do Gigante viraram atração do Museu Júlio de Castilhos – provavelmente, a mais popular de toda a casa. Sempre havia quem perguntasse “se as botas ainda estavam lá”, referindo-se à sala de curiosidades, lugar de maior concentração de pessoas nas visitas guiadas ao museu. Além das peças de Guerreiro, também ficavam reunidos naquele espaço, de forma desordenada, objetos exóticos, como membros de indígenas mumificados, adornos andinos e animais defeituosos natimortos conservados em formol.

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de Compartilhamento.

54

As visitas de estudantes, iniciadas na década de 1940, e o “trem da cultura”, projeto que nos anos 1970 levava parte do acervo ao interior do Estado, ajudaram a tornar ainda mais populares os objetos de Guerreiro, principalmente as botas, mostradas a sucessivas gerações.

O interesse pelo Gigante no museu faz pensar que, se o tempo em que o público se divertia vendo pessoas com deficiência sendo expostas já passou, o diferente ainda exerce um grande fascínio.

(Adaptado de NEDEL, Letícia Borges. Revista de História da Biblioteca Nacional. n. 57, junho de 2010)

Considere as preposições ou as combinações de preposição com artigo sublinhadas nos segmentos abaixo.

I - principalmente das crianças (linha 8)

II - a quem tinha alguma deficiência (linhas 13 e 14)

III - em que se exibia (linha 17)

IV - ao interior do Estado (linhas 24 e 25)

Em quais deles as preposições são exigidas por verbos? a) Apenas em I e IV

b) Apenas em II e III c) Apenas em II e IV d) Apenas em I, II e III e) Apenas em II, III e IV

Questão 41: FGV - AJ (TJ BA)/TJ BA/Apoio Especializado/Administração/2015 Assunto: Regência Nominal e Verbal (casos gerais)

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de Compartilhamento.

55

“O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em mais rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.

A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes os matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, e enormes prejuízos para os clientes.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos, cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.

O segmento do texto em que a preposição DE é empregada em razão da exigência de algum termo anterior é:

a) “O cigarro é um dos produtos DE consumo mais vendidos no mundo”; b) “Comanda legiões DE compradores leais”;

c) “os fabricantes orgulham-se DE ter lucros impressionantes”; d) “a vida DOS fumantes americanos é reduzida”;

e) “cinco milhões DE anos”.

Questão 42: TJ PR (Ban. Exam.) - Ana Jud (TJ PR)/TJ PR/Enfermagem/2006 Assunto: Regência Nominal e Verbal (casos gerais)

Texto para a questão.

Projeto de lei regulamenta comércio eletrônico

Quarta-feira, 09 de agosto de 2006 - 10h09

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de Compartilhamento.

56

BRASÍLIA - Um projeto de lei, que está em fase final de elaboração pelos ministérios da Justiça e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, vai regulamentar o comércio eletrônico no país.

O objetivo é criar mecanismos para proteger o consumidor que faz compras pela internet. E, para isso, um dos pontos centrais é a certificação digital, ou seja, um documento semelhante a uma carteira de identidade virtual, que permite a identificação segura de uma mensagem ou transação na rede de computadores.

Segundo o secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Jairo Klepacz, a proposta deve seguir na semana que vem para a Casa Civil. Depois da análise, o projeto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.

"O comprador tem que ter uma forma de se proteger quando ele adquire um produto da mesma forma que no comércio concreto. Uma das coisas mais importantes quando você transaciona no mundo digital é você ter segurança que essa transação tenha começo, meio e fim e que você esteja protegido", explica. "O que estamos fazendo é regulamentar essas transações através de uma lei."

Ao participar do 4º Fórum de Certificação Digital, em Brasília, o secretário afirmou que o governo federal entrou em contato com as grandes empresas de comércio eletrônico no país para fazer consultas e buscar contribuições ao projeto. Já a parceria com o Ministério da Justiça, de acordo com Klepacz, é "fundamental" para resguardar a legislação sobre os direitos do consumidor.

"Hoje em dia, ao comprar um CD pela internet, você tem uma transação. Paga e aguarda receber. E se você recebe um produto distinto do que você comprou? Hoje, você não tem uma maneira segura de se resguardar esse direito. Então, o que nós temos criando é justamente a materialização dessas regras dentro do mundo dinâmico e virtual como é do comércio eletrônico", disse.

Indagado sobre a forma que os consumidores poderiam reclamar seus direitos, o secretário explicou que existe até a proposta de criar o "Procon virtual". "Uma maneira de as pessoas,através da própria internet, colocarem a sua reclamação, sua demanda e ver isso legalmente ser atendido, porque hoje as pessoas estão desprotegidas dentro do comércio eletrônico", resume. Agência Brasil

(http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/082006/09082006-3.shl)

Todos os direitos reservados ao Master Juris. São proibidas a reprodução e quaisquer outras formas de Compartilhamento.

57

Assinale a opção que apresenta um período em que a regência nominal NÃO obedece às normas da língua padrão.

a) “O objetivo é criar mecanismos para proteger o consumidor que faz compras pela internet.”

b) “ Uma das coisas mais importantes quando você transiciona no mundo digital é você ter segurança que essa transação tenha começo, meio e fim...”

c) “... o secretário afirmou que o governo federal entrou em contato com as grandes empresas de comércio eletrônico...”

d) “Já a parceria com o Ministério da Justiça, de acordo com Klepacz, é ‘fundamental’ para resguardar esse direito.”

e) “ Então, o que nós temos criado é justamente a materialização dessas regras dentro do mundo dinâmico...”

Crase

Questão 43: VUNESP - ContJ (TJ SP)/TJ SP/2013

No documento Analista de Tribunal TJ-AL (páginas 52-57)