• Nenhum resultado encontrado

Tópicos 10 grupos de conhecimento 10 áreas de assunto

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.3. Discussão e debate dos resultados observados

4.3.5 Gestão de riscos

O gerenciamento de risco do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto (PMI, 2013).

Por fim, a área com menores índices de eficiência corresponde à gestão de riscos, onde todos os processos associados ao planejar o gerenciamento (RIS34), identificação (RIS35), realização de análises qualitativas (RIS36) e quantitativas (RIS37), planejamento das respostas (RIS38) e controle dos riscos (RIS39) possuem amplas possibilidades de melhorias. Segundo Badurdeen et al. (2011) e Boyle et al. (2011), grande parte dos insucessos em projetos de manufatura enxuta se devem a falta de uma análise risco associada a sua implantação.

O gerenciamento do risco faz um mapeamento prévio de todos os possíveis acontecimentos que podem afetar a implantação de um projeto de manufatura enxuta, identificando e documentando os riscos, fazendo uma analise de impacto e sua probabilidade

de ocorrer, quais as ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças e fazer um controle final do plano de resposta aos riscos.

Uma explicação para a baixa utilização do gerenciamento de risco em projetos de manufatura é a utilização de ferramentas e práticas conhecidas. Entretanto, a implantação do projeto exige uma mudança de cultura da empresa (Badurdeen et al., 2011). Tal necessidade seria mapeada no gerenciamento de riscos e um plano seria criado a fim de aumentar as chances de sucesso.

Na opinião do autor desta dissertação, existe uma grande oportunidade para aumentar a probabilidade de sucesso na implantação de projetos de manufatura enxuta utilizando o gerenciamento de riscos. Uma vez que todas as grandes áreas de conhecimento (por exemplo, recursos humanos e stakeholders) são utilizadas como entradas para a identificação dos riscos, a mitigação dos mesmos e a potencialização das oportunidades se tornam de extrema importância para o projeto.

5. CONCLUSÕES

Conforme mencionado por Dal Forno et al. (2014) e Jadhav et al. (2014), apesar dos bons resultados observados na implantação da filosofia lean manufacturing ao longo das últimas décadas, ainda são muitas as oportunidades de melhorias a serem desenvolvidas e isso acaba por justificar a continuidade de pesquisas na referida área. Com o intuito de identificar os pontos críticos na implantação de projetos de manufatura enxuta, a presente dissertação entrevistou oito gerentes de projetos de empresas e nove especialistas em manufatura, com doutorado na área, analisando os dados coletados por meio do Escalonamento Multidimensional, da Análise Fatorial Exploratória para um único fator e Estatística Descritiva.

A utilização destas técnicas estatísticas validou os dados de doze respondentes, por meio dos quais foi possível ordenar todos os processos e identificar os considerados mais críticos. A ordenação foi feita por meio dos scores gerados pela Análise Fatorial Exploratória para um único fator. É importante salientar que autor desta dissertação considerou como processos críticos aqueles que apresentavam média menores que 50%.

Sendo assim, foi possível encontrar as respostas ao problema de pesquisa proposto. Os processos mais críticos na implantação de projetos de manufatura enxuta são: PRO40 e PRO43, STA44, STA45, STA46 e STA47, COM 31, COM32 e COM33, HR27, RIS34, RIS35, RIS36, RIS37, RIS38 e RIS39 e os mesmos estão associados respectivamente às áreas de gestão de aquisições, gestão de stakeholders, gestão da comunicação, gestão de recursos humanos e gestão de riscos.

Com isso, o objetivo 1 dessa dissertação foi cumprido, identificando-se os processos mais críticos em projetos de manufatura enxuta utilizando-se os quarenta e sete processos da quinta edição do PMBOK, além de contribuir para a criação de uma base de estudos que visa a melhoria da implantação de projetos de manufatura enxuta.

Com a discussão e debate dos resultados encontrados, cumpriu-se o objetivo 2 da dissertação, avaliando-se as áreas críticas na implantação de projetos de manufatura enxuta e confirmando a hipótese inicial encontrada durante a revisão bibliográfica.

Como observação em relação à hipótese inicial, pode-se dizer que ela foi parcialmente comprovada uma vez que a literatura investigada apontava a gestão da integração como um fator crítico e esta não foi observada como crítica nos resultados de nossa pesquisa. Em

contrapartida, não foram encontradas literaturas apontando a gestão de aquisições como crítica e a mesma se fez presente nos resultados observados.

