• Nenhum resultado encontrado

MARCYLLENEMARIADASILVASANTOS

ESCOPO DO PROJETO DE ESTUDO

Nessa seção, são apresentados o tema, subtema, as questões a responder, justificativa e contribuição do projeto de estudo socioambiental aplicado ao Eixo Temático ‘Ambientes e Cidadania a partir da Moradia’ proposto para este semestre na prática de aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos socioambientais. Para isso, no dia 17 de maio, foi realizada uma orientação para a elaboração do tema, sendo proposta reflexão sobre a questão ‘O que te instiga, motiva ou te faz sentir vontade de entender melhor ou de atuar no contexto de sua moradia?’ A questão respondida, lida em voz alta, foi dialogada com a professora e, daí, seguiram as orientações sobre o tema para deixar claro para a etapa seguinte, que foi a elaboração de questões a responder durante o estudo. As questões e o tema escritos passaram para a professora fazer uma revisão e depois de dois dias, as questões de todos os estudantes foram revistas e enviadas a todos, de forma a gerar uma oportunidade de compartilhamento dos recortes de escopo de projeto de cada estudante.

De forma a fundamentar a escolha, passamos a turma a elaborar a justificativa do estudo, em que explicamos a motivação, apresentando a situação que provocou o tema, além de esclarecer qual a contribuição esperada desse estudo para que o conhecimento gerado tenha um propósito de formação de melhores condições ou capacidades para o exercício da cidadania em seus direitos e deveres de boa convivência, participação cívica, organização e mobilização social, além de contribuir para verificar oportunidades para a qualidade do capital social que permita melhor inserção e inclusão social.

TEMA E SUBTEMA

Resíduos sólidos urbanos – Responsabilidade do gerador de resíduos sólidos QUESTÕES

Quais as etapas do gerenciamento de resíduos sólidos? Qual a responsabilidade de geradores de resíduos sólidos urbanos de acordo com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos? Quais os tipos de resíduos sólidos urbanos e formas adequadas para seu descarte? Como funciona descarte dos resíduos no bairro Jardim Catarina e as consequências? Como funciona a estrutura da coleta seletiva no bairro Jardim Catarina?

JUSTIFICATIVA

Ao andar pelo bairro que moro, chamado Jardim Catarina, localizado no 3³ distrito do município de São Gonçalo, considerado o maior loteamento e bairro da América Latina, com cerca de 73.042 habitantes, é perceptível a existência do excesso de resíduos sólidos descartado pelas ruas e terrenos abandonados do bairro.

Penso que tal problema não é devido à falta ou irregularidade na coleta de lixo, visto que acontece nos respectivos dias programados: terça-feira, quinta-feira e sábado, no horário noturno.

Então, questiono se há também responsabilidade pelos geradores de resíduos sólidos quanto ao seu descarte correto e como podemos caracterizar os tipos de resíduos sólidos urbanos, seus riscos e as formas adequadas para o seu descarte e coleta.

CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO

Com o objetivo de contribuir com o conhecimento dos moradores a cerca da melhor limpeza do bairro, o desenvolvimento deste escopo será uma descoberta individual, como também para aqueles que lerem. Tendo em vista, abranger novos aspectos entre os moradores, o desenvolvimento e explanação das formas e métodos

135

adequados do lixo descartado e a atual situação das enchentes no bairro. A coleta de dados será feita através de leitura de artigos e notícias sobre as questões abordadas no bairro.

M

ÉTODO

,T

ÉCNICAS E

I

NSTRUMENTOS DE

C

OLETA DE

D

ADOS

Nessa seção, são apresentadas as opções de método, técnicas e instrumentos de coleta de dados em fontes secundárias e primárias escolhidas pelos estudantes a partir de apresentação de formulário distribuído de forma impressa no dia 24 de maio. A professora orientou sobre critérios de escolha: tempo disponível para o estudo a ser realizado até meados de julho; a redução de riscos de exposição do estudante a situações de conflitos sociais e ambientais no contexto da moradia; a prática de pesquisa em fontes secundárias com orientação sobre recomendações de número de fontes a serem consultadas; a necessidade de conhecimento mais aprofundado sobre o tema e sobre estudos já realizados para se pensar em questões para questionários e formulários ou em caso de entrevistas estruturadas. Os estudantes que se sentiam esclarecidos puderam preencher a versão impressa do questionário de opções de fontes primárias e secundárias e os que tinham alguma dúvida que pudesse ser esclarecida, tiveram meia hora ao final antes do término da aula para vermos casos específicos. Os que não tinham ainda decidido ou que estivessem ausentes de sala de aula, tiveram a opção de enviar via Plataforma Moodle até o dia 30 de maio, ao meio-dia, com as opções escolhidas. As opções de métodos, técnicas e instrumentos de coleta de dados foram atualizadas por cada estudante em 15 de julho de 2016, confirmando e detalhando como foram feitas as coletas em fontes secundárias e em fontes primárias.

Fontes Secundárias

FS1: conteúdo em websites, blogs ou redes sociais

FS2: artigos científicos publicados X

FS3: livros e capítulos de livros publicados

FS4: notícias publicadas impressas ou na internet X

FS5: legislação em vigor X

FS6: projetos de lei

FS7: editais, normas e outros documentos oficiais FS8: atas de reuniões e relatórios de eventos

Fontes Primárias

FP1: observação e registro de ambientes X

FP2: experimentação ou observação participante FP3: entrevistas individuais

FP4: entrevistas em grupo

FP5: diálogos presenciais ou em e-groups e redes sociais FP6: formulários aplicados pela equipe

FP7: questionários impressos distribuídos ao público-alvo FP8: questionários digitais disponibilizados pela internet

RESULTADOS

• Etapas do gerenciamento de resíduos sólidos;

• Responsabilidade de geradores de resíduos sólidos urbanos de acordo com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos;

• Tipos de resíduos sólidos urbanos e formas adequadas para seu descarte; • O descarte dos resíduos no bairro Jardim Catarina e as consequências; • A estrutura da coleta seletiva no bairro Jardim Catarina;

136

DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d'água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviável em face da melhor tecnologia disponível. (ABNT, 2010).

CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS, SEGUNDO A ABNT, NORMA NBR 10004

Outline

Documentos relacionados