• Nenhum resultado encontrado

Geografia da Linha do Tempo da Asbraer

No documento Download/Open (páginas 90-93)

CAPÍTULO III – A ASBRAER NA REDE SOCIAL FACEBOOK

3.1 A teia virtual da Asbraer no Facebook

3.1.4 Geografia da Linha do Tempo da Asbraer

Em seu estatuto social, a Asbraer se compromete em seus objetivos sociais em “divulgar as atividades realizadas pelos associados, visando à promoção da Assistência Técnica e Extensão Rural no país” (ASBRAER, 2012a). Nesse sentido, nesta etapa da pesquisa,

pretendíamos conhecer as origens dos conteúdos postados pela Asbraer em sua Linha do Tempo no Facebook e em que medida essas publicações se relacionavam a assuntos disponibilizados pelas entidades estaduais de Ater a ela associadas. Em nossa análise, descobrimos que a grande maioria dos conteúdos publicados naquele espaço tinham origem nas assessorias de comunicação das organizações associadas à Asbraer. Das 153 publicações registradas na Linha do Tempo da Abraer entre março e maio de 2012, 137 foram produzidas por assessorias de comunicação das entidades estaduais em diversos pontos do país. Nesse mesmo período, apenas 11 publicações feitas pela Asbraer foram produzidas por sua própria equipe de comunicação, e outras 5 tiveram origem em fontes diversas.

Os dados acima revelaram que apenas 7,1% do que é publicado no perfil virtual da Asbraer é produzido por ela mesma e que 89,5% das publicações têm origem nas suas associadas. No entanto, a distribuição dessas publicações acontece de forma bastante irregular, já que uma grande parcela das entidades estaduais não foi contemplada pelas ações de comunicação da Asbraer no período de nossa análise. Para chegar a tais dados, seguimos os rastros deixados pela própria associação em suas publicações. Todas, com raras exceções, são links que levam o usuário/amigo diretamente ao site da Asbraer. Lá, é possível ter acesso ao conteúdo completo das sínteses que são postadas no Facebook. Na verdade, a Associação, como outras diversas organizações, publica no Facebook apenas o título das matérias jornalísticas que já foram divulgadas no seu site institucional (www.asbraer.org.br), com a fotografia da notícia ou informe e o respectivo link.

O gráfico abaixo apresenta um resumo da origem por estado das postagens feitas pela Asbraer em sua Linha do Tempo no Facebook.

GRÁFICO 1: Origem das publicações da Asbraer no Facebook por estados da federação.

Fonte: elaborado por Bruno Andrade a partir dos dados disponíveis no perfil virtual da Asbraer no Facebook.

20% 14% 12% 7% 7% 6% 5% 5% 4% 3% 3% 3% 3% 1% 1% 7% Bahia - 30 Alagoas - 20 Paraíba - 18 Mato Grosso - 11 Rio Grande do Sul - 10 Pará - 9

Minas Gerais - 7 Maranhão - 7 Sergipe - 6 Pernambuco - 4 Rio Grande do Norte - 4 Rondônia - 4

Tocantins - 4 Distrito Federal - 2 Ceará - 1

AC, AM, AP, ES, GO, MS, PR, PI, RJ, RR, SC e SP - 0 ASBRAER - 11

No gráfico acima, é possível perceber que grande parte das publicações identificadas pela análise contemplaram ações de Ater em diversos estados brasileiros. A Bahia, por exemplo, foi contemplada ao todo em 30 das 153 publicações feitas pela Asbraer, entre março e maio deste ano. Todo o conteúdo divulgado sobre a assistência técnica e extensão rural baianas foram produzidos pelas assessorias de comunicação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e da própria Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri-BA) da Bahia, à qual a EBDA-BA é vinculada. O estado de Alagoas, que ocupou a segunda posição no ranking de publicações no perfil virtual da Asbraer no Facebook, com 20 publicações durante o período analisado, teve suas ações produzidas pela assessoria da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri-AL). Cabe destacar que a EMATER-AL, associada à Asbraer, é vinculada à Seagri-AL e foi criada apenas em dezembro de 2011. Isso pode explicar o porquê de as publicações de Ater referentes a Alagoas terem sido produzidas pela assessoria de comunicação da referida secretaria. Antes da criação da EMATER-AL, a Seagri-AL representava o estado de Alagoas na Asbraer.

As publicações feitas pela Asbraer em sua Linha do Tempo que se referiam a ações de Ater das demais entidade estaduais associadas foram produzidas em sua totalidade pelas respectivas assessorias de comunicação. Dos 14 estados da federação contemplados, além do Distrito Federal, identificamos uma grande irregularidade na distribuição geográfica desse conteúdo. Ao analisarmos esses dados entre as diferentes regiões geográficas do Brasil, pudemos perceber que as ações das entidades localizadas no Nordeste ocupam cerca de 60,1% do total de postagens feitas pela Asbraer em sua Linha do Tempo. Ou seja, das 153 publicações registradas entre março e maio de 2012, 90 tiveram origem nas entidades estaduais de Ater dos estados nordestinos. No Centro-Oeste, o percentual foi de 11,1%, com respectivas 17 postagens. Na região Norte, esse número foi de cerca de 8,5%, com 13 publicações no total. No Sul, foram registrados 10 conteúdos oriundos das estaduais dessa região, 6,5% do total aproximadamente. No Sudeste a participação foi ainda menor, com 7 publicações, ou cerca de 4,5%.

O que de mais grave observamos ao analisar a origem das publicações feitas pela Asbraer em sua Linha do Tempo é a ausência de conteúdos que se referissem a ações de Ater realizadas pelas entidades oficiais de Ater de 12 estados brasileiros. Esse número corresponde a cerca de 44,5% do número de estados que possuem uma organização de Ater associada à Asbraer – 27 ao todo. Inserem-se nessa lista os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Apesar de os motivos dessa ausência não serem objeto da presente pesquisa, é possível perceber que a Asbraer pode aperfeiçoar o processo de publicação de conteúdos em

seu perfil virtual no Facebook, solicitando junto às assessorias de comunicação das entidades que costumeiramente não têm suas ações de Ater divulgadas pela Associação nesse espaço, a fim de que o mesmo seja um instrumento que contribua para a realização da missão institucional a que a Asbraer se compromete em seus estatutos.

No documento Download/Open (páginas 90-93)