O autor desta dissertação menciona que a pesquisa aqui apresentada é de grande valia para a comunidade acadêmica e pretende iniciar um debate sobre as possibilidades de melhoria em projetos de manufatura enxuta, não esgotando de forma alguma o assunto.

Por fim, o autor acredita que uma maior atenção aos processos críticos apontados nesta dissertação tem, como implicação prática, um menor tempo de implantação do projeto, além do aumento das suas chances de sucesso.

Como proposições futuras, sugere-se fazer o mesmo estudo utilizando-se outras metodologias de gerenciamento de projetos, por exemplo, o PRINCE2 (Projects in Controlled

Environment), desenvolvido pelo Office of Government Commerce no Reino Unido, a fim de

enriquecer a base de estudos que visa a melhoria da implantação de projetos de manufatura enxuta.

Outra sugestão para proposições futuras é a utilização dos resultados encontrados e uma maior atenção aos processos negligenciados durante os projetos de manufatura enxuta, buscando uma melhor preparação inicial, visando melhores resultados ao fim do projeto e criando-se uma base de conhecimento para o processo de melhoria contínua dos próximos projetos da empresa.

Referências

ACHANGA, P. Critical success factors for lean implementation within SMEs. Journal of

Manufacturing Technology Management, v.17, n. 4, p. 460-471, 2006

ANDRADE, M.M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 4 ed. Sao Paulo, Atlas, 1999.

ANHOLON, R. Método de Implantação de Práticas de Gestão da Qualidade para

Microempresas. 2006. 235p. Tese (Doutorado em Materiais e Processos de Fabricação).

Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

ALVEZ, A.S., TENERA, A. Improving SMED in the Automotive Industry: A case study.

Production and Operations Management Society 20th Annual conference Orlando,

Florida U.S., 2009

ARRTO, K.; MARTINSUO, M.; PERTIU, D.; KUJALA, J. Project strategy: strategy types and their contents in innovation projects. International Journal of Managing Projects in

Business, v.1, n.1, p. 49-70, 2008.

BADURDEEN, F.; WIJEKOON K.; MARKSBERRY P. An analytical hierarchy process- based tool to evaluate value systems for lean transformations. Journal of Manufacturing

Technology Management, v.22, n. 1, p. 46-65, 2011.

BENJAMIN S.J.; MURUGAIAH M.M.; MARATHAMUTHU S. The use of SMED to eliminate small stops in a manufacturing firm. Journal of Manufacturing Technology

Management, v.24, n.5, p. 792-807, 2013.

BENTHLEY, C. The PRINCE2 Practioner: From practitioner to professional. 3° Edição. Editora Routledge, 2015.

BERENYI, L. The evaluation and selection of suppliers – In a Lean approach. European

Scientific Journal, v. 11, n.7, 2015.

BOKHORST, J.A.C.; SLOMP, J. Lean production control at a high-variety, low volume parts manufacturer. Interfaces, v.40, n.4, p.303-312, 2010.

BOYLE T.A.; SCHERRER-RATHJE M.; STUART I. Learning to be lean: the influence of external information sources in lean improvements. Journal of Manufacturing Technology

Management, v. 22, n.5, p. 587-603, 2011.

BRITTO, A.C.P. Estudo do Gerenciamento de Projeto baseado no PMBOK para

implantação da gestão da segurança da informação e comunicação na administração publica federal. 2009. 160p. Monografia (Especialização em Ciência da Computação).

Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

CORREIA, L.C.; RIBAS, W.J.; GHINATO, P. Uma proposta para disseminação dos dispositivos poka-yoke através dos CCQ´s. Encontro Nacional de Engenharia de

Produção, Brasil, 2011

CRAWFORD K.M.; BLACKSTOE J.H.; COX, J.M. A study of JIT implementation and operating problems. International Journal of Production Research, v.26, n.9, p. 1561- 1568, 1988.

CUA K.O.; MCKONE K.E.; SCHROEDER R.G.. Relationships between implementation of TQM, JIT, and TPM and manufacturing performance. Journal of Operations Management, v.19, n.6, p. 675-694, 2001.

DAL FORNO A.J.; PEREIRA F.A.; FORCELLINI F.A.; KIPPER, L.M. Value Stream Mapping: a study about the problems and challenges found in the literature from the past 15 years about application of Lean tools. The International Journal of Advanced

Manufacturing Technology, v.72, n.5-8, p. 779-790, 2014.

