• Nenhum resultado encontrado

RESULTADOS POR LINHA DE ATIVIDADE Telefónica O2 Europa

A Telefónica O2 Europe inclui os resultados do Grupo O2 do período de onze meses encerrado em 31 de dezembro de 2006, bem como os resultados da Telefónica O2 República Checa e da Telefónica Deutschland do período de doze meses encerrado em dezembro de 2006. O Grupo O2 inclui os resultados da be* desde 1º de julho de 2006, da Decision Focus desde 1º de agosto de 2006 e do The Link desde meados de setembro de 2006. No enceramento do mês de dezembro de 2006, a contribuição da Telefónica O2 Europe para o valor líquido da cifra de negócios (receitas) do Grupo Telefónica foi de 13.159 milhões de euros, enquanto que para o resultado operacional antes de amortizações (OIBDA), tal contribuição chegou a 3.708 milhões de euros.

O CapEx total registrado pela Telefónica O2 Europe até dezembro de 2006 chegou a 2.553 milhões de euros. No período fevereiro-dezembro de 2006, o Grupo O2, excluindo aquisições, contribuiu com 2.238 milhões de euros para o montante anteriormente mencionado. O CapEx do Grupo O2 ficou em linha com o guidance para o período anunciado pela Companhia (2.000-2.300 milhões de euros).

Entre as ações comerciais ocorridas no trimestre, vale destacar:

O lançamento comercial da Telefónica O2 Eslovaquia no dia 2 de fevereiro de 2007, conseguindo mais de 110.000 clientes ativos nos primeiros 12 dias de operação. A oferta inicial, com o nome “O2 Jednotky”, inclui chamadas on-net pré-pagas por 2 coroas/minuto e chamadas para o restante das redes e para a República Checa por 8 coroas/minuto, em qualquer hora do dia. De 2 de fevereiro até 31 de março todos os clientes receberão um bônus com um crédito de 100% pelo valor da primeira recarga. Os cartões de recarga estão disponíveis por um valor de 250 coroas e 350 coroas (válidos por três meses), e pelo valor de 550 coroas e 950 coroas (válidos por seis meses). Os cartões de recarga serão vendidos através de uma ampla rede de distribuição de mais de 2.000 pontos de venda na Eslováquia.

A O2 lançou seu serviço ADSL e renovou suas tarifas Genion Homezone, permitindo à companhia realizar uma oferta integrada de serviços móveis e de banda larga. Os pacotes de ADSL, O2 DSL S/M/L, estão em um intervalo de preços que oscila entre os 40 euros/mês e os 55 euros/mês e incluem uma conexão ADSL de 4 a 16 megabits por segundo com tarifa plana de acesso a internet, com chamadas a números fixos ou com tarifa plana ou com uma tarifa por minuto. Os clientes do serviço ADSL da O2 que já sejam clientes de serviços celulares receberão um desconto de 5 euros/mês.

As tarifas Genion renovadas - S/M/L – se encontram perfeitamente integradas com a nova oferta de ADSL. Estas novas tarifas simplificam e reduzem os preços para realizar chamadas tanto dentro como fora da “Homezone”. A tarifa Genion S é uma tarifa de pós-pago sem compromisso de permanência e sem assinatura, a tarifa Genion M oferece uma tarifa plana para as chamadas realizadas dentro da “Homezone”, enquanto que a tarifa Genion L oferece uma tarifa plana para realizar chamadas em todo o país por uma assinatura de 25 euros.

A Be* continuou com o desenvolvimento da rede no Reino Unido, já contando com 500 centrais no país em fevereiro de 2007, o que lhe permite oferecer serviços de banda larga para quase um terço da população. A Be* possui uma das redes de banda larga mais modernas e tecnicamente avançadas do Reino Unido, baseada em tecnologia ADSL 2+, que oferece velocidades downstream de até 24 Mbps.

Por outro lado, a be* também lançou o “Upload Plus” durante o trimestre, um serviço que permite aos clientes de banda larga do segmento corporativo fazer o envio de dados a velocidades muito mais altas, de até 2,5 Mbps, mais que o dobro da oferecida pelo competidor mais próximo. A Be* é o primeiro operador de ISP que oferece este serviço, estando prevista sua extensão ao segmento residencial no segundo trimestre. Os planos de lançamento de um serviço integrado com serviços de celulares e de banda larga em meados de 2007 continuam avançando, tendo como base três objetivos: facilitar a vida dos clientes; oferecer a melhor

qualidade de serviço e o melhor atendimento ao cliente do mercado; e oferecer uma boa relação qualidade-preço.

