• Nenhum resultado encontrado

• Em 31 de outubro de 2005 Telefónica, S.A. anunciou o lançamento de uma Oferta Vinculante para a aquisição da totalidade das ações da companhia inglesa O2 plc. Uma vez finalizada a Oferta Vinculante e iniciado o procedimento de venda forçada das ações da O2 conforme a Lei de sociedades do Reino Unido, a Telefónica possui 100% das ações que compõem o capital social de tal sociedade, que desde 7 de março do presente exercício estão excluídas de cotação na Bolsa de Londres. O custo de aquisição pela compra do Grupo O2 foi de 26.135 milhões de euros (17.887 milhões de libras). As demonstrações financeiras do Grupo Telefónica incluem os resultados do Grupo O2 desde 1º de fevereiro do presente exercício. A sociedade foi incorporada no âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global.

• A filial Comet, Compañía Española de Tecnología, S.A. ampliou seu capital social em 0,23 milhões de euros no mês de fevereiro do exercício atual, mediante o aumento do valor nominal de suas ações. No mês de março, a Comet realizou uma nova ampliação de capital social. Ambas foram integralmente subscritas e desembolsadas por seu único sócio, a Telefónica. A sociedade continua incorporando-se no âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação local.

• A sociedade espanhola Ifigenia Plus, S.A. que se incorporara nos demonstrativos financeiros consolidados do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global tem sido dissuadida durante o presente exercício, tendo sido eliminada no âmbito de consolidação.

• Em 29 de julho de 2006, a escritura de fusão por absorção da Telefónica Móviles, S.A. pela Telefónica, S.A. foi inscrita no Registro Mercantil de Madri. Para atender à troca resultante da fusão, 4 ações da Telefónica, S.A. com valor nominal de 1 euro, por 5 ações da Telefónica Móviles, S.A. com valor nominal de 0,5 euros, a Telefónica entregou 244.344.012 ações próprias em tesouraria aos acionistas da Telefónica Móviles, S.A. que representavam, aproximadamente, 7,08% do capital social. A fusão implicou também em dois dividendos extraordinários por um total de 0,435 euros por ação, que unidos ao dividendo de 0,205 euros aprovado e relativo aos resultados de 2005, somaram um total de 0,64 euros bruto por ação, que foram pagos em 21 de julho. A sociedade absorvida Telefónica Móviles, S.A. que se consolidava pelo método de consolidação global, foi eliminada do âmbito de consolidação.

• No mês de julho, a Telefónica, S.A. aceitou a OPA formulada pelo Yell Group Plc sobre 100% das acões da Telefónica Publicidad e Información, S.A. (TPI), acatando a oferta da Yell pelas 216.269.764 ações, representativas de 59,905% do capital social da companhia, do qual Telefónica era titular.

Após a venda e segundo a epígrafe “Resultado de las operaciones en discontinuación” na conta de resultados consolidada do Grupo Telefónica, está incluído o resultado da alienação, assim como os resultados do Grupo TPI até o dia 30 de junho do exercício atual. Desta forma, e para efeitos de tornar comparável a informação, foram modificados os demonstrativos financeiros consolidados do Grupo Telefónica do exercício de 2005 para apresentar os resultados d Grupo TPI na mesma epígrafe.

GRUPO TELEFÓNICA DE ESPAÑA

• No mês de fevereiro, a sociedade española Telefónica Cable, S.A. adquiriu 15% do capital social da sociedade Telefónica Cable Galicia, S.A.. Com esta adquisição, Telefónica Cable passa a ser a

única acionista daquela sociedade. A sociedade continua sendo incorporada no âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global.

• A Telefónica Cable, S.A. absorveu no mês de junho a sua sociedade filial, a Sociedad General de Cablevisión Canarias, S.A.U.. Depois dessa operação, a sociedade absorvida abandona âmbito de consolidação do Grupo Telefónica, no qual se incorporava pelo método de consolidação global. • A Telefónica de España, S.A. absorveu no mês de julho as sociedades Terra Networks España, S.A.

e Telefónica Data España, S.A.. Ambas as sociedades, que se incorporavam ao âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global, foram eliminadas do mesmo.

• No mês de julho, a Telefónica de España, S.A. adquiriu 51% do capital social da sociedade espanhola Iberbanda, S.A. por um valor de 37 milhões de euros. A sociedade foi incorporada ao âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global.

• No mês de julho ocorreu a liquidação da sociedade guatemalteca Telefónica Sistemas Ingeniería de Productos Guatemala, S.A. A sociedade, que se incorporava ao âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global, foi eliminada do mesmo.

GRUPO TELEFÓNICA LATINOAMÉRICA

• A sociedade brasileira Santo Genovese Participações Ltda., sociedade holding detentora da totalidade do capital social da sociedade também brasileira Atrium Telecomunicações Ltda. foi liquidada durante o primeiro trimestre do exercício de 2006, após ter absorvido a sua sociedade filial Atrium. Ambas as sociedades, que eram consolidadas pelo método de consolidação global nas contas consolidadas do Grupo Telefónica, foram eliminadas do mesmo.

• No mês de abril, a Telefónica Internacional, S.A. adquiriu em leilão público 50% mais uma ação, da sociedade colombiana Colombia Telecom., S.A. ESP. No mês de dezembro, a sociedade colombiana absorveu a sociedade também colombiana Telefónica Data Colombia, S.A. que foi eliminada do âmbito de consolidação onde se integrava pelo método de consolidação global. Como resultado da fusão por absorção, o Grupo Telefónica aumentou seu percentual de participação na Colombia Telecom até 52,03%. A sociedade se integrou no âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global.

• A Telefónica del Perú, S.A.A. absorveu a sua filial Telefónica Empresas Perú, S.A.A. no mês de maio. A sociedade, que se incorporava ao âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global, foi eliminada do mesmo.

• Em 29 de julho do exercício atual, a sociedade brasileira Telecomunicações de São Paulo, S.A. (Telesp) absorveu a sociedade filial Telefónica Data Brasil Holding. A sociedade, que se incorporava no âmbito de consolidação pelo método de consolidação global, foi eliminada do mesmo.

• As sociedades Telefónica Finance, Ltd. e Telefónica Venezuela Holding, B.V. se fundiram com a sociedade Telefónica International Holding, B.V.. Ambas as sociedades, que se incorporavam no âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global, foram eliminadas do mesmo.

• A sociedade espanhola Telefónica Soluciones de Informática e Comunicaciones, S.L. foram absorvidas no mês de dezembro pela sociedade também espanhola Telefónica Datacorp, S.A. A sociedade, que se incorporava no âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global, foi eliminada do mesmo.

• Como conseqüência da amortização de ações próprias que a Telesp realizou durante o presente exercício e da compra dos minoritários da Telefónica Data Brasil e sua posterior fusão com a Telesp, o percentual de participação do Grupo Telefónica no capital da Telesp foi incrementado para 87,95%. A sociedade continua se incorporando ao âmbito de consolidação do Grupo Telefónica pelo método de consolidação global.

ANEXOS

Documentos relacionados