DECLERCK, R.; DEBOURSE, J.; DECLERCK, J. Le management stratégique: contrôle

de l'irréversibilité. Lille: Les éditions ESC Lille, 1997.

DEIF A.M.; ELMARAGHY H. Cost performance dynamics in lean production leveling.

Journal of Manufacturing Systems, v.33, n.4, p.613-623, 2014.

DINSMORE, P. C.; CAVALIERI, A. Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento

de Projetos, Qualitymark, Rio de Janeiro, 2007.

ENGEL, Guido I. Pesquisa Ação. Educar, Curitiba, Editora da UFPR, 2000. n.16, p.181-191.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F.L.S.; CHAN, B.L. Análise de Dados:

FILHO D.B.F.; JUNIOR J.A.S. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial.

Opinião Pública, v.16, n.1, p.160-185, 2010.

FLYNN B.B.; SAKAKIBARA S.; SCHROEDER R.G. Relationship between JIT and TQM practices and performance. Academy of Management Journal, v.38, n.5, p.1325:1360, 1995.

FOGLIATTO F.S.; FAGUNDES, P.R.M. Troca Rápida de Ferramenta: proposta metodológica e estudo de caso. Gestão & Produção, v.10, n.2, p.163-181, 2003.

GAREIS, R. PM baseline: Knowledge elements for project and programme management and for the management of project oriented organizations. Projekt Management Austria, 2002.

GIL, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Editora Atlas, São Paulo, 1998.

GIL, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Editora Atlas, São Paulo, 2010.

GODOY, A. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de

Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.57-63, 1995.

HAIR JR, J. F.; BABIN, B.J.; MONEY, A.H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de

Pesquisa em Administração. Editora Bookman, Porto Alegre, 2005.

HAIR JR., J.F.; BLACK, W.C.; BABIN, BARRY J.; ANDERSON, R.E.; ATHAM, R l.

Análise Multivariada de Dados. Editora Bookman Porto Alegre, 2009.

HASLE, P. Lean Production - An evaluation of the possibilities for an employee supportive lean practice. National Research Centre for the Working Environment, Copenhagen, Denmark, 2014.

HELOANI, R. Gestão e organização no capitalismo globalizado. História da

manipulação psicológica no mundo do trabalho. Editora Atlas, São Paulo, 2003.

HINCKLEY, C. M. Combining mistake-proofing and Jidoka to achieve world class quality in clinical chemistry. Accred Qual Assur, v.12, p.223-230, 2007.

HOFER C.; EROGLU, C.; ROSSITER H.A. The effect of lean production on financial performance: The mediating role of inventory leanness. International Journal of

Production Economics, v.138, n.2, p.242-253, 1995.

HOLWEG M. The genealogy of lean production. Journal of Operations Management, v.25, p.420-437, 2007.

HUSON M.; NANDA D. The impact of Just-in-time manufacturing on firm performance in the US. Journal of Operations Management, v.12, n.3-4, p.297-310, 1995.

ILIES, L.; CRISAN, E.; MURESAN, I.N. Best practices in Project Management. Review of

International Comparative Management, v.11, n.1, p. 43-51, 2010.

IMBERT, C. Using the PMBOK Framework on small business IT projects. SANS Institute –

InfoSec Reading Room, 2015.

JADHAV, JR.; SHANKAR, S.; SANTOSH, M. Exploring barriers in lean implementation.

International Journal of Lean Six Sigma, v.5, n.2, p. 122 -148, 2014.

KERZNER, H. Project management, A systems approach to planning, scheduling and

controlling. John Wiley and Sons, Nova Iorque, 2003

KETSARAPONG, S.; SUWANTARANRANGSRI, K.; PRHUSAVAT, K.; LIN, B. Sustaining supply chain operations through lean manufacturing. International Journal of

Synergy and Research, v.1, n.2, p. 5-20, 2012.

KIMURA, O.; TERADA, H. Design and analysis of pull system, a method of multi-stage production control. The International Journal of Production Research, v.19, n.3, p.241- 253, 1981.

KING, G. How not to lie with statistics. New York University, 2014.

KISSI, E.; ANSAH, S.K. Professional Project Management practices and its constraints in developing African countries: a Literature Review. Covenant Journal of Research in the

Built Environment, v.1, n.2, p. 28-40, 2013.

KLEIBOER, M. Simulation methodology for crisis management support. Journal of

LAKATOS, E.; MARCONI, M. Metodologia Científica. 2 ed. Sao Paulo, Atlas, 1991.

