• Nenhum resultado encontrado

História e Geografia de Portugal

A terminar esta UD, apresentam-se as atividades delineadas para a disciplina de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (6.º ano). Os conteúdos abordados, como já aludido, foram o Lazer e o Turismo. Esta aula relaciona-se com as demais, visto que sonhar é viajar, é turistar. Além disso, pode-se considerar que sonhar ou imaginar os nossos sonhos é uma atividade de lazer. Ademais, muitas pessoas têm o sonho de realizar uma viagem a determinado lugar, ou seja, estes aspetos relacionam-se com o tema desta UD, o sonho.

A aula inicia pela motivação, momento crucial em qualquer aula, pois, se bem delineado, aumenta o interesse e o envolvimento dos estudantes para as tarefas que se seguem (Tavares, 1979). Como atividade de motivação, a professora estagiária espalhou pelas mesas da sala cartões postais de diversos destinos turísticos de Portugal, guias turísticos e bilhetes de comboio (consultar registo fotográfico da simulação em anexo V.1). Para além disso, a mestranda colocou um pequeno vídeo com os diversos locais de interesse em Portugal.

71 Posto isto, realizou-se um breve diálogo acerca do tema da aula: o Lazer e o Turismo. Anunciado o tema da aula, a mestranda, compreendendo a importância que o ensino da História tem em assegurar a articulação entre o passado e o presente, perspetivando, assim, o futuro (Pagés, 2011), projetou a questão-problema que convoca estes três fatores: “Atualmente, devido à pandemia, existe muito incentivo para a população realizar férias em Portugal, sabes porquê?” A questão-problema foi acompanhada por uma imagem com o slogan “Vá para fora cá dentro”.

De seguida, estabeleceu-se um levantamento das ideias tácitas dos alunos sobre o tema da aula, particularmente, acerca da diferença entre lazer e turismo. Para este momento, recorreu-se, mais uma vez, às TIC, desta feita através da aplicação Mintimenter19. Esta aplicação é particularmente útil para atividades de discussão de ideias, pois cada aluno escreve a sua opinião a partir de um tablet ou telemóvel e, no imediato, as ideias da turma aparecem no projetor para análise.

A atividade que se seguiu, pretendeu dar resposta ao momento antecedente e diz respeito à utilização do audiovisual que, de acordo com Proença (1990, p. 28), “permite levar para a aula aquilo que é impossível observar diretamente (...) e permite clarificar e organizar noções e conceitos”. Assim sendo, foi visualizado um vídeo (consultar vídeo na planificação em anexo W.3) sobre a diferença entre turismo e lazer.

Compreendidos estes dois conceitos, estabelece-se um diálogo com vista à partilha das atividades de lazer preferidas dos alunos. Para isso, recorreu-se ao brainstorming, pois, embora estejamos perante uma aula de História, esta não deixa de ser uma atividade de escrita e, como já aludido, escrever requer uma preparação prévia.

Assim sendo, este brainstorming funcionou como pré-escrita e pretendeu desbloquear a textualização. Após este momento de partilha de ideias, a mestranda distribuiu postites coloridos para os alunos escreverem as suas atividades de lazer preferidas. De seguida, os Post-its, com as preferências da turma, foram colados numa cartolina recortada em forma de like (mão com o polegar erguido e os dedos fechados) na sala de aula (consultar o resultado final, realizado para a simulação de aula, em anexo V.2). Depois de o afixar na sala, a futura docente promoveu um diálogo em grande grupo, verificando que existem diferenças na distribuição de equipamentos de lazer. Para tal, recorreu a exemplos práticos, partindo das atividades de lazer que os alunos expuseram nos post-its.

19Esta aula foi planificada para ser implementada na Sala do Futuro, que dispõe de tablets.

72 Posteriormente, seguiu-se uma atividade que consiste na afixação de fotografias relativas ao local que os alunos mais gostaram de visitar em Portugal, no mapa presente na sala de aula. Os alunos colaram, então, as suas fotografias20 no distrito correspondente (consultar anexo V.3). Alicerçado nesta atividade, esteve também o objetivo de promover uma aprendizagem da História, partindo de uma dimensão mais familiar e local, com o propósito de desenvolver a compreensão do conteúdo em questão, já que se cria uma relação com o meio em que os alunos estão inseridos e no qual agem todos os dias (Barros, 2013).

Consequentemente, dinamizou-se um novo levantamento de ideias tácitas dos alunos, desta vez sobre os tipos de turismo que conhecem. Após a convocação do conhecimento que os alunos têm acerca deste tema, a professora estagiária realizou um diálogo esclarecedor e orientador do vídeo que colocou de seguida, sobre os tipos de turismo. Terminado o vídeo, a mestranda colocou questões de consolidação acerca dos tipos de turismo, presentes no mapa de Portugal, que a turma realizou.

Finda esta atividade, a turma foi dividida em quadro grupos. Cada grupo analisou um conjunto de fontes – material crucial numa aula de História. Os alunos retiraram evidências e registaram conclusões acerca da ponderação em torno das vantagens e inconvenientes do turismo. Convém mencionar que a interpretação de fontes históricas, que refletem diversos pontos de vista, compõe um elemento importante no progresso do conhecimento histórico (Barca & Gago, 2001). Após a análise de fontes, promoveu-se um breve debate, orientado pela formanda, sobre as conclusões a que cada grupo chegou.

Ainda em grupos, tendo como ponto de partida os registos anteriores e o manual, a futura docente propôs a elaboração de um trabalho com recurso aos tablets e à ferramenta Word Wall. Atualmente, as crianças aprendem utilizando o computador como uma fonte de informação (Catalão & Maia, 2002), nesta ótica, as TIC representam um bom meio que pode ser usado como estratégia de ensino sócio-construtivista, ao alcance de aprendizagens importantes, concretas e perduráveis.

Tendo em consideração o supramencionado, a mestranda propôs que um grupo construísse um vídeo publicitário, no qual incentivasse o turismo em Portugal, apresentando as vantagens das viagens de lazer em território nacional. Ao segundo grupo

20 Na aula antecedente foi solicitado aos alunos que selecionassem uma fotografia de um local onde gostaram de passar férias, em Portugal. Depois de selecionado o local, os alunos imprimiram a fotografia, sendo que outros a enviaram à professora para impressão.

73 solicitou que produzisse um folheto desdobrável, com os diferentes tipos de turismo que é possível encontrar em Portugal. Do terceiro grupo, solicitou a realização de palavras cruzadas, sobre os inconvenientes do turismo. Por último, pediu ao quarto grupo que elaborasse um jogo, em formato quiz, sobre a diferença entre turismo e lazer. Depois da aula, a professora estagiária corrigiu e disponibilizou uma ligação no e-mail de turma para que, em casa, todos os alunos pudessem jogar e contemplar os trabalhos dos colegas.

Por fim, concluiu-se a aula com uma síntese da matéria dada, que decorreu da resposta, em grande grupo, à questão-problema formulada inicialmente.