• Nenhum resultado encontrado

Geração de Alternativas para o subtema "Lendas"

7.4 GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS

7.4.2 Geração de Alternativas para o subtema "Lendas"

No subtema "Lendas" as três histórias - “A Origem do Fogo”, “Iambré” e “A origem do mundo Kaingang” - escolhidas para serem representadas em cada estampa, trazem na composição visual os principais elementos citados nos mitos. Serão quatro alternativas para cada uma das três lendas.

Na geração de alternativas do subtema "Lendas" escolheu-se aplicar grafismos ao fundo de todas as estampas, de modo a estruturar o reconhecimento dos elementos gráficos presentes na cultura Kaingang.

Os grafismos foram sobrepostos por ilustrações de animais e seres que aparecem nos mitos, além de plantas nativas da região sul do Brasil, onde, como visto anteriormente, os índios Kaingang residem.

a) Origem do Fogo

Como mencionado anteriormente, o mito conta a estória de uma índia chamada Laravi, sendo ela o único ser que conhecera o fogo, mantendo-o em segredo. Um índio guerreiro decide ir em busca desse mistério e para isso, transforma-se em uma gralha que se aproxima de Laravi. Em forma de pássaro rouba o fogo através de um graveto e o carrega consigo. Porém, no caminho em direção à aldeia acaba causando um incêndio na floresta, o que obriga a todos os outros índios a se unirem a fim de acabar com a queimada e assim tomarem conhecimento do segredo do controle do fogo.

Para essa lenda foram criados dois grafismos (Ilustração 71), o primeiro inspirado nos traços Kamé, e o segundo no misto Kamé + Kainru, utilizando elementos vistos anteriormente na geração de alternativas da estampa "Kamé" e estampa "Kamé + Kainru". Os grafismos foram criados para estruturar os elementos presentes nessa lenda.

Ilustração 71 - Grafismos criados para a estampa "Origem do Fogo". Fonte: As autoras (2015).

Os ícones utilizados para a criação da estampa foram os elementos principais que aparecem na lenda como o fogo, a índia, o pássaro e o rio. Na ilustração 72 a seguir, há a representação da chama, uma textura que remete ao fogo sendo espalhado, uma pena de pássaro e a índia.

Ilustração 72 - Elementos da estampa "Origem do Fogo" na sequência: chama, textura de fogo, pena e índia.

Fonte: As autoras (2015).

Na lenda, o pássaro que aparece é a gralha branca, uma ave nativa da região sul do Brasil. Ele foi representado em duas posições (Ilustração 73), com as asas abertas e pousado em um galho segurando um ramo contendo o fogo.

Ilustração 73 - Elementos da estampa "Origem do Fogo": o pássaro gralha branca em duas posições.

Fonte: As autoras (2015).

Além dos elementos principais foram adicionadas representações de plantas encontradas no sul do Brasil, para a criação do cenário da floresta (Ilustração 74).

Ilustração 74 - Elementos da flora do sul do Brasil: costela de adão, folhas de urtiga e antulho-vermelho.

Fonte: As autoras (2015).

Os elementos de preenchimento utilizados, que estão em segundo plano, foram as texturas que representam o rio e as folhas de palmeira e bananeira, como mostra a ilustração 75.

Ilustração 75 - Elementos de preenchimento da estampa "Origem do Fogo": textura de água, textura de rio, folha de palmeira e folha de bananeira.

Fonte: As autoras (2015).

As principais cores utilizadas para a geração de alternativas foram o azul frio para representar o rio durante a noite, o preto breu no grafismo associado à pintura corporal e o amarelo fogo para o elemento fogo. A cor do contorno dos elementos sobrepostos é o branco lua, evocando o brilho da lua. Os tons de vermelho e rosa dão força ao amarelo fogo para a representar a ideia de calor do fogo, aparecendo no pássaro e nas plantas, elementos que na lenda têm contato com as chamas. Já o verde escuro aparece em folhas de forma mais discreta dando a ideia de mata verde.