LIANG C.; GUODONG, J. Project management of web-based product development teleservice. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v.32, n. 1, p.162-168, 2007.

LIKER, J. K. O Modelo Toyota: 14 princípios, Editora Bookman, Porto Alegre, 2005.

LOCK, D. Project Management, Gower Publishing, Ed. 8, 2003.

LOSONCI, D.; DEMETER, K. Lean production and business performance: international empirical results. Competitiveness Review: An International Business Journal, v.23, n.3, p. 218- 233, 2013.

MACDUFFIE J.P.; SETHURAMAN K.; FISHER M.L. Product variety and manufacturing performance: evidence from the international automotive assembly plant study. Management

Science, v.42, n.3, p. 350-369, 1996.

MALHOTRA, NARESH. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Bookman, Porto Alegre, 2012.

MANIVANNAN, S. Error-Proofing enhances quality. Manufacturing engineering, v.137, p. 99-104, 2006.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. Técnicas de Pesquisa. 2 ed. Sao Paulo, Atlas, 1990.

MARTINS, R. Sistema de Medição de Desempenho: um modelo para a estruturação do

uso. 1999. 248 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Escola

Politécnica da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

MCKONE K.E.; SCHROEDER R.G.; CUA K.O. The impact of total productive maintenance practices on manufacturing performance. Journal of Operations Management, v.19, n.1, p. 39-58, 2001.

MEHTA, R. K.; MEHTA, D.; MEHTA, N. K. An exploratory study on implementation of Lean Manufacturing practices (with special reference to automobile sector industry).

MICHAELS, T.B. Application of Shingo's Single Minute Exchange of Dies (SMED) Methodology to Reduce Punch Press Changeover Times at Krueger International. Research

Paper, University of Wisconsin-Stout, 2007.

MIR F.A.; PINNINGTON A.H. Exploring the value of project management: Linking Project Management Performance and Project Success. International Journal of Project

Management, v.32, p.202–217, 2014.

MOREIRA, H.S. A utilização das diretrizes do Guia PMBOK nos projetos elaborados pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas. Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2009.

MYERSON, P. Lean Supply Chain and Logistics Management. McGraw-Hill, New York, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 21500: Orientações sobre gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro, 2012. 51p.

NOGUEIRA, L. J. M.. Melhoria da qualidade através de sistemas poka-yoke. 2010. 51 p. Tese (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais), Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2010.

OHNO, T. O. Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. Bookman, Porto Alegre, 1997.

OLSSON R. In search of opportunity management: Is the risk management process enough?

International Journal of Project Management, v.25, n.8, p. 745-752, 2007.

PAES, L.A.B. A utilização da metedologia PMBOK no gerenciamento de projetos: Uma análise das novas práticas propostas na 5° Edição. REGRAD – Univem, v.1, p. 170-191, 2014.

PANIZZOLO R. Applying the lessons learned from 27 lean manufacturers: The relevance of relationships management. International Journal of Production Economics, v.55, n.3, p. 223-240, 1998.

PANIZZOLO, R.; GARENGO, P.; SHARMA, M. Lean manufacturing in developing coutries: evidence from Indian SMEs. Production Planning and Control, v.23, n.10-11, p. 769-788, 2012.

PATTANAIK L.N.; SHARMA, B. P. Implementing lean manufacturing with cellular layout: a case study. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v.42, n.7-8, p.772-779, 2009.

PEREIRA, A. Guia Prático de Utilização do SPSS: Análise de Dados, Edições Silabo, Lisboa, 2008.

PINTO J.S. Variáveis dos Atributos Complexidade e Incerteza em Projetos: proposta de

criação de Escala de Mensuração. 2013. 216 p.. Tese (Doutorado em Materiais e Processos

de Fabricação). Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

PMI. Project Management Institute. A Guide to the Project Management Body of

Knowledge - PMBOK. 5. ed. PMI Publishing Division .Newtown Square, Pennsylvania,

2013.

RAVE, J.I.P.; FORERO, D.; GARCÉS, C. Superando el síndrome del “enemigo externo” em uma firma autopartista a través del kaizen. Production,v. 24, n.4, p.957-968, 2014.

REHACEK, P. Standards ISO 21500 and PMBOK Guide for Project Management.

International Journal of Engineering Science and Innovative Technology, v.3, n.1, p.288-

295, 2014.

