• Nenhum resultado encontrado

Em muitos exames esta parte está incluída na prova de leitura, com exceção dos exames FCE, CAE e CPE da Cambridge, que incluem uma prova chamada “Use of English”.

Mesmo que sua prova não tenha uma seção chamada “gramática”, esta faz parte da fundação que precisamos construir para uma comunicação eficaz, pois ajuda a unir os blocos de vocabulário e lhe dar confiança na sua habilidade de se expressar corretamente em diversas situações. Por esse motivo, é um objetivo temporário de aprendizado, a stepping stone to communication (uma ponte para comunicação). Antes de pensar nos pontos principais da gramática inglesa, gos- taria de oferecer algumas dicas para ajudar na preparação da gramática em qual- quer prova ou exame de inglês:

Veja a gramática de um ângulo positivo

Em vez de enfatizar as diferenças entre a gramática em inglês e em português, como ocorre em muitos cursos de inglês, saliente as similaridades, começando com uma comparação das estruturas equivalentes para entender o quanto os dois idiomas têm em comum. Pode ser uma diferença apenas “psicológica”, mas acho importante começar os seus estudos de gramática vendo o copo “meio cheio” e não “meio vazio”. Um exemplo é o tempo verbal Present Continuous (ou Pre- sent Progressive) que parece algo meio complicado, principalmente depois de ouvir o professor dar uma lista das situações em que são usadas essa estrutura, até você perceber que é quase igual em português:

1) Uma ação acontecendo no momento de falar: You are reading this sentence.

2) Uma ação temporária, ou que ainda não durou muito tempo: She is working in a ski resort for the winter.

Ela está trabalhando em uma estação de esqui durante o inverno. Sei que provavelmente este tópico da gramática não é novidade, mas o im- portante é ver como é possível simplificar as partes parecidas para depois priori- zar as que realmente são diferentes, um princípio que chamo de eliminar para

concentrar. No caso do Present Continuous, elimine os dois usos anteriores da

nossa “lista de preocupações” para se concentrar no terceiro uso, que é, na ver- dade, a única diferença entre o uso desse tempo verbal em inglês e em portu- guês:

3) Uma ação já planejada no futuro, algo combinado com outra(s) pes- soa(s):

We are leaving on Tuesday and coming back on Friday. (Nós vamos partir na terça-feira e voltaremos na sexta-feira.) He’s having a party on Saturday, so I’m taking Eva.

(Ele vai fazer uma festa no sábado, então vou levar a Eva.)

Selecione a gramática que precisa estudar

De acordo com sua auto-avaliação no Capítulo 1, o primeiro passo é identificar as áreas de gramática que vão cair na prova, faça isso analisando uma prova anti- ga ou perguntando à sua professora. Depois faça uma lista ou tabela, junto com um livro de gramática, dos pontos principais de cada área. Por exemplo, comece mais ou menos assim:

Área de gramática Pontos principais Tipo de preparação

Past Simple

Regular (-ed® pronúncia), formas negativas e

interrogativas, lista de verbos irregulares (incluindo to be)

Jogo de memória História com 20 verbos Perguntas e respostas First/Second

Conditional

1st, 2nd e 3rd (e exemplos) Exceções

Outras palavras no lugar do if

Diagrama para resumir formas Frases sobre o (seu) futuro Criar transformações

Na sua seleção, também é importante pensar de que modo dividirá as áreas em blocos digeríveis, ou seja, em partes que aos poucos construirão um conhe- cimento mais completo. Para fazer isso, é necessário separar os pontos princi-

xar para mais tarde. Não adianta ficar preocupado com o que você não sabe ainda, pois é melhor se concentrar no que realmente precisa saber pelo nível de inglês da prova que vai fazer. Um bom exemplo é o tempo verbal Present Perfect, que muitos alunos acham difícil, mas que pode ser dividido em etapas de acordo com o nível do seu estudo (veja a página 165 para uma explicação mais detalhada):

E X E R C Í C I O

Faça uma tabela (como no exemplo) para uma das áreas de gramática incluídas na sua prova. Consulte provas antigas, livros de gramática e, se possível, sua profes- sora, para resumir os pontos principais. Tente fazer o máximo que puder, mas é possível também deixar espaço para completar a tabela durante seus estudos.

Formular as suas regras

Como o cérebro geralmente fica mais estimulado quando precisa cumprir al- gum tipo de tarefa, outra estratégia que ajuda bastante é assumir mais responsa-

PRESENT PERFECT 1) PASSADO NÃO-TERMINADO

ação ainda continua

2) PASSADO NÃO-DETERMINADO ação sem tempo específico Experiências Ações recentes

+ for/since

PRESENT PERFECT

1) PASSADO NÃO-TERMINADO ação ainda continua

2) PASSADO NÃO-DETERMINADO ação sem tempo específico Experiências Ações recentes + for/since

simple/

continuous negatives

quantas vezes superlativos advérbios

simple/ continuous

bilidade para a dedução de regras gramaticais, aumentar sua autonomia com uma análise de estruturas comuns. Por exemplo, ao invés de começar com uma regra abstrata e depois aplicar em exemplos, comece com vários exemplos e depois tente deduzir as regras baseando-se nas similaridades ou diferenças entre as fra- ses. Às vezes essa distinção é chamada de bottom up (de baixo para cima), ao in- vés de top down (de cima para baixo):

Exemplos Exemplos

­­­­­­ ¯¯¯¯¯¯

Regras Regras

Aprendizado dependente Aprendizado independente

Para ilustrar, analise um dos pontos da parte anterior, Conditionals (Condi- cionais), ou seja, as frases que começam com “se” ou outra palavra com o mes- mo sentido. Os dois primeiros tipos de conditional usam estruturas mais ou me- nos fixas, mas no lugar de simplesmente dar as regras sem contexto algum, va- mos ver três exemplos das duas estruturas, todas misturadas:

No documento Como Ter Sucesso Em Provas de Ingles (páginas 42-45)