Durante o trimestre a O2 UK finalizou o rebranding de 96 lojas do The Link, alcançando o canal varejista da O2 aproximadamente 400 lojas. Esta expansão é parte de um enfoque crescente por parte dos operadores no mercado do Reino Unido rumo à distribuição direta. A medida que o foco está na retenção e nos programas de fidelidade em um mercado cada vez mais maduro, a O2 se encontra bem posicionada para melhorar a experiência do cliente através da sua rede varejista.

Em dezembro, a O2 Irlanda também anunciou a criação de uma JV com a Tesco na Irlanda, a Tesco Mobile, para oferecer de forma exclusiva celulares com a marca Tesco nas lojas da rede nacionalmente. O serviço de móvel virtual utilizará a rede da O2 e se espera que o seu lançamento ocorra no verão de 2007.

• Em outubro, a O2 e a Arqiva anunciaram conjuntamente o primeiro lançamento em testes de retransmissão de TV através do celular, oferecendo todos os principais canais de TV irlandeses além de conteúdos da Sky e de outros canais. 350 clientes da O2 de Dublin e arredores poderão ter acesso a retransmissões de TV através do seu celular durante o período de teste, utilizando o terminal da Nokia N92 DVB-H. A O2 realizou testes iniciais de retransmissão de TV através do celular na Ryder Cup 2006, com conteúdos de RTE1, RTE2, TV3, TG4 e Sky. Os testes começarão no início de março.

• Conforme já anunciado em dezembro de 2006, foi solicitado ao JP Morgan Cazenove assessoria para explorar as alternativas com relação a participação que a O2 plc tem na Airwave O2 Ltd, incluindo o possível desinvestimento (venda) total ou parcial nesta sociedade. Desde esta data, o JP Morgan Cazenove vem trabalhando com todas as partes interessadas, incluindo o Governo, para revisar as opções e preparar um Information Memorandum, com sua publicação esperada para o início da primavera.

Com o fechamento do contrato com o serviço de ambulâncias de Gales, a Airwave já tem contratos com todos os serviços de emergência no Reino Unido, e ainda continua explorando outras oportunidades, tais como a obtenção de novos contratos e a oferta de serviços adicionais aos clientes existentes, como demonstrado com os recentes contratos anunciados com o Metrô de Londres e o Channel Tunnel Rail, bem como com o lançamento de novos serviços de dados.

GRUPO O2

O2 UK

No quarto trimestre do exercício de 2006, as receitas de serviço apresentaram um crescimento ano- a-ano de 13,7%. No acumulado, no período fevereiro-dezembro de 2006, as receitas cresceram 14,7% em termos anuais atingindo 3.885 milhões de libras, em linha com o guidance dado para 2006 (intervalo de 14%-15%). Este crescimento foi impulsionado pelo forte e continuado crescimento da base de clientes e do ARPU.

A margem OIBDA para o período de onze meses encerrado em dezembro de 2006 ficou em 28,4% frente a de 29,3% registrada no mesmo período do exercício anterior, refletindo o elevado ritmo de crescimento de clientes. A O2 UK obteve um ganho líquido de 1,65 milhões de clientes no ano. A queda na margem OIBDA reportada para o período de onze meses até dezembro se encontra em linha com o último guidance proporcionado pela companhia (-1 p.p.). O OIBDA do período de onze meses até dezembro atingiu 1.211 milhões de libras, apresentando um crescimento de 10,2% com relação ao mesmo período do exercício anterior.

Considerando que durante o trimestre continuou a pressão competitiva no mercado, o negócio continua apresentando um bom comportamento, mantendo-se estável o nível de habilitações brutas com relação ao trimestre anterior, mas no comparativo ano-a-ano as habilitações brutas apresentaram redução de 5% devido ao crescente amadurecimento do mercado. O ganho líquido de clientes no trimestre atingiu 295.500, tendo a base de clientes da O2 UK alcançado 17,6 milhões, o

RESULTADOS POR LINHA DE ATIVIDADE

Documentos relacionados