A seguir, na ilustração 76 apresentam-se as alternativas 1 e 2, que destacam o fogo; a primeira com maior ênfase que a segunda. A opção 1 foi a primeira realizada e possui o grafismo “Kamé + Kainru”, visto anteriormente na ilustração 68. As chamas do fogo estão na parte interna do grafismo, já na opção 2 estão no fundo servindo como elementos de preenchimento. A opção 2 trabalha com mais elementos, além do pássaro em duas diferentes posições, aparece também a figura da índia e algumas plantas.

Ilustração 76 - Geração de alternativas 1 e 2 - Lenda "A Origem do Fogo". Fonte: As autoras (2015).

As opções 3 e 4 (ilustração 77), apresentam o mesmo grafismo da 2 com a cor preto breu representando a tinta de jenipapo utilizada para pinturas corporais. Na opção 3 a figura do pássaro tem maior destaque, já na 4 o fundo da estampa possui outros elementos de preenchimento como as texturas que representam o rio e folhas de palmeira e bananeira.

Ilustração 77 - Geração de alternativas 3 e 4 - Lenda "A Origem do Fogo". Fonte: As autoras (2015).

Pode-se notar também que as alternativas 2, 3 e 4 possuem em sua estrutura vertical, como mostra na ilustração 78, uma sequência dos elementos principais de forma que, de baixo pra cima, conta-se a história da lenda: o primeiro elemento é a chama virada para baixo se apresentando ainda escondida do pássaro; em seguida da a índia em sua habitação com o fogo ao fundo, a pena do pássaro representando o momento em que ele seca suas penas na fogueira da índia, então o pássaro já com o fogo no galho e, finalmente, o pássaro voando sem o galho quando perde o controle do fogo causando o incêndio.

Ilustração 78 - Detalhe da estrutura dos elementos - Lenda "A Origem do Fogo". Fonte: As autoras (2015).

b) Iambré

A segunda estampa “Iambré”, significa lua na língua Kaingang. De modo geral, esta proposta foi escolhida por representar de forma estilizada e dentro da linguagem da coleção, a história do eclipse lunar.

Como explicado anteriormente, esta lenda retrata a estória de um índio Kaingang, que há tempos atrás, quis ir ao céu para ver como estavam as coisas por lá. Sendo assim, começou a atirar flechas em direção à lua. A primeira cravou na lua, a segunda cravou na ponta da flecha anterior, a terceira, por sua vez na ponta dessa e assim por diante. Tais flechas chegaram à Terra em forma de escada. Porém, antes mesmo que o índio chegasse à tal escada, uma onça rapidamente subiu por ela, passando então a morar na lua e se alimentar da mesma, causando assim o eclipse lunar.

Para essa lenda criou-se um grafismo (Ilustração 79) inspirado na mistura dos traços das duas metades (ilustração 68), como já visto anteriormente na geração de alternativas da estampa "Kamé + Kainru", o qual foi aplicado no fundo das alternativas dessa estampa interagindo com ícones importantes da história.

Ilustração 79 - Grafismo criado para a estampa "Iambré" baseado nos grafismos Kamé + Kainru. Fonte: As autoras (2015).

A construção desta alternativa foi feita através da ilustração digital de todos os elementos nela presentes. A onça foi representada de duas diferentes formas na estampa em questão, como mostra a ilustração 80.

Ilustração 80 - Onça perfil e frente. Fonte: As autoras (2015).

A lua, como demonstrado na ilustração 81 a seguir, é representada em diferentes estágios, da lua cheia até o eclipse lunar.

Ilustração 81 - Luas. Fonte: As autoras (2015).

Outros elementos de grande relevância no mito são as flechas e o índio, os quais também foram ilustrados digitalmente, respeitando a linguagem da estampa, como representado na ilustração 82 a seguir.