RUY, M. Aprendizagem organizacional no processo de desenvolvimento de produtos:

estudo exploratório em três empresas manufatureiras. 2002. 131 p. Dissertação (Mestrado

em Engenharia de Produção). Departamento de Engenharia de Produção. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.

ROTHER, M.; HARRIS, R. Criando Fluxo Contínuo. Editora Lean Institute Brasil, São Paulo, 2002.

SCHERER J.O.; RIBEIRO J.L.D. Proposição de um modelo para análise dos fatores de risco em projetos de implantação da metodologia lean. Gestão e Produção, v. 20, n.3, p.537-553, 2013.

SEYMOUR, D.E.; HOARE, D.J.; ITAU, L. Project Management Leadership Styles: Problems of resolving the continuity-change dilemma, 11 Internet World Congress on

SELLTIZ C.; WRIGHTSMAN L.S.; COOK S.W. Métodos e Técnicas de Pesquisa nas

Relações Sociais. Editora EPU, São Paulo, 1987.

SHINGO, S. A Revolution in Manufacturing: The SMED System. Productivity Press, Cambridge, MA, 1985.

SHINGO, S. Zero Quality Control: Source Inspection and the Poka-Yoke System. Portland, Oregon: Productivity Press. 1986.

SHINGO, S. Sistema de troca rápida de ferramenta. Bookman, Porto Alegre, 2000.

SHOOK, J, ROTHER, M. Aprendendo a Enxergar. Editora Lean Institute Brasil, São Paulo, 2003.

SILVA, M. A systematic review of foresight in project management literature. Procedia Computer Science, Elsevier, 2015.

SINGH, C.D.; SINGH, R.; MAND, J.S.; SINGH, S. Application of Leand and JIT principles in supply chain management. International Journal of Management Research and

Business Strategy, v.2, n.1, 2013.

STERLING A.; BOXALL P. Lean production, employee learning and workplace outcomes: a case analysis through the ability-motivation-opportunity framework. Human Resource

Management Journal, v.23, n.3, p.227-240, 2013.

STONE KB. Four decades of lean: a systematic literature review. International Journal of

Lean Six Sigma. v.3, n.2, p.112 -132, 2012.

SUGIMORI, Y.; KUSUNOKI, K.; CHO, F., & UCHIKAWA, S.. Toyota production system and kanban system materialization of just-in-time and respect-for-human system. The

International Journal of Production Research, v.15, n.6, p. 553-564, 1997.

TANAKA, H. The Changing Landscape of Project Management. Projects Perspective, The

annual publication of International Project Management Association, v.33, p.10-15,

2011.

TIMANS W, ANTONY J. Implementation of lean six sigma in small- and medium-sized manufacturing enterprises in the Netherlands. Journal of Operational Research Society, v.63, n.2, p.339-353, 2012.

THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa Ação. São Paulo: Cortez, 1985. apud GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988. 2009.

TURNER, JR. The handbook of project-based management: Leading Strategic change in Organizations. McGraw Hill, New York, 2009.

UGOCHUKWU, P.; ERGSTRÖM, J.; LANGSTRAND, J. Lean in the supply chain: a Literature review. Management and Production Engineering Review, v.3, p.87-96, 2012.

VIDAL L.; MARLE F.; BOCQUET J. Measuring Project Complexity Using The Analytic Hierarchy Process. International Journal of Project Management, v.29, n.6, p.718-727, 2011.

WICKRAMASINGHE D.; WICKRAMASINGHE, V. Perceived organizational support, job involvement and turnover intention in lean production in Sri Lanka. The International

Journal of Advanced Manufacturing Technology, v.55, n.5-8, p.817-830, 2011.

WOMACK J. P.; JONES D. T.; ROSS D. A Máquina que mudou o mundo. 11ª Ed. Editora Elsevier, Brasil, 2004.

WOMACK J. P.; JONES D. T. A Mentalidade Enxuta nas Empresas: elimine o desperdício e crie riqueza. Editora Campus, Rio de Janeiro, 2004.

WOMACK J. P.; JONES D. T. Soluções enxutas: como empresas e clientes conseguem juntos criar valor e riqueza. Editora Campus, Rio de Janeiro, 2006.

WU, Y. C. Lean manufacturing: a perspective of lean suppliers. International Journal of

Operations & Production Management, v.23, n.11, p.1349 – 1376, 2003.

YIN, ROBERTO K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre. Editora: Bookmam, 2001.