Ilustração 82 - Flecha e índio. Fonte: As autoras (2015).

As alternativas da lenda “Iambré” (Ilustração 83 e 84) destacam a onça, sendo ela um elemento crucial na história e, intrínsecos em meio ao grafismo aparecem a lua, as flechas e o índio.

As cores utilizadas no fundo das estampas, sendo essas o preto breu e o azul frio, remetem à noite. Além disso, a cor preta, segundo Fraser e Banks (2007), pode se referir à ameaça, o que a onça representa tanto ao índio quanto à lua. A textura presente na amplificação da alternativa 1, se repete em todos os demais grafismos das gerações da lenda em questão.

Ilustração 83 - Geração de alternativas 1 e 2 - Lenda "Iambré". Fonte: As autoras (2015).

Ilustração 84 - Geração de alternativas 3 e 4 - Lenda "Iambré". Fonte: As autoras (2015).

c) A origem do mundo Kaingang

A lenda “A origem do mundo Kaingang” foi escolhida por representar grande importância na história dos Kaingang e contar como surgiram seus primeiros ancestrais.

Como mencionando anteriormente, de acordo com a lenda houve uma inundação no passado em que os irmãos Kamé e Kainru morreram afogados e poucos no mundo sobreviveram. Os índios que conseguiram se manter vivos, seguros em galhos de árvores, transformaram-se em macacos. Porém as saracuras com a ajuda dos patos conseguiram soterrar a Terra novamente. Após isso os irmãos ressurgiram por dois buracos no chão, se tornando os ancestrais de toda a tribo Kaingang e criadores de alguns animais.

Para esse conto foi criado um grafismo (ilustração 85) inspirado na mistura dos traços das duas metades (ilustração 68), o qual foi aplicado no fundo das alternativas geradas.

Ilustração 85 - Grafismo criado para a estampa "A origem do mundo Kaingang" baseado nos grafismos “Kamé + Kainru”.

Fonte: As autoras (2015).

Dentre os animais ilustrados estão a saracura, o pato e o macaco bugio (Ilustração 86), os quais possuem grande relevância no mito em questão, além da

anta e da onça (Ilustração 87), animais esses, que são citados como criação dos irmãos Kamé e Kainru.

Ilustração 86 - Representações dos animais saracura-do-mato, pato e macaco bugio. Fonte: As autoras (2015).

Ilustração 87 - Representação dos animais onça e anta. Fonte: As autoras (2015).

Ainda representado a natureza e a flora pertencente ao mundo da tribo, foram ilustradas algumas plantas (Ilustração 88) nativas do sul do Brasil, onde os Kaingang residem.

Ilustração 88 - Flora do sul do Brasil, na sequência: folha de palmeira, folha de bananeira, espinheira santa, antulho, costela de adão e folhas de urtiga.

Fonte: As autoras (2015).

Nas alternativas geradas para a lenda "A origem do mundo Kaingang", apresentadas no conjunto das ilustrações 89 e 90, foi utilizada como fundo a cor bege chão, por ser o chão e o barro elementos de destaque na história. Os animais presentes no mito foram ilustrados, na maior parte das alternativas, em cores vibrantes e fantasiosas, reforçando assim, a ideia de ser a representação de uma lenda.

Percebe-se através das imagens a presença de uma textura que ilustra a chuva, a qual é ampliada apenas na primeira opção 1 (Ilustração 89), porém sobreposta em todas as alternativas. Além disso, há também nas opções 1, 2 e 3 a representação de texturas referentes à água e ao rio, estando essas também detalhadas na alternativa 1(ilustração 89).

Ilustração 89 - Geração de alternativas 1 e 2 - Lenda "A origem do mundo Kaingang". Fonte: As autoras (2015).

Ilustração 90 - Geração de alternativas 3 e 4 - Lenda "A origem do mundo Kaingang”. Fonte: As autoras (2015).

Documentos relacionados